Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
Brasil perde 1.840 vidas em mais um dia de escalada na pandemia. Na corrida pela imunização, acordo do governo com a Pfizer prevê compra de 100 milhões de doses da vacina contra Covid. Ministério da Saúde também negocia com a Janssen. Com o tombo histórico de 4,1% do PIB brasileiro em 2020, o país sai da lista das 10 maiores economias do mundo e cai para a 12ª posição. E do espaço, satélite Amazônia 1 opera normalmente e inicia envio de imagens.
Pior momento da pandemia
Pandemia de Covid – Cemitério de Manaus em 25 de fevereiro de 2020 — Foto: REUTERS/Bruno Kelly/File Photo
Em todo o Brasil, foram registradas 1.840 vítimas da Covid-19 nas últimas 24 horas — novamente um recorde desde o início da pandemia — chegando ao total de 259.402 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.332. Já são 42 dias seguidos com esse índice acima da marca de 1 mil. Em número de casos, 10.722.221 brasileiros foram infectados, com 74.376 desses confirmados no último dia.
Dezesseis estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Em São Paulo, o governo estadual regrediu todo o estado à fase vermelha, a mais restritiva da quarentena. A medida entra em vigor neste sábado (6) e deve permanecer até 19 de março. Shoppings, academias, restaurantes, bares e comércios não podem funcionar. Já escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais, seguem abertas.
O governador João Doria (PSDB) afirmou que o estado passa pelo pior momento da pandemia. Nas últimas 24 horas, a secretaria estadual da Saúde recebeu mais de 900 pedidos de internação, o que dá uma média de um pedido a cada dois minutos no estado.
Covid-19 avança nos estados brasileiros
Declaração do presidente
Um dia após o Brasil registrar 1.726 mortes por Covid-19em 24 horas, o presidente Jair Bolsonaro falou a apoiadores sobre a pandemia: “Criaram pânico, né? O problema está aí, lamentamos. Mas você não pode entrar em pânico. Que nem a política, de novo, do ‘fique em casa’. O pessoal vai morrer de fome, de depressão?”. No vídeo divulgado em redes sociais, Bolsonaro voltou a criticar a imprensa. Segundo ele, “para a mídia, o vírus sou eu.”
Vacinação no Brasil
Que vacina é essa? Pfizer Biontech
O Ministério da Saúde decidiu assinar contratos para compra de vacinas contra a Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen. A proposta da Pfizer prevê 8,715 milhões de doses até junho, 32 milhões até setembro e 59,285 milhões até dezembro — no total, 100 milhões de doses. Já a proposta da Janssen seria de fornecimento de 38 milhões de aplicações no 2º semestre.
Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados até o início da próxima semana. A principal queixa do governo brasileiro era a de que a Pfizer não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais. A decisão do ministério foi tomada em razão da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto que facilita a compra de imunizantes por União, estados, municípios e empresas; entenda.
A vacina da Pfizer é a única que tem registro definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E a da Janssen recebeu aprovação de autoridades sanitárias de outros países.
Mais 2,5 milhões de doses da CoronaVac foram enviadas a todos os estados e ao Distrito Federal nesta quarta (3), informou o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o novo lote é destinado a “vacinar o restante dos trabalhadores da saúde, indígenas do Amazonas e pessoas de 80 a 84 anos”. Os estados deverão reservar a segunda dose do imunizante para garantir que ela seja aplicada de 2 a 4 semanas depois da primeira; veja a distribuição por federação. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em 7,35 milhões de pessoas, o que representa 3,47% da população brasileira.
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site www.foconapolitica.com.br
Momento inusitado
Avião carregado de doses da vacina contra a Covid-19 atinge animal em pista no oeste da BA
Um avião da Casa Militar do Governador da Bahia, que fazia o transporte de doses da vacina contra a Covid-19, bateu em um jumento que estava na pista do aeródromo de Ibotirama, no oeste do estado. Outra aeronave foi enviada para dar sequência ao transporte. As quatro caixas com imunizantes não foram danificadas e o piloto também não ficou ferido no acidente. Já o animal se machucou e fugiu assustado do local.
Economia em crise
Setor de serviços foi impactado por medidas restritivas em 2020 — Foto: Marcelo Brandt/G1
Com o tombo histórico de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, o Brasil saiu do ranking das 10 maiores economias do mundo e caiu para a 12ª colocação, segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating. Em 2019, o Brasil ocupava a 9ª posição. O PIB brasileiro sofreu o maior tombo desde o início da série histórica atual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1996.
Entre os principais setores da economia, houve alta apenas na Agropecuária (2%), enquanto que a Indústria (-3,5%) e os Serviços (-4,5%) tiveram queda. Do lado da demanda, o consumo das famílias despencou 5,5% e os investimentos encolheram 0,8%.
A jornalista Miriam Leitão analisa o resultado do PIB brasileiro.
VÍDEO: ‘É sim um tombo histórico’, diz Miriam Leitão sobre resultado do PIB
Acusada de calúnia
Marília de Castro Neves — Foto: Reprodução
Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça absolveu a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Marília de Castro Neves. Ela era acusada de calúnia por ter publicado ofensas e acusações falsas contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março de 2018. Os ministros entenderam que foram suficientes as retratações da magistrada em suas redes sociais e por meio de uma carta com pedido de desculpas.
Universidades públicas
Universidade Federal do Ceará – Atividades presenciais na UFC retornam em 20 de julho — Foto: Natinho Rodrigues/SVM
Por meio da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), o Ministério da Educação encaminhou um ofício em que pede a tomada de providências com objetivo de “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino”. A orientação aos dirigentes das universidades é baseada em uma recomendação de 2019 do procurador-chefe da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza. No ofício de 2019, Ailton Benedito diz que uma manifestação política contrária ou favorável ao governo representa malferir “o princípio da impessoalidade”.
A hora da mordida 🦁
selo home ir imposto de renda 2021 IR2021 — Foto: Editoria de Arte/G1
A Receita Federal informou que recebeu 1.140.172 declarações de Imposto de Renda até as 11h desta quarta. O prazo para o envio vai até 30 de abril. Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. A Receita espera receber 32,6 milhões de declarações este ano.
Fora do ‘BBB’
Lumena durante entrevista ao Mais Você nesta quarta-feira (3). — Foto: Reprodução
“Eu acho que me perdi no meu propósito inicial”, afirmou Lumena na tradicional entrevista com Ana Maria Braga no “Mais Você” após deixar o “BBB21“. Durante o bate-papo, a psicóloga, que foi eliminada com 61,31% dos votos, reviu alguns momentos ao longo de sua jornada no reality show, incluindo as interações com Lucas Penteado: “Em nenhum momento quis tirá-lo do jogo”, declarou. Lumena também falou sobre sua relação com a atriz Carla Diaz.
Ataque no Iraque
Foto aérea de 29 de dezembro 2019 da base aérea Ain al-Asad, no deserto de Anbar, que foi alvo de ao menos 10 foguetes em 3 de março de 2021 — Foto: Nasser Nasser/AP
A dois dias de uma visita histórica do Papa Francisco ao Iraque, ao menos 10 foguetes atingiram uma base aérea que abriga soldados norte-americanos no país. O alvo foi a base aérea de Ain Al Asad, no deserto de Anbar, e vários foguetes atingiram o local em que ficam os militares da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos. Este foi o primeiro ataque contra forças norte-americanas desde que os EUA atingiram alvos da milícia alinhada ao Irã na fronteira entre o Iraque e a Síria.
VÍDEO: Papa vai visitar o Iraque e pede orações para que viagem seja tranquila
A Boa do Dia 🛰
Inpe divulga imagens do satélite Amazônia 1 — Foto: André Rosa/TV Vanguarda
Primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia 1 iniciou o envio das primeiras imagens ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento, que foi lançado ao espaço na madrugada de domingo (28), está em órbita sem apresentar nenhum problema, informou o diretor do Inpe, Clézio di Nardin. Terceiro satélite a formar o sistema Deter, o Amazônia 1 vai auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica.
O Assunto 🎧
ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply