Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Primeira segunda-feira de 2021. Estado de SP volta à fase amarela da quarentena e comércio reabre. O Reino Unido começa a aplicar a vacina de Oxford em pessoas do grupo de risco. Passado o réveillon, as consequências das aglomeração e da falta de máscaras. Brasil chega a 196 mil mortes por Covid, e Manaus bate novo recorde de internações diárias. Clínicas particulares brasileiras negociam compra de vacinas indianas. Governo federal suspende exportação de seringas e agulhas. Suspenso, adiado ou virtual: o que será do carnaval em 2021?
Estado de SP volta à fase amarela
O estado de São Paulo volta à fase amarela da quarentena imposta pela pandemia de coronavírus nesta segunda-feira (4). Com isso, comércio e shopping voltam a abrir em horário ampliado. Antes, o durante o período de festas de Ano Novo, o estado passou por uma curta e emergencial fase vermelha, que durou três dias.
Vacina de Oxford começa a ser aplicada
O Reino Unido começou a vacinar pessoas de grupo de risco com o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceira com a farmacêutica AstraZeneca.
Brian Pinker, um idoso de 82 anos, recebeu a vacina em um hospital a algumas centenas de metros de distância de onde a vacina foi desenvolvida.
Consequências das festas na virada
Festa agora, mas e depois? Na virada do ano, multidões foram flagradas sem máscara, sem medo da Covid-19 e sem problemas em debochar dos riscos à saúde. Vários desses flagrantes saíram de um perfil em uma rede social. Com medo de represália, o criador não quis ser identificado. Especialistas explicam o pode acontecer agora para quem quis comemorar sem pensar nas consequências. Veja na reportagem do Fantástico:
Números da pandemia
O país registrou 287 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 196.029 óbitos desde o começo da pandemia, segundo balanço divulgado neste domingo (3) pelo consorcio de veículos de imprensa. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 698. A variação foi de -9% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.
Manaus bate novo recorde de internações
Manaus bateu o recorde de internações diárias por Covid-19 neste domingo (3). Foram 159 novas hospitalizações, número mais alto registrado no estado desde o início da pandemia, mesmo com o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio de 2020. Segundo o boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde, o número de mortes no estado subiu para 5.345, com mais 20 óbitos provocados pela doença. Do total, 18 mortes ocorreram nas últimas 24 horas e dois falecimentos foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora.
Clínicas particulares negociam compra de vacinas
A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo (3) que negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra de cinco milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. O imunizante, chamado de Covaxin, teve o seu uso emergencial na Índia aprovado neste domingo pelas autoridades daquele país e ainda depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil.
Governo federal suspende exportação de seringas e agulhas
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia restringiu a exportação de seringas e agulhas ao incluir os produtos entre os que precisam de licença especial para serem exportados. Segundo a portaria editada pela secretaria, a restrição começou a valer no dia 1º de janeiro.
Suspenso, adiado ou virtual: o que será do carnaval em 2021?
Passado o ano novo, começa outra contagem regressiva: para o carnaval. De Norte a Sul do Brasil, a folia toma conta das ruas. É a hora em que todo mundo esquece a rotina e deixa rolar a emoção. Nos passos do frevo, no calor dos blocos, ou na pulsação das baterias. Mas em tempos de pandemia, o beijo, o abraço e a aglomeração precisam ser evitados. E a pergunta que fica é: o que será do carnaval em 2021? Veja na reportagem do Fantástico:
O Assunto
Neste começo de ano, O Assunto fala da matemática da vacinação. No episódio, o biólogo Fernando Reinach descreve 2021 como a pista de uma corrida a ser disputada entre o novo coronavírus e a imunização, para ver quem chega antes às pessoas. Na largada, o primeiro está em clara vantagem. As posições se inverterão quando o mundo “vacinar mais do que o vírus contamina”, explica neste episódio Reinach, autor do livro “A Chegada do Novo Coronavírus no Brasil” e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”.
Auxílio Emergencial
A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta segunda (4) os saques e transferências das últimas parcelas do Auxílio Emergencial para 3,6 milhões de trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família. O pagamento desta segunda é para os trabalhadores nascidos em março.
Calendário de saques do Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal
Denúncias de assédio
Quatro ex-seminaristas denunciam Dom Alberto Taveira Corrêa de usar seu poder para investidas sexuais não consentidas em encontros privados. Nesta reportagem do Fantástico, os repórteres Fabiano Villela e James Alberti ouviram quatro ex-seminaristas que denunciam o arcebispo de Belém do Pará. Eles dizem que Dom Alberto usou de seu poder para investidas sexuais não consentidas em encontros privados. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as suspeitas contra o arcebispo, a pedido do Ministério Público do Pará. O Vaticano também investiga o caso. Assista:
‘Ele me tocou’, diz ex-seminarista que acusa arcebispo de Belém de abuso sexual
E mais:
- Vida de luxo com dinheiro do crime: como quadrilha movimentava milhões lavando dinheiro
- Trump pressiona autoridade eleitoral a reverter derrota; OUÇA
- Cristo Redentor faz 90 anos e passará por renovação
R
Leave a Reply