20 de maio, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA

Foto: Estadão

Bom dia. Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br

n  o  t  í  c  i  a s 


Hoje tem a segunda parte do depoimento de Pazuello na CPI. Entenda as investigações sobre Ricardo Salles, que ontem foi alvo de buscas da PF. A Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, e o texto segue para o Senado. Guerra sem fim: o premiê de Israel descarta cessar-fogo com o Hamas. Maior iceberg do mundo à deriva. Um bebê nasce em Santa Catarina já com anticorpos contra o coronavírus. E o álbum póstumo de MC Kevin.

  • 🎧 Fim da greve no metrô de SP, ‘cemitério’ da Covid em rio da Índia: ouça o Resumão

Pazuello: Parte II

Ninguém esperava, mas o depoimento de Eduardo Pazuello na CPI da Covid terá um segundo episódio. O ex-ministro volta ao Senado agora de manhã, com transmissão ao vivo no G1. Ontem, Pazuello deixou a comissão durante o intervalo, no fim da tarde. O senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que ele passou mal e teve uma síncope vasovagal. Entenda o que é.

Durante o depoimento, Pazuello tentou blindar o presidente Jair Bolsonaro e disse que jamais recebeu ordens para frear a compra da CoronaVac. Também negou ter ignorado as ofertas de vacinas da Pfizer e revoltou alguns senadores ao falar do colapso do oxigênio em Manaus. Para integrantes da CPI, o depoimento foi recheado de mentiras e contradições.

Assista aos principais momentos no vídeo abaixo:

CPI da Covid: Depoimento do ex-Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

CPI da Covid: Depoimento do ex-Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello – VÍDEO – https://g1.globo.com/politica/video/cpi-da-covid-depoimento-do-ex-ministro-da-saude-eduardo-pazuello-9530672.ghtml

OUÇA abaixo a análise do podcast O Assunto: “A voz de Bolsonaro na CPI”.

Leia também:

Com o ajuste no calendário da CPI, quem ganhou tempo foi Mayra Pinheiro, secretária do ministério conhecida como “capitã cloroquina”. O depoimento dela ficou para a semana que vem.

Privatização da Eletrobras

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite, por 313 votos a 166, uma medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras. O texto segue agora para o Senado.

Salles sob suspeita

Ricardo Salles, o ministro do Meio Ambiente, foi alvo de buscas da PF ontem e chamou a operação de “exagerada”. Mas a investigação aponta movimentações suspeitas de R$ 14 milhões ligadas ao escritório de advocacia do qual ele é sócio. Veja aqui os detalhes. A polícia mira um suposto esquema de exportação ilegal de madeira com aval de Salles. O presidente do Ibama, Eduardo Bim, foi afastado. A operação foi autorizada por Alexandre de Moraes, ministro do STF.

Guerra sem fim

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ontem que levará adiante a ofensiva em Gaza. O premiê ignorou a pressão internacional e até mesmo os apelos do aliado Joe Biden (que defendeu timidamente um cessar-fogo com o Hamas). Netanyahu diz que a prioridade é a segurança de Israel. Em quase duas semanas de conflito, bombardeios em Gaza mataram mais de 200 palestinos. Do lado israelense, mísseis do Hamas deixaram 12 mortos.

Números da pandemia

Após 8 dias em queda, a média móvel de mortes aponta agora estabilidade. Com 2,4 mil óbitos novos óbitos, o total passou de 421 mil. Mapa mostra situação em cada estado. Mais de 40 milhões tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É quase 20% da população. Os números são do consórcio de veículos de imprensa.

Vacinação em SP

A Prefeitura de São Paulo antecipou para esta quinta vacinação contra Covid de pessoas acima de 45 anos com comorbidades. Também serão vacinadas pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC. Calendário estadual prevê vacinação para estes grupos a partir de sexta-feira.

E levantamento do G1 aponta que pelo menos 18 cidades da Grande São Paulo estão exigindo documentos diferentes dos previstos no Plano Estadual de Imunização (PEI) para vacinar pessoas com comorbidades. Moradores relatam dificuldade para comprovar doenças preexistentes.

