Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br/
n o t í c i a s
Bom dia. A CPI da Covid vota hoje requerimentos para convocar governadores e ex-prefeitos e acerta as voltas de Pazuello e Queiroga. De olho no céu: tem eclipse e superlua para ver a olho nu. Compras por delivery disparam em ano de pandemia. Live do G1 tira dúvidas sobre o Imposto de Renda. Variante P.4 é identificada em São Paulo.
- 🎧 OUÇA em 5 minutos os destaques desta quarta-feira
- Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br/
Agenda da CPI
Após encerrar um primeiro ciclo de depoimentos, a CPI da Covid vota hoje pedidos para convocar governadores e ex-prefeitos. Os aliados de Bolsonaro na comissão querem investigar suspeitas de desvios em estados e municípios. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), pretende votar mais de 200 requerimentos nesta semana. A pauta da CPI para hoje lista 42.
Algumas convocações que devem ser aprovadas:
- Arthur Weintraub, ex-assessor de Bolsonaro;
- governadores e prefeitos de locais onde há investigações de supostos desvios de recursos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19;
- integrantes do segundo escalão do Ministério da Saúde;
- reconvocações de Eduardo Pazuello e Marcelo Queiroga, atual ministro da Saúde.
Segundo Aziz, Pazuello precisa esclarecer contradições e mentiras e deverá enfrentar um clima diferente na CPI se dessa vez não conseguir um habeas corpus que permita a ele ficar em silêncio.
“As mentiras estão aparecendo, não sou eu que estou dizendo. São contradições. Agora, se o ministro vier para cá sem nenhum habeas corpus, não tenha dúvida de que não será da mesma forma como foi da última vez.”
Mayra contradiz Pazuello
Ontem, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, complicou complicou Pazuello ao contar na CPI que ele foi alertado sobre a falta de oxigênio em Manaus no dia 8 de janeiro, e não no dia 10, como afirmou o ex-ministro. Para a colunista Ana Flor, a “capitã cloroquina” colocou o general em maus lençóis. O vídeo expõe a contradição entre eles. Veja:
CPI da Covid: O que disseram Pazuello e Mayra sobre a crise de oxigênio no Amazonas – https://g1.globo.com/politica/video/cpi-da-covid-o-que-disseram-pazuello-e-mayra-sobre-a-crise-de-oxigenio-no-amazonas-9545947.ghtml
Leia também:
Cloroquina, OMS, TrateCov e Manaus: o que disse Mayra na CPI
O que é #FATO ou #FAKE nas declarações da secretária
E se você não viu, aqui vai um dos momentos mais insólitos da CPI até agora. Pênis ou tênis? Um áudio de Mayra exibido na CPI confundiu os senadores. Assista e entenda a confusão:
VÍDEO: Mayra Pinheiro afirma que Fiocruz tinha ‘pênis’ inflável na porta da instituição – https://g1.globo.com/politica/video/video-mayra-pinheiro-afirma-que-fiocruz-tinha-penis-inflavel-na-porta-da-instituicao-9546015.ghtml
Gabinete paralelo
Entenda em O Assunto quem é quem no gabinete paralelo, após diferentes depoimentos à CPI da Covid identificarem personagens que Jair Bolsonaro ouviu e seguiu. Ouça o podcast:
Enquanto isso…
O Brasil contabiliza 452.224 mortes e 16.195.981 casos de Covid-19. Ontem foi o sétimo dia de estabilidade da média móvel na comparação com 14 dias atrás.
Variante P.4
O pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior anunciou, a descoberta da P.4, uma nova variante do coronavírus identificada no interior São Paulo.
Ainda não é possível saber se a variante é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus “comum”.
Rei vacinado
Roberto Carlos recebe a 2ª dose da vacina contra a Covid no Rio — Foto: Reprodução/Instagram
O cantor Roberto Carlos recebeu a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, em um posto de vacinação drive-thru no Rio de Janeiro. O artista de 80 anos chegou dirigindo seu carro e gravou o momento da aplicação do imunizante.
“Vacina sim. É isso ai. Todo mundo tem que vacinar, por favor”, disse o artista.
Eclipse e superlua de sangue 🌝
Se você está lendo isso antes das 6h47 do horário de Brasília, há grandes chances de conseguir acompanhar o eclipse que acontece nesta quarta de manhã (26). Ao amanhecer, Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. O fenômeno pode ser visto a olho nu em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre, que promete ostentar a chamada “lua de sangue”, nome que se refere à sua cor avermelhada. Entenda o que causa esse fenômeno.
A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.
Boom do delivery
O hábito de pedir comida por aplicativo chegou aos lares brasileiros para ficar. É o que mostra um levantamento da CNDL/SPC Brasil, que aponta a comida por delivery e supermercado online no pódio das categorias que mais cresceram no comércio eletrônico. Segundo a pesquisa, 54,80% dos internautas compraram comida por delivery nos últimos 12 meses. Por outro lado, houve forte queda na compra de ingressos e viagens.
