Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
N O T Í C I A S
Bom dia. A prisão de Roberto Dias na CPI repercute. Hoje, o depoimento é de Franciele Fantinato, ex-coordenadora do PNI. E mais um diretor da Saúde exonerado. Ministério da Defesa diz que Aziz foi leviano ao associar militares a “falcatrua”. São Paulo terá comércio ampliado, eventos-teste e pode antecipar 2ª dose da vacina. A circulação da variante delta. O início da vacinação em voluntários da Butanvac. A incerteza política no Haiti após o assassinato do presidente.
A prisão de Roberto Dias na CPI
Roberto Dias é liberado após prestar depoimento e pagar fiança
Ontem a CPI acabou em prisão. Ao final do depoimento do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Dias, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), deu voz de prisão a ele. Aziz acusou Dias de mentir, e ele foi conduzido para a Delegacia da Polícia do Senado.
Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi liberado no final da noite. O relatório do depoimento foi encaminhado ao Ministério Público. Veja um resumo no vídeo acima.
Roberto Dias foi convocado para dar explicações sobre as acusações de que teria pedido propina de US$ 1 por dose de vacina em negociações e teria pressionado um servidor do ministério a agilizar a aquisição da Covaxin. Antes de ser preso, ele negou as acusações.
- Áudio pôs em xeque versão de Dias sobre reunião com Dominghetti
- VÍDEO: veja a reação de ex-diretor ao receber ordem de prisão
E a declaração de Omar Aziz sobre o envolvimento dos militares nas denúncias de corrupção investigadas pela CPI irritou as Forças Armadas. O Ministério da Defesa chamou o senador de “leviano” e “irresponsável” em uma nota divulgada ontem. Aziz reagiu: ‘Pode fazer 50 notas contra mim, só não me intimida’.
👉 Entenda o que levou Dias a ser preso pela CPI
E mais…
- Coaf vê ‘movimentação atípica’ de empresa investigada na CPI que intermediou venda da Covaxin
- GERSON CAMAROTTI: CPI quer apurar contradições entre depoimento de Dominghetti e mensagens no celular dele
Depoimento do dia
Hoje a CPI vai ouvir Francieli Fantinato, ex-diretora do Programa Nacional de Imunizações. Integrantes da comissão querem fazer uma acareação entre Francieli e Luana Araújo, infectologista que chegou a ser anunciada secretária de Enfrentamento à Covid do ministério, mas não exerceu a função.
Segundo o requerimento de convocação de Francieli, apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), a ex-coordenadora do PNI deverá ser questionada sobre a vacinação de grávidas.
O Assunto
Antes de ser preso, o ex-diretor de Logística Roberto Dias voltou suas baterias contra o coronel Elcio Franco, ex-número 2 do Ministério da Saúde e atualmente com cargo no Palácio do Planalto. A manobra é reveladora da disputa interna “entre um grupo estabelecido e um novo” na pasta. Ouça e entenda essa “luta de facções na Saúde”.
Mais uma exoneração na Saúde
E mais um diretor do Ministério da Saúde foi exonerado. Nesta quinta-feira, foi publicada no “Diário Oficial da União” a exoneração de diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta Lauricio Monteiro Cruz. Ele havia dado aval para que um reverendo e a entidade presidida por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa americana Davati Medical Supply.
Variante delta pelo mundo
A variante delta já é responsável pela maioria dos casos de Covid em pelo menos cinco países. No Brasil, a cepa foi responsável por pelo menos duas mortes e foi identificada pela primeira vez nesta semana em um paciente em São Paulo. Ontem o governo confirmou a circulação da nova cepa no estado entre pessoas que não tiveram contato com viajantes e agora avalia antecipar a 2ª dose das vacinas.
Especialistas ouvidos pelo G1 avaliam como a delta se comportou nos países em que se tornou predominante e quais são os pontos de atenção para o Brasil, onde, por enquanto, predomina a transmissão da variante gama.
Pandemia no Brasil
A média móvel de mortes por Covid ficou abaixo de 1,5 mil pela primeira vez em quatro meses. É o 11º dia seguido de queda em comparação à média de 14 dias atrás. O Brasil também registrou 3,3 milhões de doses de vacinas aplicadas nas últimas 24 horas. Até o momento, 13,6 % da população está totalmente imunizada.
Enquanto isso em SP…
Apesar das preocupações com a circulação da variante Delta, o governo de São Paulo ampliou o horário de funcionamento do comércio e capacidade de ocupação dos estabelecimentos. A medida vale a partir de sex-feira (9), feriado no estado. A partir do dia 17 de julho, o governo também pretende realizar 30 eventos-teste, entre festivais, shows, feiras e eventos esportivos.
Também foi anunciado o retorno das aulas presenciais nas universidades para agosto.
ButanVac
A Anvisa autorizou ontem o início da vacinação de voluntários com a ButanVac, primeira vacina brasileira contra a Covid sem necessidade de importar matéria-prima. Os testes clínicos serão desenvolvidos em três etapas. A primeira etapa vai envolver 418 voluntários selecionados e deve avaliar a segurança e quantidade ideal de dose a ser aplicada.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Leave a Reply