Bom dia. Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
Bom dia. A chegada da variante indiana traz novas preocupações ao Brasil. Especialistas alertam que a vacinação pode terminar só em 2023. Após dois dias de depoimento, Pazuello é eleito “campeão da mentira” na CPI. Palestinos festejam nas ruas de Gaza o cessar-fogo entre Hamas e Israel. Uma nova crise migratória expõe o drama dos refugiados. E veja dicas para evitar a dor nas costas em tempos de home office.
Vacinação se tornou desafio
Após quatro meses de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, apenas 39% dos idosos acima de 60 anos foram vacinados com as duas doses. Dados mostram que ainda falta muito para idosos acima de 60 anos serem completamente imunizados e expõem um desafio de ampliar cobertura vacinal no país. Especialistas temem terceira onda e listam falta de imunizantes e de campanha nacional como entraves. Eles apontam que, no ritmo atual, a vacinação de adultos só será concluída em 2023.
Variante indiana
A confirmação dos primeiros casos da variante indiana do coronavírus aumenta o alerta no Brasil. São seis tripulantes de um navio ancorado no Maranhão. Um deles foi internado em São Luís. A embarcação saiu da Malásia e passou pela África do Sul.
A linhagem B.1.617 é fruto de mais uma mutação que pode ter deixado o vírus mais transmissível e parece contribuir para o agravamento da pandemia na Índia, que bateu recordes de mortes nos últimos dias.
Em São Paulo, especialistas já alertam para a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19. A Secretaria de Saúde da capital paulista pediu que a Anvisa imponha novas barreiras sanitárias nos aeroportos de Congonhas e Cumbica.
O Brasil chegou ontem a 444 mil mortes pela Covid-19.
“Campeão das mentiras”
Um, dois, três, quatro, cinco… 14. Catorze foi o número de vezes que, segundo Renan Calheiros (MDB-AL), o ex-ministro Eduardo Pazuello mentiu na CPI da Covid. Renan é relator da comissão e elegeu Pazuello o “campeão das mentiras” até aqui. “O Pazuello fez o negacionismo do negacionismo”, disse. Veja a contagem:
VÍDEO – Renan aponta contradições em depoimento de Pazuello: ‘É a negação do negacionismo’
No 2º dia do depoimento, Pazuello tentou mais uma vez blindar Bolsonaro quando foi questionado sobre os três fatores que ajudam a entender por que o Brasil se tornou um dos piores exemplos do mundo no combate à pandemia: a falta de medidas sanitárias adotadas em âmbito federal, a demora para comprar vacinas e a promoção do uso indiscriminado da cloroquina. Sobre a crise do oxigênio de Manaus, o ex-ministro jogou a culpa na empresa fornecedora e no governo do Amazonas.
Hacker? Num dos momentos mais insólitos, Pazuello culpou um hacker pela divulgação do aplicativo TrateCOV, que recomendava a pacientes com sintomas da Covid-19 o chamado “tratamento precoce”, com medicamentos sem eficácia contra a doença. O TrateCOV foi lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde em janeiro e saiu do ar poucos dias depois, após a má repercussão. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), não perdoou: “O hacker é tão bom que conseguiu colocar uma matéria extensa [sobre o aplicativo] na TV Brasil”.
O Assunto
Podcast analisa o que têm em comum a CPI, as boiadas que passam e 2022. OUÇA:
Papo de Política
Podcast fala sobre mais uma semana de CPI, te conta como reunião na casa de Omar Aziz ajuda a ‘acalmar’ Renan Calheiros, e como a operação policial envolvendo Salles acabou expondo uma crise de desconfiança em Brasília. OUÇA:
Mortos no Jacarezinho
A operação policial mais sangrenta da história do RJ, com 28 mortos no Jacarezinho, expôs também a precariedade no IML, que faz a necropsia dos corpos. Com apenas 12 legistas, a unidade que atende toda a cidade ficou sobrecarregada após a operação, no dia 6, e precisou chamar quem estava de folga e de férias. Leia a reportagem.