Acelerado pela pandemia, o salto das compras online no último ano antecipou uma tendência de consumo programada para ocorrer somente para daqui a 20 anos. O estudo ainda explica como o novo comportamento de consumo deve ter impacto direto no varejo brasileiro, levando em conta o peso das compras de supermercado no setor.
🦁 Reta final
Termina na segunda (31) o prazo para declarar o Imposto de Renda. Ainda não fez? Hoje tem a última live do G1 para tirar dúvidas. Começa às 19h. Se você tem perguntas, mande aqui.
Mega-Sena
O concurso 2.375 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 80 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h, na cidade de São Paulo.
Como vivem os loucos das plantas?
Já imaginou ter mais de 1.200 plantas em um apê? O G1 conversou com ‘loucos das plantas’ que aderiram à moda antes e durante a pandemia para entender como surgiu o conceito de Urban Jungle e quais são as peculiaridades de cultivar uma mini floresta dentro de casa.
DESTAQUE DO ESTADÃO
O destaque de hoje, fica por conta da jornalista Eliane Catanhede, em sua coluna desta quarta-feira. Confira…
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Aras tenta afastar Moraes do caso Salles – Procurador-geral defende redistribuição da investigação na Corte; ministro do STF autorizou operação contra titular do Meio Ambiente
O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou nesta terça-feira, 25, ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para afastar o ministro Alexandre de Moraes da investigação sobre exportação ilegal de madeira cujo principal envolvido é o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na semana passada, com autorização de Moraes.
No ofício para Fux e numa petição direta para Moraes, Aras defende que essa operação da PF, chamada de Akuanduba, seja redistribuída a um outro ministro, por sorteio, ou vá direto para a ministra Cármen Lúcia, que já é responsável por uma ação conexa: a denúncia do delegado Alexandre Saraiva, ex-superintendente da PF no Amazonas, de que Salles obstruiu a maior investigação ambiental em favor de quadrilhas de madeireiros.
A dúvida que perpassa tanto a PGR quanto o próprio Supremo é como a Operação Akuanduba, aberta pela Polícia Federal após denúncia do governo dos Estados Unidos, foi parar com Alexandre de Moraes. Circula, inclusive, uma provocação entre ministros e procuradores: foi Moraes quem “escolheu” a PF, ou a PF quem “escolheu” Moraes”? O delegado Franco Perazzoni é o responsável pela operação, que resultou em quebra de sigilos bancário e fiscal, além de buscas em endereços residenciais e funcionais de Ricardo Salles.
A acusação que circula de boca em boca contra o delegado e o ministro Alexandre de Moraes é de que eles teriam agido em comum acordo, “atropelando”, simultaneamente, tanto o procurador-geral da República quanto o presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia e o próprio diretor-geral da PF, Paulo Gustavo Maiurino. Antes mesmo da reação de Aras, Maiurino já havia encaminhado ao Supremo uma proposta de regulamentação limitando a autonomia de delegados para iniciar investigações de ministros e outras autoridades com foro.
No ofício encaminhado a Fux e na petição para Moraes, Augusto Aras enfatizou o que ele considera violação ao princípio do juiz natural (que seria Cármen Lúcia) e alega que, além da competência prevista em lei, o juiz, ou, nesse caso, o ministro do Supremo, deve ser imparcial, distante das motivações tanto do alvo quanto do promotor da ação.
Aras se irritou ao saber pela imprensa da busca e apreensão em endereços de Ricardo Salles, do presidente afastado e de ex-diretores do Ibama, quando o correto, na opinião da PGR e de ministros do próprio Supremo, seria pedir a manifestação prévia da Procuradoria antes de determinar uma ação com esse peso contra um ministro de Estado.
Deputado
A suspeita, não assumida publicamente, é de que Alexandre de Moraes teria “bypassado” Aras numa espécie de retaliação à posição do procurador-geral no caso da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Moraes determinou a prisão em flagrante do deputado bolsonarista por ataque às instituições e por ameaçar ministros do próprio Supremo. O parecer de Aras, porém, foi contrário à medida, alegando que parlamentar com mandato só pode ser preso com autorização expressa da Câmara dos Deputados – o que não havia sido considerado.
Há registro de que a ministra Cármen Lúcia também teria reclamado com Fux e reivindicado a relatoria, alegando que ela é a “ministra preventa”. Além disso, causou estranheza na PGR e em gabinetes do Supremo a cronologia das decisões: Moraes assinou a autorização de busca e apreensão para a Polícia Federal no dia 12 de maio, mas ele só teria recebido toda a documentação da PF com as justificativas para a decisão no dia seguinte, 13 de maio.
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply