31 de maio, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA

Divulgação

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília

n  o  t  í  c  i  a s 


Bom dia. Monitor da Violência mostra que Brasil teve queda de 11% nos assassinatos. China anuncia mudança na política de natalidadeEstudo feito em Serrana traz uma boa notícia: é possível controlar a pandemia com 75% da população vacinada. Ciclista que sofreu abordagem policial violenta fala com exclusividade ao Fantástico. Não entregou a declaração do IR? É hora de correr, hoje é o último dia. Nova rodada de depoimentos na CPI da CovidCopa América é suspensa na Argentina. E o casal de enfermeiras que espera quadrigêmeos. A seguir, os destaques desta segunda.

Monitor da Violência

O Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Após aumento nos crimes violentos em 2020, o país voltou a ter uma diminuição dos homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. É o que mostra Ferramenta criada pelo G1 que acompanha os assassinatos mês a mês.

⏱ 🦁 Último dia do IR

Se você ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda é hora de correr: o prazo acaba às 23h59 de hoje. Especialistas recomendam que os contribuintes declarem o IR mesmo com eventual erro ou com informações incompletas. Isso porque a Receita dá a possibilidade de corrigir os dados depois. Então, lembre-se: é melhor cumprir o prazo do que pagar multa.

Mais filhos na China

A China anunciou que cada casal terá permissão para ter até três filhos. A decisão foi tomada depois que os dados do censo mostraram que a taxa de natalidade vem caindo no país desde 2017. Ainda não há data para medida entrar em vigor.

Vacinação em massa em Serrana

Estudo revela que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada
VÍDEO – Estudo revela que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada
https://globoplay.globo.com/v/9559650/

O Fantástico teve acesso com exclusividade aos resultados do estudo em Serrana, no interior de SP, que vacinou em massa a população. E a notícia é bastante animadora: a pesquisa aponta que a pandemia pode ser controlada com 75% de vacinados. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% na cidade. O resultado, bastante positivo, mostra ainda mais a urgência de acelerar a vacinação no país.

Números da pandemia

O Brasil chegou a 462.092 mortes por Covid, com 950 óbitos registrados nas últimas 24 horas. É o que aponta o último balanço divulgado neste domingo (30) pelo consórcio de imprensa. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.844 –o terceiro aumento seguido.

O Assunto

Um massacre anunciado. O Assunto de hoje discute a escalada da violência e de invasões de garimpeiros a terras indígenas no Pará. Ouça:

Violência policial em Goiás

Fantástico conversa com ciclista negro que sofreu abordagem policial em Goiás
Fantástico conversa com ciclista negro que sofreu abordagem policial em Goiás
https://globoplay.globo.com/v/9559811/

Imagens de uma abordagem policial causaram revolta nas redes sociais neste fim de semana. Filipe Ferreira fazia manobras de bicicleta e gravava quando foi abordado. No vídeo, um dos policiais desce do carro já com a arma apontada para ele. O Fantástico conversou com o ciclista, que disse estar assustado com a situação. “Estou me sentindo preso dentro de casa, sem poder sair para lugar nenhum”, contou. Veja a entrevista completa.

Mais violência policial

Daniel da Silva perdeu o olho após ser atingido por bala de borracha atirada pela PM em protesto contra Bolsonaro — Foto: Hugo Muniz

Daniel da Silva perdeu o olho após ser atingido por bala de borracha atirada pela PM em protesto contra Bolsonaro — Foto: Hugo Muniz

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse que os dois homens feridos no protesto de sábado (29) contra Bolsonaro serão indenizados pelo estado. As vítimas, que não participavam da manifestação no Recife, foram atingidos por balas de borracha nos olhos e perderam parte da visão. Em nota, a corregedoria da secretaria de Defesa Social de Pernambuco disse que está investigando os fatos, ouvindo testemunhas e policiais e que quatro PMs e o comandante da operação foram afastados.

Rotina de preconceito e ameaças

Vereadoras trans no Brasil enfrentam rotina de preconceito, ameaças e violência
VÍDEO – Vereadoras trans no Brasil enfrentam rotina de preconceito, ameaças e violência
https://globoplay.globo.com/v/9559680/

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Marielle Franco mostra em números a violência sofrida por mulheres trans eleitas no Brasil. Em 2020, o país elegeu 28 vereadoras trans – a maioria de partidos de esquerda. Todas relatam ter sofrido algum tipo de violência durante o exercício do mandato. Quase 23 % disseram ter recebido ameaças e quase metade delas partiram de indivíduos ou grupos não identificados.

‘Paredão de demissão’

VÍDEO: Áudio revela como foi 'paredão' de demissão em empresa de turismo no CE
VÍDEO: Áudio revela como foi ‘paredão’ de demissão em
empresa de turismo no CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/video/video-audio-revela-como-foi-paredao-de-demissao-em-empresa-de-turismo-no-ce-9559790.ghtml

O gerente de uma empresa de turismo em Fortaleza realizou um “paredão” com funcionários para decidir quem deveria ser desligado. No total foram três demitidos: uma vendedora, um fechador e o funcionário que não quis votar em ninguém. A reunião não foi registrada por câmeras, mas uma funcionária usou o celular para gravar tudo escondido. Ouça aqui.

