Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
São Paulo começa a vacinação de profissionais da segurança pública. Brasil passa dos 331 mil mortos pela Covid-19. Prefeito de Belo Horizonte recorre de decisão do ministro Nunes Marques que liberou cultos e missas presenciais no pior momento da pandemia. A luta de Paulo Gustavo contra o coronavírus. Os concursos com vagas abertas no começo da semana. E você vai conhecer mais sobre a queridinha de Hollywood favorita ao Oscar.
Vacinação contra a Covid-19
Policiais começam a ser imunizados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (5), junto a outros agentes de segurança do estado — Foto: Jonny Ueda/Futura Press/Estadão Conteúdo
O governo de São Paulo começa nesta segunda-feira (5) a vacinação das equipes de segurança pública e administração penitenciária contra a Covid-19 em todo o estado. A expectativa é a de vacinar 180 mil profissionais da área.
O plano de vacinação inclui os policiais federais que atuam em São Paulo, policiais militares, civis, bombeiros, da Polícia Científica, agentes de segurança e de escolta penitenciária, e guardas civis metropolitanos municipais.
Na sexta-feira (2) teve início a vacinação de idosos de 68 anos e de trabalhadores do serviço funerário no estado de São Paulo.
Em todo o Brasil, são 24.864.037 doses aplicadas até agora. Quase 19,5 milhões de pessoas receberam a primeira dose.
Avanço da pandemia
Enquanto o país vai vacinando a passos lentos, a doença segue fazendo vítimas. O Brasil registrou 1.233 mortes por Covid nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (4) 331.530. Já são 74 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil, 19 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia, e o nono dia com a média acima da marca de 2,5 mil
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.983.560 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.939 desses confirmados no último dia.
No fim de semana, o cantor Agnaldo Timóteo perdeu a vida para a doença. Ele tinha 84 anos e morreu no sábado. O sepultamento foi feito neste domingo.
Por outro lado, o tetracampeão Branco deixou o hospital após vencer a Covid-19. Ele, que chegou a ser intubado, já está em casa, onde comemorou seu aniversário neste domingo.
Quem continua travando uma batalha contra o coronavírus é o ator e humorista Paulo Gustavo. No fim de semana ele teve uma piora do quadro e precisou passar para a terapia ECMO, um tratamento que age como um pulmão artificial e oxigena o sangue fora do corpo.
No fim de semana, o marido dele desmentiu boatos de sua morte e fez um apelo para que as pessoas não espalhem esse tipo de notícia falsa. Ao Fantástico, Thales Bretas afirmou que o renascimento do companheiro ‘está cada vez mais próximo’.
Decisão no STF
O ministro Nunes Marques, primeiro indicado por Bolsonaro ao STF — Foto: Adriano Machado/Reuters
É aguardada uma manifestação do presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, sobre a decisão do ministro Nunes Marques que proibiu estados e municípios a suspenderem eventos religiosos presenciais durante a pandemia. Esse tipo de medida foi adotado para tentar frear a alta de contágios da doença.
A decisão individual de Nunes Marques, tomada na véspera da Páscoa, liberou cultos e missas em todo o país. O ministro concedeu a liminar após um pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, entrou com recurso para tentar reverter a decisão. No fim de semana, ele chegou a postar em uma rede social que não iria acatar a liminar, o que fez o ministro Nunes Marques intimá-lo a cumprir a decisão. Kalil recuou após receber a notificação e afirmou que ‘ordem judicial se cumpre’.
O Assunto
Os objetivos maiores de toda política externa são ‘se dar bem com os vizinhos, se dar bem com os fregueses e manter relação de confiança com o mundo’.
Sob a gestão de Ernesto Araújo, o Brasil fracassou em todos eles – sobretudo em dois temas sensíveis ao país: a gestão da pandemia e a questão ambiental. O que será da diplomacia brasileira agora?
A resposta você ouve abaixo na entrevista de Renata Lo Prete com o embaixador Marcos Azambuja, ex-secretário geral do Itamaraty e conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.
Concursos
Pelo menos 83 concursos públicos estão com inscrições abertas no país nesta segunda-feira (5). São mais de 4,3 mil vagas em disputa.
Há cargos disponíveis para todos os níveis de escolaridade.
Além de vagas para preenchimento após o término do processo seletivo, há oportunidades para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Favorita ao Oscar
Frances McDormand, esquerda, e a diretora Chloe Zhao no set de ‘Nomadland’ — Foto: Searchlight Pictures via AP
Paisagens vastas e esquecidas dos EUA são cenários para personagens ignorados pelo capitalismo, inspirados por pessoas comuns, não-atores, que interpretam a si mesmos em uma mistura de documentário e ficção.
A descrição acima serve para os três longas da diretora chinesa Chloé Zhao: “Songs My Brothers Taught Me” (2015), “Domando o destino” (2017) e “Nomadland” (2020). Com o mais recente, ela é a primeira mulher indicada a quatro Oscars em um só ano (direção, filme, roteiro adaptado e edição).
Ela é a primeira mulher não branca a ser indicada pela Academia a melhor diretora – e apontada como favorita pela imprensa dos EUA. Chloé já ganhou o Globo de Ouro, o Leão de Ouro de Veneza e vários outros prêmios.
Na nossa página você vai saber mais sobre quem é a atual queridinha de Hollywood. A cerimônia está marcada para 25 de abril e será realizada em dois lugares ao mesmo tempo.
Latina em alta
Karol G para o álbum ‘KG0516’ — Foto: Divulgação
Karol G teve um 2020 espetacular em cifras: sua música “Tusa”, parceria com Nicki Minaj, foi a canção latina número 1 nas paradas, e ela se tornou a cantora latina mais ouvida do ano.
O sucesso da música e o encerramento forçado por causa da pandemia de Covid-19, aliados à inquietação da colombiana de 30 anos, fizeram com que ela abandonasse um álbum praticamente pronto e escrevesse, do zero, seu novo lançamento: “KG0516”, do fim de março.
Em entrevista ao G1, ela conta como o álbum nasceu de uma montanha-russa de sentimentos. Ouça no podcast G1 Ouviu:
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply