Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília
O mundo registra 350 mil casos de Covid-19 em 24 horas e bate recorde de infecções. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, diz que se houvesse mais gado no Pantanal, o desastre das queimadas teria sido ‘até menor’. Número de focos de incêndio na Amazônia de janeiro a setembro é o maior desde 2010, aponta Inpe. E o Prêmio Nobel da Paz vai para o Programa Mundial de Alimentos da ONU.
Avanço do vírus
O mundo registrou 350.776 casos da Covid-19 nesta sexta-feira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelecendo novo recorde de infectados diários. Ao todo, são mais de 36 milhões de contaminados e mais de 1,5 milhão de mortes em 235 países. Na coletiva de imprensa, o diretor da OMS, Mike Ryan, explicou que os recordes têm sido puxados por um novo surto na Europa.
Na quinta (8), o continente registrou 96.996 infecções em 24 horas; hoje, foram mais 109 mil novos casos, o maior número desde o início da pandemia. Ryan pediu para os governos europeus conterem o aumento dos casos.
‘É duro ver muitos países da Europa testemunhando um aumento rápido de casos, e os governos têm que adotar ações decisivas para tentar acabar com a transmissão’, declarou Mike Ryan.
Quase 150 mil mortes
O país se aproxima de 150 mil mortos por Covid-19, segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa. Foram registrados 658 novos óbitos nas últimas 24 horas, totalizando 149.692 vidas perdidas desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel se aproxima de 600 — menor índice desde o dia 10 de maio. Em casos confirmados, 5.057.190 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 27.651 registrados no último dia.
- Mourão diz que governo lidou ‘muito bem’ com a pandemia
- Grande São Paulo avança à fase verde e libera volta de cinemas e teatros
- Escolas estaduais do RJ retomam aulas do 3º ano do ensino médio
Floresta em perigo
O número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano é o maior desde 2010, apontam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Naquele ano, foram registrados 102.409 pontos de fogo na floresta no período; em 2020, foram 76.030.
Setembro é, historicamente, o mês com mais focos de incêndio no bioma. Neste ano, houve 32.017 focos de incêndio na floresta do dia 1º a 30 de setembro — uma alta de 61% em relação a setembro de 2019.
“Enquanto o Brasil está em chamas, a imagem do Brasil vira fumaça. Não é à toa que, no mês passado, a gente teve uma fuga de investidores massiva e foi aprovado, de maneira simbólica, o veto ao acordo Mercosul-União Europeia pelo Parlamento Europeu”, afirma Rômulo Batista, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace.
‘Boi bombeiro’
Em audiência no Senado nesta sexta, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o boi é o ‘bombeiro do Pantanal’ ,e que se houvesse mais gado no bioma, as queimadas e o ‘desastre’ na região poderiam ter sido menores. Segundo a ministra, o animal previne o alastramento do fogo ao comer capim seco e inflamável.
VÍDEO www.foconapolitica.com.br
Já usada por Ricardo Salles e Jair Bolsonaro, a tese do ‘boi bombeiro’ é considerada um mito para especialistas, porque não houve redução da atividade pecuarista na região. Além disso, um dos principais motivos para os incêndios é o clima: o local vive a pior seca dos últimos 60 anos.
📌 Eleições em números
- Coronavírus é desafio extra para levar urnas a pontos isolados
- Cresce número de eleitores que apontam saúde como prioridade
- Rio é a capital com maior índice de votos em branco ou nulo, diz Ibope
- 76% dos eleitores paulistanos são contra reabertura das escolas
Inflação 📈
0,64% foi a alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em setembro, a maior registrada para o mês desde 2003. No acumulado em 2020, a inflação oficial registra avanço de 1,34% e, em 12 meses, de 3,14% — acima do piso da meta central do governo para o ano, que é de 2,5%. O aumento foi impulsionado pela alta nos preços de carnes, arroz, óleo de soja, leite e gasolina.
Prêmio Nobel da Paz
Nobel da Paz — Foto: Reprodução/Twitter/Nobel
O Prêmio Nobel da Paz deste ano foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome e já atendeu 86,7 milhões de pessoas em 83 países. A entidade tem 17 mil funcionários e fornece comida a vítimas de conflitos, atuando também em situações de enchentes, secas e terremotos.
Em 2020, o programa teve que se adaptar: com a Covid-19, o transporte de alimentos virou um desafio maior. Os esforços também foram intensificados para ajudar os mais de 300 mil desabrigados no Líbano, depois da megaexplosão que aconteceu em um terminal do Porto de Beirute, em agosto. Surpreso pela notícia, o porta-voz do programa, Tomson Phiri, disse que ‘é um momento de orgulho’ para a agência.
- Sandra Cohen: prêmio é recado a Trump e a outros que atacam o multilateralismo
- Conheça os brasileiros que atuam no programa que ganhou Nobel da Paz
Luto nas artes
Conhecido por mais de 20 papéis em novelas, entre elas ‘A Próxima Vítima’ e ‘Top Model’, o ator e diretor Cecil Thiré morreu nesta sexta-feira (9) enquanto dormia em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele tinha 77 anos e sofria do Mal de Parkinson. Thiré, que era filho da atriz Tônia Carrero, seguiu a tradição artística da família desde a adolescência e trabalhou com teatro, cinema e televisão. O primeiro curta-metragem que dirigiu foi “Os Mendigos” aos 19 anos.
- Relembre a carreira do ator e diretor em fotos
- Adeus ao ator: Claudia Raia, Walcyr Carrasco e mais artistas lamentam
Vem frio aí 🌧
Dia vira noite em São Paulo por conta de temporal — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo
A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias e quebrou recordes em vários estados está chegando ao fim, segundo informações do ClimaTempo. A chegada da frente fria nesta sexta-feira (9) traz fortes chuvas e diminui as temperaturas no Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alertas de tempestades e chuvas intensas para parte do Rio de Janeiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e leste de São Paulo. Veja a previsão do tempo para a sua cidade.
A Boa do Dia
No dia do aniversário de John Lennon, museu espera retomar exposição sobre o músico
Há 40 anos, um fã brasileiro passou semanas nas imediações do prédio Dakota, onde morava John Lennon e Yoko Ono, na tentativa de conhecer o ídolo e dar um presente de aniversário para ele: um exemplar de ‘Os reis do iê-iê-iê’, versão brasileira de ‘A hard day’s night’. Será que o plano deu certo? 🤔 Para celebrar o aniversário de 80 anos do músico, assista no Globoplay ao documentário ‘Procurando Lennon’, com memórias raras e inéditas do beatle.
Leave a Reply