CPI da Covid

A CPI da Covid terá uma semana mais curta por causa do feriado, mas um depoimento deve esquentar o clima na comissão. Nise Yamaguchi será ouvida na terça-feira. A médica oncologista é defensora do uso da cloroquina, remédio ineficaz contra Covid. Na quarta, serão ouvidos: Clovis da Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia; Zeliete Zambom, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Francisco Alves, infectologista do Hospital Emílio Ribas (SP); Paulo Porto Melo, médico neurocirurgião.

👶👶👶👶

Nicolle Zabatiero e Mariana Battistino aguardam quatro filhos, que estão previstos para chegar no começo de setembro. — Foto: Arquivo pessoal

Nicolle Zabatiero e Mariana Battistino aguardam quatro filhos, que estão previstos para chegar no começo de setembro. — Foto: Arquivo pessoal

Foram quatro anos planejando uma gravidez. Nicolle Zabatiero e Mariana Battistini estudaram todo o processo, guardaram dinheiro e prepararam os familiares. Mas todo o planejamento foi por água abaixo: primeiro pela pandemia – as duas são enfermeiras. E depois, pela surpresa: uma gestação de quadrigêmeos. 

Copa América

Faltando duas semanas para o início da Copa América, a Conmebol anunciou na noite deste domingo que o torneio não será mais realizado na Argentina. Com o avanço da pandemia, autoridades locais vinham se posicionando contra a realização da competição. A confederação estuda agora onde realizar os jogos – e não descarta cancelar o torneio.

Os gols do Brasileirão

50 anos do Brasileirão: veja os gols da rodada do fim de semana
50 anos do Brasileirão: veja os gols da rodada do fim de semana
https://globoplay.globo.com/v/9559826/

DESTAQUE DO ESTADÃO

O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta segunda-feira.

Moderados ainda não estão na rua, diz Marcelo Ramos

Marcelo Ramos. FOTO: PABLO VALADARES/CÂMARA DOS DEPUTADOS

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), avalia que as recentes manifestações populares contra Jair Bolsonaro, apesar de “significativas”, poderiam ter sido ainda maiores se uma parcela dos chamados “moderados” também estivesse mobilizada e disposta a sair às ruas. “Simbolicamente, foi pouco plural”, disse. “Não estou tirando a legitimidade dos protestos, pelo contrário. Nas ruas, estavam os antibolsonaristas de esquerda, mas tem um Brasil no meio disso, acho até que majoritário”, afirmou Ramos à Coluna.

Direto. “As esquerdas no Brasil insistem em atos estreitos, que não mobilizam uma parcela dos moderados, insatisfeita com Bolsonaro”, afirma Ramos, que, apesar de ocupar a vice-presidência da Câmara por um partido da base do governo, mantém olhar sempre muito crítico sobre Bolsonaro.

Anota aí. Mesmo Marcelo Ramos não tendo participado dos atos, a frase dele que se tornou um bordão foi vista em quase todas as manifestações: “vacina no braço e comida no prato”.

Se. “Não há país que assista passivo às quase 500 mil mortes, quase 15 milhões de desempregados, 19 milhões com fome e 800 mil micro e pequenas empresas fechadas”, disse. Para ele, só “turbinando” o Bolsa Família, Bolsonaro consegue se recompor a tempo.

Xi… Convocado pela CPI da Covid, Arthur Weintraub pode escapar de depor. Segundo técnicos do Senado, condução coercitiva está fora de cogitação.

Xi 2…Há precedente de depoimento remoto, na CPI da Chapecoense. Ex-palaciano, Arthur ocupa cargo na OEA em Washington.

Ops. Ao chegar na noite de sábado a Pernambuco, Marcelo Queiroga foi direto para a sede da White Martins, onde teria reunião. Mas deu de cara com os portões fechados…

SINAIS PARTICULARES.
Arthur Lira, presidente da Câmara (PP-AL)

Kleber Salles

Dress code. Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) tem adotado um uniforme quando está fora do Congresso para compromissos na base aos finais de semana: camisa polo e jeans.

CLICK. Em Porto Velho, o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) passou ao lado da carreata crítica ao presidente e o gesto da “arminha”, em tom de provocação.

Reprodução/Telegram

Fogo… Está surgindo na bancada ruralista uma crescente preocupação com a permanência de Ricardo Salles no comando do Minitério do Meio Ambiente.

…ou… Alguns parlamentares avaliam que o ministro não consegue mais reverter a imagem negativa e temem que o País chegue fragilizado à COP no final do ano.

… fagulha. Mas, como a bancada é muito bolsonarista, há temor de que o movimento seja visto como crítica ao governo. Ainda há, portanto, quem defenda Salles com unhas e dentes.

No ringue. Depois de protagonizar o episódio que culminou na saída de Ernesto Araújo do Itamaraty, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) virou sua artilharia contra Salles. Já se queixou dele a ministros do governo.

Agora… O ministro Anderson Torres (Justiça) prometeu que sairá do papel a proposta da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de criar uma estratégia de combate à violência contra as mulheres. A ideia já tem quase um ano.

…vai. A instituição, comandada por Renata Gil, propõe a criação de uma política nos moldes da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro).

PRONTO, FALEI!

Deputado Samuel Moreira, relator da reforma da Previdência. FOTO: JOSÉ CRUZ/AG. BRASIL

Samuel Moreira, deputado federal (PSDB-SP): “O presidente Jair Bolsonaro não para de ajudar a pandemia. Com seu péssimo governo, mobilizou até os adversários na promoção de aglomerações.”

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br/

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*