Lançamento do projeto informativo “Cazaquistão Único – História, Cultura, Natureza, Pessoas e Tradições”

Por Milton Atanazio

A Embaixada do Cazaquistão no Brasil realizou em 12 de julho na sede de sua embaixada em Brasília o lançamento do projeto informativo “Cazaquistão Único – História, Cultura, Natureza, Pessoas e Tradições”.

O projeto prevê uma série de publicações de alguns dos fatos mais interessantes da história, tradições e atrações turísticas do Cazaquistão ao longo do ano.

O embaixador Bolat Nussupov fez a abertura do evento, que contou com a presença de diplomatas, jornalistas, estudantes Cazaques e Brasileiros, convidados, amigos do Cazaquistão e integrantes do “Clube de Amigos da Língua e Literatura Cazaque” , ressaltando o projeto e informar ao público brasileiro, a história, a cultura, a natureza e as tradições do povo cazaque.

Nussupov também enfatizou o potencial econômico do Cazaquistão, destacando o desenvolvimento de setores como energia, mineração, agricultura e tecnologia. Ele ressaltou as oportunidades de investimento e parcerias comerciais entre o Cazaquistão e o Brasil, ressaltando a importância de fortalecer ainda mais os laços diplomáticos entre os dois países.

Embaixador Bolat Nussupov

Além disso, o embaixador destacou as estratégias do Cazaquistão na promoção da paz e segurança regional, incluindo sua participação em organizações internacionais como a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Nussupov concluiu seu discurso reafirmando o compromisso do Cazaquistão em fortalecer as relações bilaterais com o Brasil e expressou seu desejo de ampliar a cooperação em diversas áreas, visando um futuro de promessas e desenvolvimento múltiplo entre os dois países.

Jornalistas e convidados

O embaixador Cazaque Nussupov realçou a importância da Grande Rota da Seda, que passa por cidades antigas do Cazaquistão, como Otyrar, Syganak, Sairam, Sauran, Suyab, Balasagun, Jent, Turkestan e Taraz. Salientou ainda a diversidade da fauna e flora do país, que inclui montanhas, florestas, estepes, desertos e lagos. O Mar Cáspio conecta o Cazaquistão com a Ásia Menor e o Cáucaso, acrescentou.

Embaixador Bolat Nussupov e o jornalista Milton Atanazio

O projeto

O projeto envolve uma série de publicações de alguns dos fatos mais interessantes, bem como fotos e vídeos sobre a história, as tradições e as atrações naturais do Cazaquistão. A atividade foi organizada pela Embaixada do Cazaquistão em cooperação com o Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil e a Universidade de Brasília.

O “Clube de Amigos da Língua e Literatura do Cazaquistão” foi inaugurado em março deste ano na Embaixada cazaque para popularizar a língua, a literatura, a cultura, a história, as tradições e os costumes populares do país.

A apresentação, foi acompanhada da exposição de fotos “De Altai ao Mar Cáspio: Tesouros Naturais do Cazaquistão”.

Estudantes Brasileiros e Cazaques

Rumo ao V World Nomad Games – Astana 2024

V Jogos Nômades Mundiais

O diplomata Anuar Temirov fez o convite e explanou sobre os Jogos Nômades Mundiais que ocorrerá em Astana, no período de 8 a 13 de setembro de 2024.

Os Jogos Mundiais Nômades têm como propósito preservar e promover a rica herança cultural dos povos nômades, que historicamente habitavam vastas regiões da Ásia Central e outras partes do mundo. As funções esportivas incluem competições de arco e flecha, corrida de cavalo, luta livre, corrida de cães, entre outras atividades tradicionais.

Além das competições esportivas, os Jogos Mundiais Nômades também oferecem uma série de eventos culturais, como desfiles de trajes tradicionais, apresentações de música e dança folclórica, exposições de artesanato e gastronomia típica dos povos nômades.

“O evento tem ganhado cada vez mais destaque e atraído a atenção de países ao redor do mundo, tornando-se uma plataforma importante para promover o diálogo intercultural e fortalecer os laços entre as comunidades nômades e sedentárias. Os Jogos Mundiais Nômades representam uma oportunidade única para celebrar e preservar as tradições antigas dos povos nômades, além de promover o respeito e a valorização da diversidade cultural em um mundo cada vez mais globalizado”, friza Anuar Temirov.

O  Brasil estará representado nos Jogos em 3 esportes, Argentina – em 1 esporte, Colômbia – em 7 esportes, Peru – em 4 esportes, Equador – em 2 esportes, Chile – em um esporte.

O diplomata Anuar Temirov

Cooperação Cultural

A diplomata Kairliyeva Aliya  ressaltou que o Cazaquistão é famoso por sua diversidade geográfica. “Nesse país, vocês podem encontrar de tudo: desde picos de montanhas altas até estepes e desertos. A natureza de nosso país surpreende com seus contrastes, criando paisagens únicas que servem como fonte de inspiração para poetas, músicos e artistas, como Abylkhan Kasteev, cujas obras estão aqui hoje”.

“O Cazaquistão é rico não apenas em sua beleza natural, mas também em seu rico patrimônio cultural. O patrimônio cultural do Cazaquistão é único, pois abrange diferentes épocas, desde os tempos dos antigos nômades até dia de hoje”, afirma.

“Muitos desses lugares estão incluídos na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Por exemplo, o mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi, no Turquestão, não é apenas uma obra-prima arquitetônica, mas também um local de visitação para os muçulmanos. Achados arqueológicos em lugares como Sauran e Otyrar falam sobre a rica história do comércio e das trocas culturais durante a Grande Rota da Seda, finaliza.

Diplomata Kairliyeva Aliya 

Turismo

O Cazaquistão tem um potencial para o desenvolvimento de quase todos os tipos de turismo: do turismo ecológico ao turismo de negócios.

O Cazaquistão tem excelentes condições para o turismo esportivo em áreas como turismo de esqui, montanhismo, turismo aquático, turismo de cavalos, turismo de ciclismo e muito mais. Planejamos mostrar todo isso em nosso projeto “Cazaquistão Único” em blocos de informações separados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*