Sexta-feira, 2 de julho -DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG
SAIBA MAIS… 
www.abracambrasil.org.br/eventos

 N  O  T  Í  C  I  A  S


Bom dia. Rosa Weber rejeita esperar fim da CPI para decidir se abre investigação contra Bolsonaro. Senadores querem acareação para esclarecer suposto pedido de propina e o depoimento confuso do vendedor de vacina. Brasil atinge 100 milhões de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, e média móvel de mortes pela doença mantém queda desde 20 de junho. Governador do RS, Eduardo Leite se declara gay em entrevista a Bial. E veja também: as despedidas ao fotógrafo Januário Garcia, as fotografias de Ruver Bandeira em uma caverna inundada e o retorno ao pop de Gloria Groove.

Tem 5 minutos? OUÇA o Resumão do G1: recesso no STF, produção industrial, votação brasileira no Oscar e mais notícias

Caso Covaxin

A ministra do Supremo Rosa Weber decidiu ontem à noite rejeitar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para esperar o fim da CPI da Covid antes de decidir sobre a notícia-crime contra Bolsonaro no caso Covaxin. Com críticas à PGR, Rosa pediu nova manifestação sobre o pedido de investigação feito por três senadores para investigar o presidente por prevaricação no caso das negociações para a compra da vacina indiana.

1 dólar por vacina

Mas foi outra frente das investigações da CPI que tumultuou Brasília ontem. O depoimento do policial Luiz Dominguetti, que se apresenta como vendedor de vacina, mais confundiu do que esclareceu. Ele reafirmou que recebeu pedido de propina do agora ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, mas apresentou um áudio comprovadamente fora de contexto e quase foi preso por causa disso.

Entenda a suspeita de propina em negociação de vacinas
Entenda a suspeita de propina em negociação de vacinas
https://g1.globo.com/politica/video/entenda-a-suspeita-de-propina-em-negociacao-de-vacinas-9651050.ghtml

Depois da sessão confusa, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a comissão fará uma acareação com os participantes do jantar em que, segundo Dominguetti, teria havido o pedido de 1 dólar a mais por dose na negociação de 400 milhões de vacinas da Astrazeneca.

Ao G1, o diretor da Saúde exonerado após a denúncia negou que conhecesse o vendedor de vacinas e que jantava com um amigo quando Dominguetti apareceu.

Ex-diretor da Saúde diz que não conhecia vendedor de vacinas

Ex-diretor da Saúde diz que não conhecia vendedor de vacinas

O Assunto

Um escândalo para cada vacina: episódio analisa como o governo tratou a compra ou não de vacinas contra Covid. Renata Lo Prete conversa com Vera Magalhães, colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ouça:

Vacinação e redução das mortes por Covid

O Brasil atingiu ontem 100 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Com isso, 12,5% da população está totalmente imunizada, tendo tomado as duas doses ou a dose única da vacina. Desde 20 de junho, o país segue uma trajetória de queda na média móvel de mortes pela doença, número que ficou em 1.558 em relação aos últimos 7 dias. Entre os motivos para a queda apontados por especialistas, estão a aplicação das duas doses da vacina em idosos e a recente queda na taxa de transmissão no Brasil.

Casos e mortes

A média móvel de casos da Covid atingiu seu menor número desde fevereiro, abaixo de 55 mil por dia. São mais de 18 mil casos em 24 horas, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde.

O país ultrapassou 520 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Foram registradas 1.943 mortes nas últimas 24 horas. Com isso, a média móvel de 1.558 mortes nos últimos 7 dias é o menor número desde 8 de março, quando estava em 1.540.

Atos antidemocráticos

O ministro do STF Alexandre de Moraes arquivou, a pedido da PGR, o inquérito para investigar atos antidemocráticos ocorridos no primeiro semestre do ano passado. Entretanto, foi aberta uma nova frente de investigação para checar a existência de uma organização criminosa digital que age contra a democracia.

Para Moraes, elementos reunidos em um relatório da PF apontam que a organização tem atuado contra a estabilidade institucional, propagando discurso de ódio e pode ter contado com o auxílio de deputados bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, e Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A conexão com os parlamentares seria a partir das relações do blogueiro Allan dos Santos.

Eurocopa

Começam hoje as quartas de final da Eurocopa. Às 13h, jogam Suíça e Espanha. Às 16h, o confronto mais esperado desta fase: Bélgica x Itália. A Globo transmite ao vivo.

Wagner Moura no Oscar

Os brasileiros Wagner Moura, Andrea Barata Ribeiro e Fabiano Gullane estão entre os membros convidados para participar da entidade que organiza o Oscar. A lista tem 395 nomes de 50 países, em uma tentativa de aumentar a diversidade. 

O adeus a Januário Garcia…

Januário Garcia também era bastante reconhecido pela atuação no movimento antirracista — Foto: Reprodução redes sociais

Januário Garcia também era bastante reconhecido pela atuação no movimento antirracista — Foto: Reprodução redes sociais

Morreu ontem o fotógrafo Januário Garcia, autor de célebres capas de discos e reconhecido pela atuação no movimento negro. Ele tinha 77 anos e estava internado com Covid no Hospital São Lucas, Zona Sul do Rio.

Januário passou pelas redações dos jornais “O Globo”, “Jornal do Brasil” e “O Dia”. Também fez fotos para álbuns de grandes artistas da música brasileira durante as décadas de 1970 e 1980, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Fagner, Belchior, Fafá de Belém, Leci Brandão, Raul Seixas e Edu Lobo. (Veja abaixo)

Januário Garcia também fez fotos para álbuns de grandes artistas da música brasileira durante as décadas de 1970 e 1980 — Foto: Reprodução

Januário Garcia também fez fotos para álbuns de grandes artistas da música brasileira durante as décadas de 1970 e 1980 — Foto: Reprodução

…E a despedida de Paulo Pompeia

Embalagem de "cigarrinhos de chocolate" da marca Pan. — Foto: Reprodução/Instagram

Embalagem de “cigarrinhos de chocolate” da marca Pan. — Foto: Reprodução/Instagram

Morreu nesta quarta o ator Paulo Pompeia. Ele ficou famoso no final dos anos 50 por estampar a embalagem dos “Cigarrinhos de Chocolate”.

Paulo participou de algumas novelas na Globo, como Malhação, Perigosas Peruas e O Mapa da Mina. A notícia da morte foi dada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (Sated), entidade da qual Pompeia já foi diretor.

Trump e as fraudes fiscais

As empresas de Donald Trump foram formalmente acusadas de fraudes e crimes fiscais. A Trump Organization, empresa que lançou o magnata à fama, e o diretor financeiro Allen Weisselberg devem responder por um esquema de “15 anos de evasão de impostos”. O valor estimado dos desvios chega a US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 8,6 milhões).

‘Sou um governador gay, e não um gay governador’

Eduardo Leite durante gravação do programa "Conversa Com Bial" — Foto: Divulgação

Eduardo Leite durante gravação do programa “Conversa Com Bial” — Foto: Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre homossexualidade e se declarou gay no programa Conversa com Bial exibido na madrugada de hoje.

“Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso.”

Debaixo d’água

Modelo fotográfico em caverna inundada 'anda' sobre as águas durante ensaio. — Foto: Ruver Bandeira/Foto

Modelo fotográfico em caverna inundada ‘anda’ sobre as águas durante ensaio. — Foto: Ruver Bandeira/Foto

As fotografias de Ruver Bandeira são de tirar o fôlego – literalmente. O profissional fez um ensaio pra lá de exuberante em uma caverna inundada na região de Jardim, sudoeste do Mato Grosso do Sul. Os registros mostram as belezas naturais do local, e foi feito com dois modelos com experiência em mergulho. 

Sextou com Gloria Groove 🎶

Com raízes no rap, Gloria Groove já transitou, ao longo da carreira, por diversos outros ritmos. Em 2018, deu uma passeada pelo pop com “Bumbum de ouro”. Agora ela volta ao gênero e proclama a era Lady Leste, título de seu mais novo álbum. Em entrevista ao G1, a cantora conta tudo sobre o single “Bonequinha” e fala sobre suas facetas ao longo da trajetória.

De onde vem o que eu como

Sabia que o Brasil é o maior produtor de maracujá e possui 150 variedades da fruta? Cultivo gera renda para a agricultura familiar o ano inteiro. Mas é verdade que o suco acalma? Entenda no vídeo abaixo. E clique aqui e descubra o quão bem você entende de maracujá:

Veja quais os benefícios de consumir maracujá

Veja quais os benefícios de consumir maracujá

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*