Sob a presidência do Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), Gilberto Petri, e do Vice-presidente da JSC «Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão «Qazindustry», Alibek Shakimov, realizou-se a terceira reunião do Conselho Empresarial Cazaque-Brasileiro.
Na pauta, discutiram-se questões relacionadas à ampliação da cooperação comercial, econômica e de investimentos entre os dois países. O lado cazaque apresentou aos convidados o clima favorável para investimentos no Cazaquistão, as medidas de apoio estatal aos investidores estrangeiros, bem como as novas oportunidades de exportação do país. As partes discutiram e identificaram uma nova nomenclatura de mercadorias que podem representar interesse mútuo prático para a expansão do comércio bilateral.
Os discursos de abertura foram proferidos pelos co-presidentes do Conselho Empresarial: pelo Presidente do Comitê de Relações Internacionais do Congresso Nacional, Lucas Redekker, pelos Embaixadores do Cazaquistão e do Brasil, Bolat Nussupov e Marcelo Biato, pelo representante oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Laudemar Gonzalez Neto, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Hernani Polo, e pelo Diretor Regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Gabriel Isaksson.
Em seu discurso, o Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, destacou as vantagens da legislação cazaque em apoio aos investimentos estrangeiros e mencionou as principais conquistas do Cazaquistão em rankings econômicos e financeiros internacionais. Como exemplo de cooperação bilateral bem-sucedida, foi citado o projeto da empresa brasileira WEG, que visa à localização da produção de redutores de motor no Cazaquistão. Nesse contexto, o diplomata cazaque encorajou os representantes empresariais brasileiros a expandirem sua presença no mercado cazaque, sugerindo a abertura de representações.
Durante o Conselho Empresarial, foi realizada a apresentação da campanha publicitária internacional “Kazakhstan: Born Bold”, lançada pelo Chefe de Estado do Cazaquistão em setembro deste ano, na abertura dos Jogos Mundiais dos Nômades. Em particular, o Embaixador do Cazaquistão apresentou aos participantes os objetivos e metas da campanha, destacando as vantagens do Cazaquistão nas áreas de economia, investimentos, transporte e trânsito, digitalização, combate às mudanças climáticas e segurança hídrica e alimentar. Um vídeo promocional foi exibido aos participantes, destacando esses temas.
Durante a reunião, ocorreram apresentações da Vice-Diretora Geral da JSC «Centro de Desenvolvimento de Políticas Comerciais «QazTrade», Asel Egemberdiyeva; do representante da «Kazakh Invest» nas Américas, Marat Birimzhan; dos Diretores Gerais da JSC «Kazphosphate», Oleg Pak, e da JSC «Kazzot», Arman Mauleshov, que falaram sobre oportunidades de comércio e investimentos para cooperação.
Empresas brasileiras como «WEG» e «Savana Sementes» compartilharam suas experiências positivas de negócios no Cazaquistão, enquanto a direção da empresa «Copacol» anunciou planos de construir no Cazaquistão uma fábrica de processamento de carne de frango utilizando tecnologias brasileiras.
Os participantes da reunião puderam fazer perguntas aos palestrantes e participar de discussões. No total, o evento, que foi realizado em um formato híbrido, contou com a participação de mais de 70 representantes brasileiros dos setores de indústria, têxteis, fertilizantes, açúcar e associações econômicas, além de delegados cazaques, incluindo representantes do Akimat da região de Almaty e do setor privado. Após a reunião, a delegação cazaque, em formato B2B, discutiu diretamente com os parceiros brasileiros as possibilidades de cooperação comercial e de investimentos.
O lado brasileiro demonstrou especial interesse no fornecimento de fertilizantes cazaques e na expansão do comércio de produtos agrícolas. Como resultado do Conselho Empresarial, foram assinados acordos bilaterais entre o Akimat da região de Almaty e o Estado do Rio Grande do Sul (no âmbito do estabelecimento de cidades-irmãs); entre a LLP “ECOSOYA” e a empresa “Savana Sementes” (cultivo conjunto de soja orgânica); entre a LLP “OPT TRADE Company Plus” e a empresa “Copacol” (cooperação no processamento de carne de frango), além do Protocolo da terceira reunião do Conselho Empresarial. Ao final da reunião, acordou-se que a quarta reunião do Conselho Empresarial será realizada no Cazaquistão em 2025.
Leave a Reply