Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
n o t í c i a s
Bom dia. Reportagem do G1 mostra a emissão de atestados falsos para furar a fila da vacinação. O depoimento de Dimas Covas esquenta a CPI. O adeus a Nelson Sargento. Bolsonaro mais uma vez tenta derrubar medidas estaduais contra a Covid. Vítima da tragédia de Brumadinho é identificada mais de dois anos depois.
- 🎧 Isenção no Enem, ONU de olho em Gaza e outros destaques: ouça o Resumão
- Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br/
Atestados falsos
Relatos de atestados médicos para a furar a fila da vacinação contra a Covid-19 proliferam na internet, mas os conselhos de medicina dizem que não registraram denúncias oficiais até agora.
Nas redes sociais, usuários dizem que familiares e amigos burlam regras para se vacinar, e médicos também relatam pressão para emitir laudos falsos. Apesar disso, todos os 27 conselhos regionais de medicina dizem que não receberam qualquer denúncia – e, portanto, também não abriram sindicâncias nem processos éticos. Profissionais dizem que essa atitude pode resultar em penalidades para paciente e médico.
Durante dois dias seguidos, o G1 acompanhou a oferta e emissão de documentos fraudados no centro de São Paulo. Os valores para conseguir furar a fila da vacina podem chegar a R$ 400 pelo kit completo. Para conseguir a imunização, além do atestado com a declaração da doença, também é possível apresentar um laudo médico ou receita da medicação. A ação foi filmada pela reportagem. Assista abaixo.
G1 flagra venda de atestados para pessoas que fingem ter comorbidades no Centro de SP –
Variante indiana
A entrada de um passageiro infectado com a variante indiana do coronavírus pelo maior aeroporto do país levantou um alerta para a fiscalização de barreiras sanitárias no Brasil. O prefeito de Guarulhos pediu ao governo federal o fechamento do aeroporto por 15 dias ou um plano para fortalecer a barreira sanitária. Um levantamento mostrou que os gastos da Anvisa na vigilância de portos e aeroportos foi o menor em 20 anos. O caso gerou um embate entre a agência e governo de SP, que culpou a Anvisa pela liberação do viajante. O homem mora no RJ e tomou outro voo após chegar da Índia. À noite, um novo caso da variante foi confirmado pela prefeitura de Juiz de Fora (MG). Agora são 8 no Brasil.
Situação da pandemia
O Brasil registrou mais 2.130 mortes e chegou a um total de 456.753. A média móvel indica tendência de estabilidade na comparação com 14 dias atrás. Mas as internações estão aumentando. Em SP, hospitais particulares já estão no limite de novo, com mais de 95% dos leitos ocupados.
O Assunto
A alta na mortalidade materna por Covid. Foram 1.204 óbitos, cerca de 60% deles em 2021. Médica recomenda vacinar rapidamente puérperas até 42 dias depois do parto e gestantes entre 14 e 28 semanas. Ouça a análise.
Bolsonaro x medidas restritivas
Sob o risco de um novo colapso nos hospitais, prefeitos e governadores estão apertando as medidas de isolamento, com fechamento do comércio e restrições à circulação. Em meio às novas regras nos estados, o presidente Jair Bolsonaro recorreu de novo ao STF para tentar derrubar os decretos. O novo pedido se refere a medidas tomadas em Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. Da outra vez, o ministro Marco Aurélio Mello rejeitou o pedido do governo. No ano passado, o Supremo decidiu que estados e municípios têm autonomia para tomar providências contra a pandemia.
Dimas Covas
Em depoimento à CPI da Covid, o diretor do Instituto Butantan tentou mostrar que a falta de empenho do governo e as atitudes de Bolsonaro prejudicaram a vacinação no Brasil. Dimas Covas disse que, se não houvesse atraso no fechamento do contrato da CoronaVac, o Brasil poderia ter sido o 1º país do mundo a iniciar a vacinação contra a Covid-19. Quem fez isso foi o Reino Unido, em 8 de dezembro. Veja os principais pontos do depoimento.
CPI da Covid: depoimento do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas – VÍDEO https://g1.globo.com/politica/video/cpi-da-covid-depoimento-do-diretor-do-instituto-butantan-dimas-covas-9552297.ghtml
A CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foi motivo de intensa disputa política entre o presidente e o governador de SP, João Doria (PSDB). Bolsonaro desdenhou a vacina ao longo de 2020 e chegou a dizer que o governo federal não a compraria. Na CPI, Dimas Covas afirmou que essas falas de Bolsonaro, os ataques à China ea lentidão do governo impediram a entrega de 100 milhões de doses até maio deste ano.
À CPI, Covas apresentou o contrato oferecido ao Ministério da Saúde em7 de outubro – uma versão parcial do documento acabou sendo firmada só em janeiro de 2021 ano e atualizada em fevereiro.
Análise
- Eliane Catanhêde: cúpula da CPI considera depoimento de Covas um dos melhores
- Camarotti: diretor do Butantan deixa Pazuello em situação delicada
- PAPO DE POLÍTICA: uma no cravo e outra na ferradura
Jogadores em balada clandestina
Blitz encerrou uma balada clandestina na Zona Leste de São Paulo, com mais de 100 pessoas, entre elas dois jogadores de futebol: o zagueiro equatoriano Arboleda, do São Paulo, e o atacante David Neres, que também defendeu o São Paulo, a seleção brasileira – disputou a Copa América de 2019 – e atualmente está no Ajax, da Holanda.
Vacinada 💉 e milionária 💰
Já imaginou ganhar um milhão de dólares após se vacinar? Foi o que aconteceu com uma jovem de 22 anos em Ohio, nos EUA. Abbigail Bugenske foi sorteada em um concurso promovido pelo governo do estado para estimular a população a se imunizar. Além de dinheiro, são oferecidas também bolsas de estudos para adolescentes.
Samba de luto
Nelson Sargento: músicas que marcaram a carreira
VÍDEO – https://g1.globo.com/pop-arte/video/nelson-sargento-musicas-que-marcaram-a-carreira-9552217.ghtml
Será cremado hoje no Rio de Janeiro o corpo do sambista Nelson Sargento. O autor de sucessos como”Agoniza mas não morre”, “Encanto da Paisagem” e “Falso Amor Sincero”morreu aos 96 anos após ser diagnosticado com Covid-19. O compositor e baluarte da Mangueira foi homenageado por nomes como Zeca Pagodinho, Neguinho da Beija-Flor e Alcione. Por causa da pandemia, a cremação ocorrerá em uma cerimônia fechada.
Obras inéditas
Lívea Mattos, nora e produtora de Nelson, contou ao G1 que, mesmo afastado dos palcos, o sambista não parava de criar.Ele deixa um CD de músicas inéditas com Agenor de Oliveira.
Assassinato no Carrefour
A viúva de João Alberto Freitas, homem negro morto por seguranças do Carrefour em Porto Alegre,firmou um acordo de indenização com a rede de supermercados. O valor não foi revelado. Milena Borges Alves, de 43 anos, está entre os oito familiares indenizados. O crime completou 6 meses e desencadeou uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial.
Brumadinho
Mais de dois anos após o rompimento da barragem de Brumadinho, da Vale, uma nova vítima foi identificada. Renato Eustáquio de Sousa, soldador e mecânico, foi identificado por meio de um fragmento de fêmur encontrado em janeiro. Dez pessoas ainda não consideradas desaparecidas.
Acidente em Noronha
Vídeos enviados ao G1 mostram o diretor de escola José Edvaldo da Silva momentos antes de morrer após mergulhar usando uma prancha puxada por um barco, em Fernando de Noronha (veja vídeo abaixo). A morte do turista de 52 anos chamou a atenção para o “plana sub”, um esporte aquático no qual o praticante mergulha com uma prancha puxada por um barco. Este vídeo explica como funciona. Segundo o criador da modalidade, o “plana sub” requer cuidado, e um erro pode ser fatal. José Edvaldo da Silva comemorava 30 anos de casado antes de morrer afogado durante o mergulho. Ele foi enterrado nesta semana em Ribeirão Branco (SP).
Vídeo mostra turista em Noronha momentos antes de mergulho que terminou com morte – VÍDEO https://g1.globo.com/pop-arte/video/nelson-sargento-musicas-que-marcaram-a-carreira-9552217.ghtml
Hit gospel
Casa Worship — Foto: Divulgação
Existe uma brincadeira que diz que, em Goiânia, se chacoalhar uma árvore, cai uma dupla sertaneja. Mas nem só do som da sanfona se faz música na região. Foi lá também que surgiu o Casa Worship, grupo que dá uma pegada pop rock para entoar louvores de igreja. “A casa é sua” é seu maior hit.
Lançada em 2019, a música foi ressignificada na pandemia e ganhou espaço fora das playlists de música cristã. Hoje, tem 270 milhões de views no YouTube. “Vimos o quanto as pessoas estão sedentas por palavras de esperança, de amor. Isso tem impulsionado nosso trabalho”, diz Julianny, uma das vocalistas.
Lives da semana
Barões da Pisadinha, Marília Mendonça, Gal Costa e mais shows para ver em casa.
Assédio na PM
Após deixar a carreira na Polícia Militar, Jéssica Paulo do Nascimento, de 28 anos, que denunciou um tenente-coronel por assédio sexual e ameaças de morte, diz que quer trabalhar com projetos para apoiar mulheres que viveram a mesma situação. Em entrevista ao G1, Jéssica conta que decidiu deixar a corporação porque foi perseguida após a denúncia. “Pensei que teria alguma paz, mas foi diferente. Sofri uma pressão muito difícil.”
DESTAQUE DO ESTADÃO
O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta sexta-feira.
O ‘ghosting’ da Saúde no Butantan em 2020
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, durante depoimento na CPI da Covid Foto: Gabriela Biló/Estadão
Dimas Covas afirmou na CPI da Covid que, após o episódio do “um manda, o outro obedece”, em outubro passado, houve uma “inflexão” nas conversas do Butantan com o Ministério da Saúde sobre a compra da Coronavac pelo governo federal. Porém, ele não detalhou a “inflexão”. Segundo a Coluna apurou, o instituto tomou um “ghosting”: interlocutores da Saúde com o Butantan passaram a atender menos as ligações; quando atendiam, pediam “compreensão”, falavam em dar “tempo ao tempo” e evitavam qualquer tipo de respostas diretas.
Se liga. Termo do mundo digital, “ghosting” é quando uma pessoa deixa de responder a mensagens e ligações, sem aviso.
Panos quentes. Só em dezembro a Saúde passou a retomar as conversas com o Butantan, discretamente. Como a Coluna revelou naquela época, Pazuello designou Airton Cascavel como emissário para o diálogo.
Ele não? Aliás, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tratou pouquíssimas vezes sobre vacina com o Butantan, assim como ocorreu com a Pfizer.
Ufa! Após o longo depoimento, Dimas Covas disse a interlocutores ter dado seu melhor: apresentou ofícios, fatos, cronogramas, não fez juízo de valor.
Esperança. Dirigentes do Butantan também ficaram satisfeitos com o depoimento de Dimas Covas. Com a CPI em andamento e Ministério da Saúde sob novo comando, a expectativa em torno da Butanvac cresceu. Acreditam que a novela da Coronavac não se repetirá.
Bem…. A CPI da Covid completa um mês com apoio de 70,7% nas redes sociais, de acordo com o IP Brasil, da agência .MAP.
…na fita. O perfil das manifestações sobre a CPI mostra claramente como ela é alvo de polarização entre os públicos de direita e de esquerda, que concentram 33,1% e 22,4%, respectivamente, das menções.
Ficou sem… Dois motivos levaram Paulo Caffarelli a renunciar ao cargo de CEO da Cielo. O primeiro deles: os sucessivos resultados ruins em sua gestão. No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido caiu 54% em comparação com o trimestre anterior.
…clima. O segundo motivo é político. Planalto e Ministério da Economia nunca esqueceram as “raízes petistas” de Caffarelli, que foi número dois de Guido Mantega na Fazenda no governo Dilma Rousseff. A Cielo é controlada por Bradesco e Banco do Brasil.
CLICK. O prefeito Ricardo Nunes citou a questão dos precatórios como exemplo da ajuda de Serra aos municípios: deu fôlego financeiro às contas das administrações.
In… O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu o apoio de José Serra na busca por verbas direcionadas à construção de um centro avançado de pesquisa e atendimento para o câncer 100% SUS.
…memoriam. O novo centro vai se chamar Bruno Covas, em homenagem ao prefeito morto recentemente. O senador do PSDB se comprometeu com o projeto.
SINAIS PARTICULARES.
Leonardo Euler de Morais,
presidente da Anatel
Vacina…. O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, viajará para os Estados Unidos entre 5 e 16 de junho, para uma missão ministerial e agenda de encontros com investidores para tratar de 5G.
…tour? Morais passará por Washington, Nova York e Miami. A piada em Brasília, onde nunca se perde a piada: aproveitará e fará o tour da vacina nos EUA?
PRONTO, FALEI!
O governador de Alagoas, Renan Filho Foto: Nilton Fukuda / Estadão
Renan Filho, governador do Alagoas: “O presidente da República tem dado péssimos exemplos: incentiva as pessoas a não usar máscara, desdenha de aglomeração e desvaloriza vacinas.”
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply