Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
N O T Í C I A S
Pazuello, Araújo, Wajngarten e Mayra vão virar investigados na CPI da Covid. Ministro do STF suspende a quebra de sigilo do principal assessor do ex-ministro da Saúde. Os dados haviam sido solicitados pela Comissão, que hoje volta a discutir o colapso de janeiro em Manaus. Rodrigo Maia é expulso do DEM. Veja também: o belo flagrante de uma briga de onças no Pantanal.
Investigados
Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo, Fabio Wajngarten e Mayra Pinheiro vão passar de testemunhas a investigados pela CPI, disse o relator Renan Calheiros (MDB-AL), após ter se reunido com o presidente da Comissão, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele confirmou os quatro nomes e antecipou que o número de investigados pode chegar a dez.
Os quatro já foram ouvidos pela CPI como testemunhas e foram questionados sobre a demora na compra das vacinas, a insistência do governo em divulgar e distribuir remédios que não funcionam, a crise de Manaus e os ataques à China.
CPI
Quem depõe hoje é Marcellus Campêlo, secretário de Saúde do Amazonas quando o estado ficou sem oxigênio nos hospitais, no início do ano. Campêlo também é investigado pela suspeita de desvios na construção de um hospital de campanha e foi preso pela PF no início do mês. Solto 5 dias depois, deixou o cargo. Essa linha de investigação na CPI que mira o mau uso de verba federal nos estados é defendida por governistas para evitar que o foco fique só em Bolsonaro e seus colaboradores.
Sigilo mantido
O ex-número 2 do Ministério da Saúde, Elcio Franco, conseguiu suspender a quebra de seus sigilos, aprovada pela CPI. A decisão foi do ministro Nunes Marques, que não viu motivos suficientes. Segundo ele, o fato citado no requerimento, de que Franco defendeu o uso de medicamentos sem eficácia contra a Covid, não justifica a obtenção de seus dados telefônicos e telemáticos (como e-mails, por exemplo). Na semana passada, a CPI aprovou quebras de sigilos de cerca de 20 pessoas. Algumas conseguiram reverter no STF. Outras, não. Entre elas Pazuello, Ernesto Araújo e Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”.
Ainda sobre a CPI…
A Presidência informou que não registrou em ata as 5 reuniões realizadas por Bolsonaro em janeiro com auxiliares, ministros e o deputado Osmar Terra (MDB-RS). A CPI quer saber o que se discutiu nesses encontros. Naquele momento, Manaus vivia um caos com pacientes morrendo asfixiados nos hospitais. Terra é contrário às medidas de isolamento e apontado como um dos líderes do chamado “gabinete paralelo”, grupo que orientou o presidente na pandemia.
Adnet
Adnet narra a CPI — Foto: Reprodução
No 3º episódio da série, Marcelo Adnet narra o depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e faz piada com a atriz pornô Mia Khalifa. Assista abaixo. E veja aqui todos os vídeos.
Vídeo – ‘E olha a Mia Khalifa de novo!’ – trecho do episódio 3 de Adnet na CPI –https://g1.globo.com/adnet-na-cpi/video/e-olha-a-mia-khalifa-de-novo-trecho-do-episodio-3-de-adnet-na-cpi-9602434.ghtml
Vacina da Janssen
A Anvisa estendeu até agosto a validade das 3 milhões de doses da vacina da Janssen que o Brasil vai receber. O prazo original era o fim do mês. A entrega do lote atrasou e ficou para amanhã. A vacina da Janssen tem um diferencial: é aplicada em dose única.
Ritmo de vacinação
E já são 25 capitais que vacinam pessoas fora dos grupos prioritários. Mas estudos mostram que o ritmo ainda precisa acelerar. Segundo uma pesquisa da USP e da Unesp, 20 mil vidas seriam salvas por mês se o Brasil conseguisse aplicar 2 milhões de doses por dia. Até agora, não chegamos nem perto disso.
Enquanto isso… em Israel, onde quase 60% da população está totalmente imunizada, já está liberado ficar sem máscara em lugares fechados.
Bolsonarismo de moto
O Assunto hoje é o passeio de moto que Bolsonaro promoveu em SP no sábado. Pressionado pela CPI e pela piora na avaliação do governo, o presidente recorre a eventos bancados com dinheiro público em que se misturam infrações sanitárias e de trânsito. Quem são os organizadores e participantes? E o que Bolsonaro quer mostrar com essas encenações? Ouça:
A propósito
Não é verdade que o passeio de Bolsonaro reuniu 1,3 milhão de motos e entrou para o livro dos recordes. O G1 checou. É #FAKE.
Procura-se
Seis dias após matar uma família em uma fazenda, Lázaro Barbosa da Silva, de 32 anos, segue escapando dos mais de 200 policiais que tentam capturá-lo no Distrito Federal e em Goiás. Desde então, ele invadiu outras casas, praticou roubos e ameaçou moradores. Mais de 30 propriedades rurais são monitoradas.
VÍDEO: Polícia busca criminoso que matou casal e dois filhos no DF – https://g1.globo.com/go/goias/video/video-policia-busca-criminoso-que-matou-casal-e-dois-filhos-no-df-9601410.ghtml
Gás mais caro
O gás de cozinha ficou 6% mais caro nas distribuidoras. Para aliviar o peso no bolso, a melhor forma é gastar menos. O vídeo abaixo traz algumas dicas. Uma delas é usar a panela de pressão.
VÍDEO: Veja dicas para gastar menos gás – https://g1.globo.com/economia/video/video-veja-dicas-para-gastar-menos-gas-9433603.ghtml
Maia expulso
A direção do DEM decidiu expulsar do partido o deputado Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara. Em nota, a legenda apontou “infração disciplinar”. Como foi expulso, Maia pode se filiar a outro partido e manter o mandato. Ele entrou em rota de colisão com a direção do DEM desde a eleição de Arthur Lira, do PP, para substituí-lo. Naquela ocasião, Maia apoiava Baleia Rossi (MDB) e o DEM não o acompanhou.
Diva do indie
Sigrid: conheça a diva norueguesa do indie pop – https://g1.globo.com/pop-arte/video/sigrid-conheca-a-diva-norueguesa-do-indie-pop-9596657.ghtml
Aos 24 anos, a norueguesa Sigrid já se mostrou um ícone indie pop da mesma força que Billie Elish e Lewis Capaldi. Ela retoma a carreira com o single “Mirror”, um dance pop sobre se acostumar com traços de personalidade irritantes. Em entrevista ao G1, a cantora fala sobre polêmica com o visual e diz que tem levado uma vida “agridoce”, pois quer controlar tudo à sua volta. Assista no vídeo acima.
Espetáculo
Duas onças-pintadas fêmeas foram flagradas brigando no Pantanal. O registro é de um biólogo que também realiza pesquisas sobre o maior felino das américas. No momento do flagra, as onças rivalizam pela defesa de dois filhotes, que aparecem no canto direto da imagem.
Onça fêmea ‘briga’ com outra felina para defender filhotes no Pantanal de MS – https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/video/onca-femea-briga-com-outra-felina-para-defender-filhotes-no-pantanal-de-ms-9602949.ghtml
Eurocopa
Hoje tem a estreia de Cristiano Ronaldo (às 13h) e o confronto entre França e Alemanha (às 16h). O SporTV transmite. Confira a tabela completa.
25 anos em 25 entrevistas
A GloboNews completa 25 anos e separou 25 entrevistas históricas. Nesta semana, uma conversa reveladora do jornalista Geneton Moraes Neto com o general Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI), gravada em 2010. O tema é o atentado do Riocentro, ocorrido em 1981, durante a ditadura militar. Clique aqui para assistir.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br/
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply