3 de março, quarta-feira – DESTAQUES DO DIA

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Saiba mais, acesse: www.abracambrasil.org.br/eventos
www.docam.com.br

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n  o  t  í  c  i  a  s  


Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia. O país volta a passar os Estados Unidos em número diário de vítimas da Covid-19. Fiocruz diz que 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de UTI acima de 80%. ‘O Assunto’ fala sobre o conflito entre governo federal e os estados no combate à crise sanitária. Câmara facilita compra de vacinas por estados, municípios e empresas. Texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. Senadores devem votar a proposta da PEC Emergencial. O presidente americano, Joe Biden, diz que EUA terão imunizantes para todos os adultos até o fim de maio. Com recessões e pandemia, PIB do Brasil tem pior década em 120 anos. A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta. Quatro conselheiros vão deixar a Petrobras. Lumena foi a quinta eliminada do “Big Brother Brasil 21”.

Escalada da pandemia

48 horas de caos na Saúde: o aumento dos casos nos estados e a falta de leitos de UTI
VÍDEO – g1.globo.com/politica/video/48-horas-de-caos-na-saude-o-aumento-dos-casos-nos-estados-e-a-falta-de-leitos-de-uti-9314697.ghtml

48 horas de caos na Saúde: o aumento dos casos nos estados e a falta de leitos de UTI

O Brasil alcançou o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas: foram 1.726 vítimas, chegando ao total de 257.562 óbitos desde o início da pandemia. O país, que vive seu pior momento na crise sanitária, teve média móvel recorde pelo 4º dia seguido, com 1.274 mortes diárias. Em número de casos, o país contabilizou 10.647.845 infectados pelo coronavírus.

O número de mortes em 24 horas é superior ao registrado preliminarmente nos Estados Unidos na segunda-feira (1º) e compilado nos principais painéis de monitoramento. Segundo a Johns Hopkins, os EUA tiveram 1.567 mortes.

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta o agravamento da pandemia no Brasil. De acordo com a Fiocruz, 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. No boletim anterior, eram 12. Veja a ocupação dos leitos de UTI pelo país.

Medidas de restrição

VÍDEO: 'Estamos na pior semana de todas as semanas da Covid-19', afirma João Doria
VÍDEO – g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/video-estamos-na-pior-semana-de-todas-as-semanas-da-covid-19-afirma-joao-doria-9313332.ghtml

VÍDEO: ‘Estamos na pior semana de todas as semanas da Covid-19’, afirma João Doria

O governador de São Paulo, João Doria, disse que o estado está na pior semana desde o começo da pandemia. Questionado se ele adotaria o lockdown para evitar maior propagação da doença, o governador diz que não descarta nenhuma medida. O estado registrou nesta terça o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia, com 468 novos óbitos.

Em Campinas (SP), a prefeitura da cidade decretou a adoção da fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, a partir desta quarta-feira (3) até o dia 16 de março. Nesse período, poderão funcionar com atendimento presencial apenas serviços considerados essenciais. A medida foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), que tratou a situação como de “quase de colapso”.

Vacinação no Brasil

Vacinação em Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Vacinação em Franca, SP — Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada. O texto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entenda: segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pelo coronavírus, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação.

O Assunto

Neste episódio, o conflito entre governo federal e os estados no combate à pandemia. Em meio ao agravamento da emergência de saúde, por que o presidente Jair Bolsonaro antagoniza governadores e quais as saídas para a crise política e sanitária? Para responder, Natuza Nery recebe dois convidados: o médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz José Gomes Temporão, que foi ministro da Saúde entre 2007 e 2011, e Thomas Traumann, jornalista e analista político. Ouça abaixo:

Vacinação no mundo

'Estamos no caminho para ter um suprimento de vacinas até o final de maio', afirma Biden
VÍDEO – https://g1.globo.com/mundo/video/estamos-no-caminho-para-ter-um-suprimento-de-vacinas-ate-o-final-de-maio-afirma-biden-9315097.ghtml

‘Estamos no caminho para ter um suprimento de vacinas até o final de maio’, afirma Biden

O presidente americano, Joe Biden, disse que os Estados Unidos se preparam para vacinar toda a população adulta do país até o final de maio.

“Estamos no caminho certo para ter vacinas suficientes até o final de maio”, diz Biden.

A promessa do democrata antecipou a previsão anunciada, também por ele ainda em fevereiro, de que a meta da vacinação de adultos seria atingida até o final de julho.

PEC Emergencial

Relator da PEC emergencial recua em pontos da proposta por não ter apoio da maioria
VÍDEO – globoplay.globo.com/v/9315008/

Relator da PEC emergencial recua em pontos da proposta por não ter apoio da maioria

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) leu, em plenário, o relatório favorável à proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que prevê medidas de ajuste fiscal e abre caminho para novos pagamentos do auxílio emergencial às famílias que perderam renda na pandemia de Covid-19. Após pressão de senadores, Bittar cedeu e retirou do texto pontos controversos – como o que colocaria fim aos pisos constitucionais para investimentos em saúde e educação. Com a leitura do relatório em plenário, os senadores devem discutir e votar a proposta nesta quarta (3).

Investigação

Imagens registraram assessores entregando celulares a Daniel Silveira quando ele já estava detido
VÍDEO – globoplay.globo.com/v/9315117/

Imagens registraram assessores entregando celulares a Daniel Silveira quando ele já estava detido

A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que câmeras flagraram dois assessores entregando aparelhos celulares ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) na prisão. Segundo o relatório da PF, obtido pela TV Globo, “ficou explícito que houve conluio entre o deputado e seus assessores”. Os celulares foram encontrados na sala onde Silveira estava preso, na Superintendência da PF no Rio de Janeiro. Um inquérito investiga o caso. Atualmente, ele está preso em um batalhão da Polícia Militar.

Lembre o caso: Silveira foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), ato de repressão mais duro do regime militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As duas pautas são inconstitucionais.

Economia

A dimensão exata do tombo da economia em 2020 será conhecida nesta quarta (3) com a divulgação dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB). Mas já se sabe que o desempenho do Brasil na década foi o pior já registrado em 120 anos.

Considerando a expectativa de tombo da ordem de 4% no ano passado, o Brasil fechou o período entre 2011 e 2020 com um crescimento médio anual de apenas 0,3%, segundo cálculos do economista Claudio Considera, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Até então, a pior década econômica tinha sido a observada nos anos 1980, período chamado de “década perdida”, quando o PIB brasileiro avançou em média 1,6% ao ano no período.

Petrobras

Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo
VÍDEO – g1.globo.com/globonews/jornal-das-dez/video/quatro-conselheiros-da-petrobras-pedem-para-deixar-o-cargo-9315254.ghtml

Quatro conselheiros da Petrobras pedem para deixar o cargo

Quatro conselheiros de administração da Petrobras informaram que não aceitarão a recondução ao cargo na próxima assembleia geral extraordinária da estatal. São eles: João Cox Neto, Nivio Ziviani, Paulo Cesar de Souza e Silva e Omar Carneiro da Cunha.

A decisão ocorre após o presidente Jair Bolsonaro indicar o general Joaquim Silva e Luna no comando da petroleira para o lugar de Roberto Castello Branco por críticas à política de preços da companhia. O mandato de Castello Branco acaba em 20 de março.

IR 2021

A Secretaria da Receita Federal divulgou os detalhes do Imposto de Renda 2021, incluindo os limites para as deduções. As declarações devem ser entregues entre os dias 1º de março e 30 de abril. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. Os contribuintes podem optar por dois modelos na entrega do documento: o simplificado ou o completo. Saiba mais.

Valor dos imóveis

Prédio em construção no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

Prédio em construção no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

Os preços de venda dos imóveis residenciais subiram 0,26% em fevereiro, segundo dados divulgados pelo Índice FipeZap. Apesar da alta apurada no mês passado, a variação foi menor do que a observada em dezembro (avanço de 0,45%) e janeiro (0,35%).

O aumento dos preços dos imóveis também deve ficar abaixo da inflação prevista. Os analistas consultados pela relatório Focus, do Banco Central, projetam uma alta de 0,67% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, para fevereiro – o dado ainda não foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De onde vem o que eu como

Praticamente metade da água disponível em reservatórios no Brasil vai para a irrigação. É ela que permite o plantio durante todo o ano em áreas com escassez hídrica, caso do melão no semiárido brasileiro e da cana-de-açúcar no Centro-Oeste, onde a seca acontece sazonalmente. No Brasil – um dos dez países com maior área equipada para irrigação –, a prática é utilizada em 8,2 milhões de hectares. Equivalente a mais de 8 milhões de campos de futebol, essa área é preenchida por cultivo de arroz, café e cana, entre outros (os três são os mais comuns nesse sistema). Leia mais na reportagem.

Mega-Sena

 Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 e apostas podem ser feitas até às 19h — Foto: Marcelo Brandt/G1

O concurso 2.349 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 .

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*