Cessar-fogo em Gaza
Palestinos em Gaza comemoram o cessar-fogo entre Hamas e Israel — Foto: Mohammed Salem/Reuters
Está valendo desde ontem à noite um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Palestinos saíram às ruas para comemorar a trégua, que foi mediada pelo Egito e se concretizou após pressão internacional. O presidente dos EUA, Joe Biden, abandonou a postura passiva e passou a pedir ao aliado Benjamin Netanyahu, premiê de Israel, a “desescalada” do conflito. Em menos de duas semanas, 244 palestinos e 12 israelenses foram mortos.
Maré humana
Garoto migrante nada, com garrafas de plástico para não se afogar
O vídeo de um garoto que chegou nadando ao enclave espanhol de Ceuta, no norte da África, é o símbolo de uma nova crise migratória. O rapaz usa garrafas de plástico para não se afogar, chega à praia chorando e é escoltado por militares. Assista acima.
A onda de 8 mil pessoas que chegaram a nado e a pé a Ceuta vem arrastando uma crise migratória entre Marrocos e Espanha. Nos últimos dias, circularam imagens chocantes de homens e mulheres – pelo menos 850 crianças e adolescentes – resgatados no mar. Na terça (18), um bebê foi salvo.
- Sandra Cohen: o que explica essa nova avalanche de refugiados
#sextou
Israel e Rodolffo, Thiaguinho, Chitãozinho e Xororó e mais shows para ver em casa. Confira a agenda de lives.
Olivia
A capa de ‘Sour’, álbum de Olivia Rodrigo — Foto: Divulgação
Olivia Rodrigo é a maior revelação da música pop em 2021. E “Sour”, seu álbum de estreia, é angustiado e irresistível. A cantora de 18 anos de origem filipina foi revelada em produções da Disney e bateu recordes com o primeiro single, “Drivers license”. Agora, convence com um disco cheio de letras azedas e irônicas sobre o ex-namorado.
Kevin
MC Kevin morreu no domingo (16), aos 23 anos, após cair do 5º andar no hotel em que estava hospedado, no Rio. O músico vivia em São Paulo e viajou para fazer um show não autorizado. A partir do depoimento de quatro testemunhas, o G1 reconta como foi o fim de semana de Kevin, da saída de São Paulo ao momento do acidente.
Rita Lee
A cantora Rita Lee, de 73 anos, descobriu um tumor no pulmão durante exames de rotina. Ela está em casa e iniciará um tratamento com imunoterapia e radioterapia. Beto Lee, filho mais velho, postou: “We will survive” (nós vamos sobreviver).
Iceberg à deriva
As imagens abaixo mostram a placa de gelo imensa, com três vezes o tamanho da cidade de São Paulo, que se desprendeu na Antártica. É o maior iceberg do mundo. E está à deriva.
Placa de gelo se desprende de plataforma na Antártica e se torna maior iceberg do mundo
SOS mães de planta
Sua planta anda meio murchinha? Mudou de cor? Pode ser só sede. Ou algo mais sério. Para tirar as dúvidas, ouvimos especialistas que deram dicas de como identificar se a planta está doente e de como recuperá-la. Uma delas é o “truque do balde”. Aprenda aqui.
Dor nas costas
Entre muitas outras coisas, a pandemia também agravou as dores nas costas de muita gente. Pessoas que se movimentavam para ir ao trabalho e nas atividades do dia a dia agora passam horas encurvadas em escritórios improvisados dentro de casa. Sem falar na tensão acumulada. Para prevenir problemas mais sérios, médicos indicam alongamento e alertam para o perigo de permanecer muito tempo sentado ou deitado durante o dia. Veja o que fazer.
Futebol
Palmeiras e São Paulo ficaram no 0 a 0 no primeiro jogo da final do Paulistão. O campeão sai no domingo (23). Renato Gaúcho recusou a proposta para ser técnico do Corinthians. E a Colômbia não vai mais sediar a Copa América deste ano. O motivo são os protestos que tomaram conta do país. A tendência é que os jogos sejam transferidos para a Argentina.
