Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
· ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
· FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
· BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
· PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
· Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com
n o t í c i a s
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br
Vacina contra a Covid-19 no Brasil: saiba como está a vacinação hoje na sua cidade. O número de imunizados no país passa de 1 milhão, aponta consórcio de veículos de imprensa. O Ministério Público pede prisão do prefeito de Manaus por fraudes na vacinação. O Brasil registra 1.319 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassa 220 mil óbitos. Butantan cobra resposta do governo sobre novo lote da CoronaVac. Estado de SP quer atrasar 2ª dose para vacinar mais gente agora. E ‘O Assunto’ debate a ressurreição do auxílio emergencial.
Imunização no Brasil
Médico Alfredo Moutinho, de 69 anos, tomou a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca às 8h20 desta quarta-feira (27) — Foto: Reprodução/ TV Globo
A vacinação contra o coronavírus começou no Brasil em 17 de janeiro, com São Paulo. Todas as capitais brasileiras receberam do Ministério da Saúde doses das vacinas CoronaVac e de Oxford. Em seguida, a imunização começou em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Boa Vista.
O plano contempla inicialmente idosos que vivem em asilos, deficientes que vivem em asilos, trabalhadores da saúde e indígenas vivendo em terras indígenas.
Obalanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil nesta quarta (27) aponta que 21 estados e o Distrito Federal vacinaram 1.248.821 pessoas, segundo dados divulgados até as 20h. Os demais não divulgaram números consolidados de vacinação que representem todo o estado.
A informação é resultado de uma nova parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.
CoronaVac
Governo de São Paulo dá prazo para o Ministério da Saúde definir se vai comprar novo lote da CoronaVac
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo federal ainda não fez uma solicitação formal para o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac que está previsto no contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a instituição. Covas afirma que pode priorizar a produção da vacina para a exportação, caso o pedido não seja feito em breve.
Entenda o caso: o contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, com entrega até 30 de abril. Mas há a possibilidade de solicitação de outros 54 milhões, totalizando 100 milhões.
Pelo contrato, o Ministério da Saúde pode manifestar o interesse pelo segundo lote até 30 dias após a entrega de todas as doses do primeiro. Em nota, a pasta afirmou que “irá se pronunciar no prazo oficial do contrato”, que é 30 de maio.
Escassez de vacina
Prefeitura de São Paulo decide usar todas as vacinas disponíveis para aplicar primeira dose nos profissionais de saúde
O governo de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando autorização para usar todas as doses da CoronaVac disponíveis na primeira dose, sem reservar a metade para a segunda. Com isso, o governo paulista quer garantir que todos os profissionais de saúde tomem ao menos uma dose.
Até agora, a orientação do governo federal era para que os estados distribuíssem aos municípios só metade do lote de CoronaVac, para garantir a segunda aplicação. Cientistas ouvidos pelo Jornal Nacional dizem que atrasar a segunda dose não compromete a eficácia.
- Centro de Contingência do governo de SP recomenda ampliar intervalo entre doses da CoronaVac para mais de 28 dias
- Quanto tempo depois de tomar a vacina contra a Covid-19 estaremos imunizados?
Denúncias de irregularidades
Prefeito de Manaus, David Almeida, e secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe. — Foto: Divulgação
O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos.
De acordo com o MPE, houve fraude na fila de prioridades durante a campanha de vacinação e contratação irregular de dez médicos. Em nota, o prefeito David Almeida disse estar “profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária” do MP e informou que “ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis”.
Avanço da pandemia
Brasil ultrapassa os 220 mil mortos pela Covid-19
O Brasil registrou 1.319 mortes por Covid em 24 horas e ultrapassou os 220 mil óbitos pela doença. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.000.485 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Nove estados estão com alta nas mortes; veja os dados detalhados.
- Mesmo com recorde diário de mortes por Covid-19, governo de Minas autoriza funcionamento de todas as atividades não essenciais
- Curitiba decreta retorno de restrições da bandeira amarela; capital atingiu 100% nos leitos pediátricos de UTI do SUS nesta quarta-feira (27)
- Portugal suspende voos entre o país e o Brasil
- Variante brasileira já circula em 8 países, alerta OMS
- Estados definem volta às aulas, mas não determinam datas
O Assunto
O debate sobre a ressurreição do auxílio emergencial — no que deve dar essa disputa e com quais consequências para o país. Neste episódio, Renata Lo Prete recebe Ribamar Oliveira, colunista e repórter do jornal Valor Econômico, e Cecília Machado, professora da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas. Saiba mais.
Dinheiro do SUS
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu ampliar, de cinco para 10 dias úteis, o prazo definido para que o Ministério da Saúde informe uma posição oficial a respeito do uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19. O medicamento não tem eficácia comprovada contra o coronavírus, mas vem sendo comprado pelo governo federal e distribuído a estados e municípios.
Dentro desse prazo, o governo também deverá enviar ao TCU uma série de informações sobre o aplicativo TrateCOV, que recomendava o uso de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia para o chamado “tratamento precoce”.
Educação
Caderno de provas do Enem — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Saíram os gabaritos da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Duas questões foram anuladas — uma em ciências da natureza e outra em matemática — e não irão computar na nota final. Por causa do método de correção chamado TRI, não é possível calcular nota final com base no número de acertos. Os resultados individuais serão divulgados no dia 29 de março.
Veja o gabarito por dia e cor de prova.
Novos rumos
O presidente dos EUA, Joe Biden, assina atos executivos sobre meio ambiente, ao lado da vice-presidente, Kamala Harris, e do enviado especial presidencial para o Clima, John Kerry, na Casa Branca, na quarta-feira (27) — Foto: Mandel Ngan/AFP
Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta (27), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos. As medidas marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, Donald Trump.
“É um futuro de enormes esperanças e oportunidades. Trata-se de chegar ao momento de fazer face a esta ameaça máxima que temos agora perante nós, as mudanças climáticas, com um sentido maior de urgência. A meu ver, já esperamos muito tempo para lidar com esta crise climática. Não podemos esperar mais. É hora de agir”, disse o presidente ao anunciar as ações.
Novidades no ‘zap’
Biometria será exigida quando usuário tentar ler um novo QR Code para logar em um computador. — Foto: Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp anunciou que o login na versão web vai depender de uma autenticação biométrica nos celulares que possuem leitor de digital ou reconhecimento facial. Para vincular o WhatsApp Web ou Desktop à conta do app, será solicitado o desbloqueio biométrico (com reconhecimento facial ou impressão digital), antes da leitura do QR Code. A liberação por biometria será exigida somente no login da sessão. Saiba mais.
Moda dos games
Skins criadas pela Louis Vuitton para personagem de League of Legends, em 2019 — Foto: Divulgação
No mundo dos games, as skins enchem os olhos de jogadores e o faturamento de desenvolvedoras. Como o vestuário da vida real, elas servem para expressar identidade e deixar personagens mais atraentes nos jogos.
Já o mundo da moda demorou para sacar a convergência entre suas próprias aspirações e os desejos de gamers. Agora, corre atrás para se inserir no universo das roupas que só existem on-line, tentando, inclusive, criar um mercado em torno desse tipo de produto para além dos jogos. Veja como.
Previsão do tempo
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira
Futebol
Campeonato Brasileiro
19h: Bahia x Corinthians
20h: Grêmio x Flamengo
Leave a Reply