1º de setembro, terça-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Será divulgado hoje o PIB brasileiro do segundo trimestre. Bolsonaro apresenta a aliados o Renda Brasil e o valor do auxílio emergencial até dezembro deste ano. Doze estados do Brasil fizeram menos de dez abortos legais ao longo de todo o primeiro semestre de 2020. Os ‘Guardiões’ do prefeito Marcelo Crivella no Rio de Janeiro. Os números da pandemia no país e as sequelas da Covid-19 em O Assunto. E Pará e Ceará flexibilizam a educação.

PIB

Sai hoje o desempenho da economia do Brasil. No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 1,5%. O resultado refletiu os primeiros impactos da pandemia e colocou o país à beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de um tombo ainda maior no 2º trimestre.

G1 acompanha a divulgação do índice, informa os setores mais ou menos afetados, se o auxílio emergencial influenciou no resultado, como está a indústria e o mercado de trabalho e projeta o PIB do 3º trimestre.

Também sai nesta terça-feira o resultado de agosto da balança comercial, que em julho registrou superávit de US$ 8,06 bilhões.

Renda Brasil

O presidente Jair Bolsonaro recebe em café da manhã líderes da base aliada do governo para apresentar o programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família, e o novo valor do Auxílio Emergencial, que deve mesmo ficar em R$ 300 até dezembro.

Aborto

Doze estados do Brasil fizeram menos de dez abortos legais ao longo de todo o primeiro semestre de 2020, de acordo com levantamento do G1 feito com dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse período, o Brasil fez 1.024 interrupções de gravidez previstas em lei. Especialistas avaliam que esse número é baixo e que, na prática, não há serviço de aborto legal nos estados para os casos previstos em lei: gravidez decorrente de um estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto.

‘Guardiões’ do Crivella

Funcionários da prefeitura fazem plantão em hospitais para impedir o trabalho da imprensa https://globoplay.globo.com/v/8820667/

O RJ2 revelou um esquema montado com funcionários públicos para fazer plantão na porta dos hospitais municipais do Rio para atrapalhar reportagens e impedir que a população fale e denuncie problemas na área da Saúde. Reportagem especial mostrou que esquema tem escala e “marcação de ponto” via selfie. Em um dos grupos, está incluído número de telefone atribuído ao prefeito Marcelo Crivella. Veja no vídeo acima.

Pandemia no Brasil

O Brasil registra 121.560 mortes e 3.911.463 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de novas mortes no país nos últimos 7 dias foi de 866 óbitos, a média mais baixa desde o dia 20 de maio. São 3.910.901 pessoas infectadas.

As sequelas da Covid-19

Falta de ar, de olfato e de paladar. Fraqueza muscular, cansaço… Como fica a vida de quem, mesmo recuperado da infecção, ainda tem que lidar com resquícios da doença? Ouça em “O Assunto”.

Educação

O Pará reabre escolas das redes privada e municipal; e, no Ceará, aulas infantis e do ensino superior, cinemas e teatros voltam a funcionar em Fortaleza. Confira as regras nos dois estados.

Menos30 Fest

8ª edição do Menos30 Fest será totalmente virtual — Foto: Reprodução

8ª edição do Menos30 Fest será totalmente virtual — Foto: Reprodução

G1 transmite o 2º dia do festival a partir das 17 horas. A educação voltada para o empreendedorismo estará em pauta, de forma gratuita e 100% digital, em cursos on-demand, oficinas, debates, palestras, pitches e atrações. Evento, que vai até sexta-feira, faz parte de uma ampla agenda de valor social da Globo, voltada para educação integral e juventude.

Curtas e rápidas:

Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*