Colapso na Índia

São chocantes as imagens das centenas de corpos que estão se acumulando nas águas e nas margens do rio Ganges, o mais sagrado da Índia (veja no vídeo). Há semanas o país vive um colapso sanitário causado pela Covid-19. Números oficiais apontam 275 mil mortes, mas é certo que há uma enorme subnotificação. O “cemitério” do Ganges, onde os corpos são enterrados e cremados por familiares, é um forte indício disso.

VÍDEO: Rio Ganges vira 'cemitério' com corpos flutuantes ou enterrados às margens

VÍDEO: Rio Ganges vira ‘cemitério’ com corpos flutuantes ou enterrados às margens – https://g1.globo.com/mundo/video/video-rio-ganges-vira-cemiterio-com-corpos-flutuantes-ou-enterrados-as-margens-9530609.ghtml

Dose de esperança

Exames apontaram que Enrico tem no sangue anticorpos contra o coronavírus — Foto: Talita/Arquivo Pessoal

Exames apontaram que Enrico tem no sangue anticorpos contra o coronavírus — Foto: Talita/Arquivo Pessoal

Nasceu em Tubarão, Santa Catarina, um bebê que já tem anticorpos no sangue contra o coronavírus. Enrico é filho de Talita, médica que trabalha em um posto de saúde e foi vacinada quando estava com 34 semanas de gestação. “Ficamos emocionados. É uma dose de esperança a todos”, diz a mãe.

Maior Iceberg do mundo

O iceberg A-76 tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e área total de 4.320 km² — Foto: ESA / via AFP Photo

O iceberg A-76 tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e área total de 4.320 km² — Foto: ESA / via AFP Photo

Iceberg três vezes maior que a cidade de São Paulo se separa na Antártica, está à deriva e se torna o maior do mundo. Gigantesco bloco de gelo tem 170 km de comprimento por 25 km de largura e área total de 4.320 km². A capital paulista tem 1.521 km².

Investimento no Brasil

Investimento no Brasil tem pior década em 50 anos. Taxa do país deve ser uma das menores do mundo em 2021. Levantamento da FGV mostra que a taxa média de investimento foi de apenas 17,7% do PIB entre 2011 e 2020, bem abaixo dos picos de 21,9% dos anos anos 70 e 80.

Greve suspensa

Os metroviários de São Paulo suspenderam a greve e voltam ao trabalho. Ontem, a paralisação causou longas filas no terminais de ônibus e trânsito recorde na cidade.

Bolada

A Mega-Sena acumulou e pode pagar R$ 48 milhões no sábado (22). Ontem, a Quina saiu para 72 apostas. Confira as dezenas.

Álbum póstumo

MC Kevin deixou um álbum pronto que virou um lançamento póstumo e sai nesta sexta-feira (21). “Passado e presente” tem dez faixas inéditas do cantor, que morreu aos 23 anos após cair do 5º andar de um hotel no Rio. O G1 ouviu duas músicas reflexivas e intensas, nas quais Kevin lembra o passado em que chegou a passar fome e teve ajuda dos vizinhos, fala sobre a superação com o funk, faz críticas sociais e também cita amigos falsos. Vejas as letras.

Bin Laden ‘censurado’

Lembra do MC Bin Laden? Aquele que estourou em 2015 com “Tá tranquilo, tá favorável”. Hoje com 26 anos, ele faz planos para voltar ao “funk de quebrada”. Em entrevista ao G1, Bin Laden conta que não teve muitos trabalhos na pandemia, mas que aproveitou para focar em novos trabalhos. Após emagrecer 40 kg, ele fala sobre a “pressão estética” que enfrenta. Leia a entrevista.

‘Army of the dead’

Filme de Zack Snyder estreia nesta sexta-feira. Ao G1, diretor fala sobre paixão por zumbis e super-heróis e o que o motiva a buscar novos projetos.

Libertadores

Flamengo empatou com a LDU e garantiu vaga nas oitavas. O time carioca jogou a maior parte do jogo com um jogador a menos, pois Willian Arão foi expulso no primeiro tempo. O Atlético-MG venceu o Cerro Porteño no Paraguai e tem a melhor campanha do torneio. E o River Plate viveu noite histórica: mesmo com um volante no gol e sem reservas, bateu o Santa Fe. Clique aqui para ver a classificação e os jogos de hoje.

São Paulo e Palmeiras iniciam esta noite a decisão do Paulistão. O segundo jogo será realizado no domingo.

DESTAQUE DO ESTADÃO

O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta quinta-feira. Confira…

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Com Salles na mira, a dupla ajuda de Pazuello

O governo e os governistas comemoraram duplamente a performance de Eduardo Pazuello na CPI: botou um muro no caminho mais curto até o clã Bolsonaro e dividiu as atenções da imprensa e dos brasileiros com a operação da PF que mira o ministro Ricardo Salles. “Dia D”, por ora, frustrou quem tinha expectativas de um depoimento quente e cheio de novidades. Para a cúpula da CPI, o ex-ministro da Saúde estava bem preparado e confiante (até demais), escorado na possibilidade de se calar com o habeas corpus concedido pelo Supremo.

Menos mal. A visão do Planalto é mais ou menos esta: melhor as atenções estarem voltadas para Pazuello porque o desgaste da CPI está precificado e não comove o bolsonarista raiz. Já as graves suspeitas contra Salles atingem em cheio o discurso anticorrupção….

Melhor… Senadores da cúpula da CPI da Covid esperam que Ricardo Lewandowski não conceda mais o antídoto às próximas testemunhas. Acham que deixou Pazuello soltinho demais…

…não. Um astuto observador do STF diz: o habeas corpus de Pazuello não o autorizou a desacatar os senadores. Ou seja, é melhor o general baixar a bola.

Suave… Do entorno de Pazuello: o desempenho dele foi nota dez. Não perdeu a cabeça, deu respostas atravessadas que renderam material para as redes bolsonaristas e só não respondeu a uma pergunta.

…na nave. Para o segundo tempo hoje, aliados do general acham que a pegada será mais do mesmo.

Na… Além de apontar como mentira a declaração de Pazuello de que só faltou oxigênio em Manaus por três dias, Eduardo Braga (MSD-AM) disse que, se o general não recebeu dirigentes de empresas que produzem vacinar, “cometeu crime contra o País”.

… mira. “A gestão dele foi quando morreu o maior número de pessoas, exatamente por falta de vacinas”, disse à Coluna. Ademais, classificou como “morno” o depoimento no geral. A ver como o general de sairá hoje.

SINAIS PARTICULARES.
Flávio Bolsonaro, 
senador (Republicanos-RJ)

Kleber Salles

Zoeirinha. Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é o típico aluno da “turma do fundão” na CPI: só na aparece para tumultuar.

Vixe! Não passou despercebido por colegas de carreira de Ernesto Araújo o tratamento diferenciado que o ex-chanceler teve em comparação a Pazuello. O que foi visto como desrespeito por alas do Itamaraty.

CLICK. Rodrigo Maia fez uma visita ao governador do Maranhão, Flávio Dino. “Continuamos juntos na tese de amplo diálogo para derrotar Bolsonaro”, afirmou Dino.

Reprodução/Instagram

Como? Secretários municipais de Saúde do Estado estranharam o anúncio do governo paulista de flexibilizações nas regras de restrição à circulação de pessoas: os índices de ocupação de leitos de UTI e de contágio ainda estão em patamares altos nas cidades.

Pé no… Presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), Natalia Pasternak diz que a flexibilização em São Paulo, “com a chegada do inverno e números ainda expressivos de casos e óbitos, pode ser um tiro no próprio pé”.

…freio. “Não é momento de relaxar, mas de intensificar as medidas, com boas campanhas para evitar aglomerações e uso de máscaras”, afirma a cientista.

Cobiçado. Presidente do PSL-SP, Júnior Bozzella recebeu convite para integrar o PSDB e o MDB. Almoçou com João Doria ontem, 19. “Nossa sigla não deve se colocar nessa posição vulgar e fisiológica de querer vender caro um possível apoio ao bolsonarismo”, disse, sobre a reaproximação do PSL com o clã.

Business. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que o acordo de livre comércio Brasil-Chile, na pauta da Câmara nesta semana, garante a empresários brasileiros acesso a um mercado de compras públicas no Chile estimado em US$ 11 bilhões por ano, incluindo a possibilidade de vendas para 43 entidades do governo central no país vizinho.

PRONTO, FALEI!

José Cruz/Agencia Brasil

Márcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima: “Brasil, 2021. Ninguém sabe se o ministro do Meio Ambiente vai terminar a semana no cargo, demitido ou preso”, sobre operação da PF contra Ricardo Salles.


Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  
www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*