24 de novembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com


n o t í c i a s


Nova pesquisa Datafolha sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo entre Bruno Covas e Guilherme Boulos. Eleição em números: prefeitos de 3,4 mil cidades devem ter apoio dos vereadores. Insumos, aprovação e transporte: conheça o caminho até a vacinação contra a Covid. No Brasil, pesquisadores alertam para o ‘início da 2ª onda’ de infecções. A madrugada foi de terror em Araraquara (SP) com tiroteio durante tentativa de assalto a um banco. Caso João Alberto: a violência de agentes de segurança contra cidadãos negros está no centro do debate no podcast O Assunto. Trump dá sinal verde para a transição nos EUA. E saiba quem são os veteranos de Obama que estarão na Casa Branca de Biden.

Datafolha em SP

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” na madrugada desta terça-feira (24) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos totais para o segundo turno das eleições 2020 para a Prefeitura de São Paulo:

  • Bruno Covas (PSDB): 48%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 40%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Eleição em números

Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno destas eleições mostra que os prefeitos eleitos para governar 3.424 municípios já devem começar o mandato com o apoio de mais da metade da Câmara Municipal. Em 1.984 cidades, os prefeitos ainda precisam ampliar o apoio do Legislativo municipal para conquistar ao menos a maioria da Casa.

Mais pesquisas

Veja a rodada da Pesquisa Ibope com percentuais de intenção de voto para o 2º turno, divulgada ontem:

Madrugada de terror no interior de SP

Moradores se assustam com tiroteio em Araraquara, SP
Moradores se assustam com tiroteio em Araraquara, SP
https://globoplay.globo.com/v/9046883/

Uma quadrilha composta por cerca de 20 homens armados com fuzis trocou tiros com a Polícia Militar em Araraquara (SP) em uma tentativa de assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal no Centro e outra do Banco do Brasil, na madrugada desta terça-feira (24), informou a Polícia Militar.

www.abracambrasil.org.br/evento

Corrida contra o vírus

Laboratórios de todo o mundo já estão começando a divulgar seus estudos de fase 3 de vacinas candidatas contra a Covid-19. Mas até chegarmos, de fato, na aplicação da vacina, existe um caminho a ser percorrido. Como serão definidos os grupos prioritários? O Brasil já tem um plano de imunização? Veja essas e outras perguntas sobre os próximos passos da vacina.

2ª onda no Brasil

A partir de dados da pandemia, pesquisadores brasileiros divulgaram uma nota técnica na qual afirmam que o país vive o ‘início de uma 2ª onda’ da Covid. Além do diagnóstico, o grupo formado por cientistas de diferentes universidades públicas fez uma série de recomendações para diminuir o impacto do crescimento dos casos e mortes. Ao menos três fatores influenciaram no ‘aumento explosivo’ ou ‘manutenção da grande circulação do vírus’.

Testes encalhados

O subprocurador-geral do Ministério Público Lucas Furtado e o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediram ontem investigação no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os testes de Covid-19 que estão sem uso e prestes a vencer. Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o Brasil tem 6,8 milhões de testes prestes a vencer em depósito.

Pouco mais de 5 milhões de exames RT-PCR foram feitos na rede pública do início da pandemia até agora. Desde setembro, o número de testes realizados por mês vem caindo, de acordo com dados do Ministério da Saúde compilados e divulgados pelo G1.

Caso João Alberto

Tropa de choque atua em tumulto durante protesto contra a morte de João Alberto, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23). — Foto: REUTERS/Diego Vara

Tropa de choque atua em tumulto durante protesto contra a morte de João Alberto, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23). — Foto: REUTERS/Diego Vara

Pelo 4º dia, manifestantes protestaram contra a morte brutal de João Alberto, no Carrefour de Porto Alegre. Uma cliente do supermercado que presenciou o assassinato do cidadão negro afirmou à polícia que alertou os seguranças de que ele apresentava sinais de asfixia. João Alberto morreu depois de ter sido espancado e mantido imobilizado pelos agentes de segurança brancos.

Uma história terrível, mas não inédita. São muitos os casos de violência por agentes privados de segurança, a serviço de grandes corporações de áreas como mercados e bancos, sobretudo contra cidadãos negros. O que se repete também é a lógica de poucas e brandas punições aos agressores. No podcast O Assunto de hoje, Renata Lo Prete debate a indústria da segurança privada e a relação entre a violência dos agentes e a raça das vítimas.

Transição na Casa Branca

Donald Trump  — Foto: Reuters

Donald Trump — Foto: Reuters

Quase 20 dias depois do resultado da eleição, Trump ainda não reconheceu a derrota, mas deu sinal verde ontem para o início da transição de poder para Biden na Casa Branca. Ele autorizou que o órgão federal responsável pela troca de governo comece a liberar recursos e informações relacionadas ao processo.

Novos tempos

O presidente eleito Joe Biden desenha seu gabinete com nomes conhecidos do governo de Barack Obama, que sinalizam uma ruptura com o modus operandi dos últimos quatro anos nos EUA. Na política externa, Anthony Blinken, o indicado para futuro secretário de Estado, foi celebrado por buscar a retomada com a diplomacia e o multilateralismo, em contraposição à doutrina “América Primeiro” difundida por Trump.

A presença de veteranos de Obama na Casa Branca de Biden deve motivar comparações entre os dois governos democratas e especulações sobre a influência do ex-presidente no futuro governo.

Mas o presidente eleito inova ao escolher o cubano-americano Alejandro Mayorkas como o primeiro imigrante a comandar o Departamento de Segurança Interna, do qual foi secretário-adjunto entre 2013 e 2016. Conselheira adjunta de Segurança Interna da Casa Branca no governo Obama, Avril Haines agora será diretora de Inteligência Nacional, tornando-se a primeira mulher a liderar a comunidade de inteligência nos EUA.

Foguete chinês no Brasil

População registra passagem de foguete chinês sobre o céu do Ceará.
População registra passagem de foguete chinês sobre o céu do Ceará.
https://g1.globo.com/ce/ceara/video/populacao-registra-passagem-de-foguete-chines-sobre-o-ceu-do-ceara-9046127.ghtml

A passagem de um foguete chinês pôde ser vista em cidades da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Veja imagens da passagem da espaçonave. O clarão chamou a atenção.

Previsão do tempo

Veja como fica o tempo neste começo de semana
Veja como fica o tempo neste começo de semana
https://globoplay.globo.com/v/9046763/
www.abracambrasil.org.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*