O Cazaquistão busca aumentar o volume do tráfego de carga para 10 milhões de toneladas.

Nossa tarefa, nos próximos 3 anos, é aumentar o volume de produtos transportados pelo Mar Cáspio ao longo do Corredor do Meio para 10 milhões de toneladas”, disse em 31 de outubro o vice-ministro das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Alibek Kuantyrov, durante uma reunião com a imprensa estrangeira em Astana.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão citou dados sobre o crescimento do tráfego de carga ao longo do Corredor do Meio. De acordo com vice-presidente ,nos primeiros oito meses de 2024, o volume do tráfego de carga ao longo dessa rota aumentou 70%, chegando a 3,3 milhões de toneladas.

O Corredor do Meio, conforme acrescentou o vice-ministro das Relações Exteriores, faz parte da iniciativa “Um Cinturão, Uma Rota” da China, além de coincidir com a iniciativa Global Gateway da União Europeia.
O vice-ministro também falou sobre o trabalho das empresas europeias no setor ferroviário do Cazaquistão.

Falando sobre a cooperação com a União Europeia, Kuantyrov disse que o Cazaquistão está pronto para fornecer e está fornecendo a maioria dos minerais essenciais de que a UE precisa. O principal objetivo do Cazaquistão, como acrescentou o vice-ministro, não é apenas a extração de minerais essenciais, mas também seu processamento profundo no território da república.

O vice-ministro também informou sobre um projeto de US$50 bilhões para produzir hidrogênio “verde” na região de Mangistau.

“Esse é um projeto muito grande, que tem um enorme potencial de exportação para a mesma Europa, incluindo a Alemanha”, disse Kuantyrov.

Referência:
De acordo com o Banco Mundial, o Corredor Médio consiste em uma ferrovia que conecta a China e o Cazaquistão por meio da estação ferroviária da fronteira de Dostyk ou do ponto de passagem da fronteira de Khorgos e, em seguida, atravessa o Cazaquistão por ferrovia até o porto de Aktau e cruza o Mar Cáspio até o porto de Baku/Alyat.

Depois disso, a rota do corredor passa pelo Azerbaijão e pela Geórgia por via férrea e, em seguida, continua por via férrea para a Europa via Turquia ou cruza o Mar Negro.

*Com informações da Embaixada do Cazaquistão no Brasil. Foto: Divulgação

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