Ministro da Justiça troca a chefia de órgão de inteligência em meio à apuração da existência de um dossiê sobre opositores do governo. Maia afirma que a situação de André Mendonça fica “pior a cada dia”. O depoimento de Fabrício Queiroz e sua relação com o filho do presidente. As queimadas pelo país. Quase 95 mil mortos na pandemia. Profissionais de Saúde não terão indenização caso sejam incapacitados pela pandemia. O Assunto debate se a CPMF vai voltar. Resultados do Prouni e do Fies. Agências do INSS fechadas atrasam a vida do segurado. Cem músicas para ouvir e mais um livro de “Crepúsculo”.
Dossiê e demissão
O ministro da Justiça, André Mendonça, demitiu o chefe da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Gilson Libório. A decisão foi feita em meio à abertura de sindicância para apurar a existência de um dossiê com informações sobre opositores do governo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) que a situação de André Mendonça fica “pior” a cada dia por causa do relatório sigiloso.
Queiroz alertou Flávio Bolsonaro
Fabrício Queiroz disse em depoimento que deu “satisfação” a Flávio Bolsonaro sobre “‘rachadinha”. Assessor do filho do presidente falou enquanto esteve preso no presídio de Bangu 8, onde permaneceu por 22 dias, e o Jornal Nacional teve acesso. Veja no vídeo acima.
Queimadas
Em novo relatório com base na plataforma Modis, da agência especial americana (Nasa), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) informa que 71% das queimadas em imóveis rurais entre janeiro e junho de 2020 ocorreram para manejo agropecuário. Outros 24% foram incêndios florestais e 5% decorrentes de desmatamento recente.
Queimadas nos biomas brasileiros comparando julho de 2019 com julho de 2020 — Foto: Juliane Monteiro / G1
E, no Pantanal, o número de queimadas bateu recorde no mês passado: foram 1.684 pontos no bioma no mês passado, o maior número para um mês de julho desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a coletar os dados em 1998.
Considerando a situação de todos os biomas brasileiros em julho, o Pantanal teve o maior aumento das queimadas. Na Amazônia, que teve a segunda maior alta, houve 28% mais incêndios em julho de 2020 comparado a julho de 2019. Veja mais dados e o infográfico acima.
Brasil se aproxima dos 95 mil mortos
O Brasil registrou média de 995 mortes por Covid-19 na última semana. Já são 94.781 mortes e 2.755.081 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa divulgado às 8h desta terça. Seis estados apresentam alta no número de mortes.
Profissionais de Saúde sem indenização
O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que previa R$ 50 mil para trabalhadores da Saúde incapacitados pela Covid-19. O presidente informou que o projeto, que havia sido analisado pela última vez pela Câmara dos Deputados, e aprovado no dia 14 de julho, após mudanças feitas pelo Senado, é inconstitucional.
O Assunto
Episódio debate se a nova CPMF pode virar realidade. Com gastos em alta e arrecadação em queda, o presidente Jair Bolsonaro deu sinal verde ao ministro Paulo Guedes para buscar apoio ao imposto. Renata Lo Prete conversa com Eduardo Fleury, economista e mestre em direito tributário, e com Claudia Bomtempo, repórter da TV Globo em Brasília.
Prouni e Fies
O Ministério da Educação divulga o resultado da segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.
Também serão conhecido hoje os selecionados para o programa de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. 30 mil vagas são oferecidas.
Aulas a distância
O Ministério da Educação editou portaria que autoriza as instituições federais de educação profissional técnica de ensino médio a suspenderem as aulas presenciais ou substituí-las por aulas a distância até 31 de dezembro de 2020 por causa da pandemia.
Agências do INSS fechadas
As mais de 1,5 mil agências do INSS fechadas desde o final de março por causa da pandemia do coronavírus estão previstas pra reabrir apenas a partir do dia 24 de agosto. A reabertura já foi adiada duas vezes. Com isso, foi prorrogado o atendimento por meio dos canais remotos até o dia 21 de agosto. A vida do segurado, portanto, n]ao anda fácil. Veja que situações dependem de avaliação presencial.
G1 ouviu
Do feminejo ao batidão global, G1 Ouviu lista 100 músicas para entender o pop hoje. Ouça logo abaixo. Centésimo episódio do podcast explica as principais vertentes das músicas mais tocadas nos últimos anos. Entenda cada uma e veja a lista completa de 100 faixas.
Crepúsculo
Mais de uma década após sua publicação, a saga “Crepúsculo”, a história de amor entre Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, ganha mais um livro: “Sol da meia-noite”, da autora Stephenie Meyer, chega às livrarias de todo o mundo.
Leave a Reply