DESTAQUE DO ESTADÃO
O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta Sexta-feira. Confira…
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Luiza Trajano ‘torce’ por nome que diminua a ‘polaridade’
Foto: Felipe Rau/Estadão
Sonho edulcorado dos partidos para ser candidata a presidente ou ocupar o posto de vice em uma chapa presidencial, Luiza Trajano disse estar “torcendo muito para que a gente tenha alguém que possa diminuir essa polaridade”. A empresária se referia, em live do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree), ao atual espectro eleitoral, ocupado em uma das pontas por Jair Bolsonaro e na outra por Lula. A “torcida” dela na direção da terceira via é um balde de água fria no PT, que trabalha para ter a empresária ao lado de Lula.
Outra… Ao lado de Fernando Henrique Cardoso, do ex-ministro Raul Jungmann e do advogado Walfrido Warde, a dona do Magazine Luiza afirmou: “Não vou ser candidata a presidente. Eu nunca pertenci a partido, mas eu sempre luto pelo Brasil”.
…via. Sobre sua posição no espectro político, Trajano declarou: “É interessante que, quando eu sou a favor do Bolsa Família, e eu não saio do sertão, sou esquerda. Quando sou a favor da privatização, sou direita. É muito interessante que você começa a levar rótulo”.
Lulou? No mesmo evento, FHC reiterou: se sobrarem Lula e Bolsonaro, ele fica com o petista.
Entre nós. Omar Aziz (PSD-AM) tem dito a interlocutores que, por ora, não vê mesmo necessidade de ajuda da Polícia Federal nos trabalhos da comissão.
Freelancer. O presidente da CPI da Covid disse que pode pedir ajuda aos senadores egressos da corporação: Fabiano Contarato (Rede-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-ES).
Como é? Apesar de ter dito que nunca recusou ajuda do governo federal, a intervenção em Manaus não era bem vista pelo governador Wilson Lima. Segundo aliados dele, a proposta partiu da oposição no Amazonas e tinha caráter político.
Viva o SUS! Médico, Otto Alencar (PSD-BA) tem dito que atendeu Pazuello “pelo SUS” na CPI: de graça.
SINAIS PARTICULARES.
Otto Alencar, senador (PSD-BA)
Kleber Salles
Sem… No segundo dia do depoimento de Eduardo Pazuello, a chapa deu uma esquentada sob os pés do ex-ministro, mas, no geral, ele não comprometeu Bolsonaro, avaliam os governistas e até oposicionistas.
…explicação. Ficaram pontas soltas, claro. Pazuello afirmou que o artigo facilitador da compra da vacina da Pfizer foi excluído por falta de “consenso”, quando todos os ministros haviam aprovado a primeira versão do texto (minuta).
Diz aí. Depois, com a assinatura de Jair Bolsonaro, o trecho saiu. Faltou o ministro dar nome aos bois: quem discordou e por quê?
Aff. Já tem senador se queixando de que há colegas mais interessados em fazer cena do que perguntar.
Palanque. Silas Malafaia disse à Coluna que, se for à CPI, contará sobre todas as conversas que teve com o presidente sobre “Pfizer, Coronavac, cloroquina, lockdown, dinheiro enviado para governadores e prefeitos”. A probabilidade de o pastor ser mesmo chamado, porém, é baixa.
CLICK. Karim Miskulin, do Grupo Voto, e o ministro Tarcísio de Freitas, no seminário Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria de Resíduos Sólidos.
Coluna do Estadão
Alô, ministro. Enquanto a Câmara aprovava a MP da Eletrobrás na quarta-feira, 19, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estava no Espírito Santo, visitando indústrias da cadeia produtiva de rochas ornamentais.
PRONTO, FALEI!
José Luiz Penna. FOTO: DENISE ANDRADE/ESTADÃO
José Luiz Penna, presidente nacional do PV: “Operação da PF ocorreu justamente na semana que marca um ano do primeiro pedido de impeachment que o PV apresentou para afastar Ricardo Salles.”
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply