Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
n o t í c i a s
Bom dia. A médica Nise Yamaguchi vai à CPI da Covid explicar gabinete paralelo da Saúde e proposta de mudar bula da cloroquina. O IBGE divulga o resultado do PIB no 1º trimestre. O impasse da Copa América no Brasil. Ricardo Salles na mira do Supremo. Ministro da Educação diz que Enem 2021 será em novembro. Termina o prazo para entregar o Imposto de Renda. Empresário de artistas explica a crise do sertanejo.
Economia
Sai às 9h o resultado do PIB, que mostrará como foi o desempenho da economia brasileira no início do ano, entre janeiro e março. Em 2020, o PIB encolheu 4,1%, em consequência principalmente da pandemia. Foi o pior resultado anual desde 1996, quando começou a série histórica. Agora, analistas esperam dados positivos. O IBC-Br, índice do Banco Central considerado uma “prévia” do PIB, teve alta de 2,3% no trimestre.
CPI da Covid
Hoje é a vez de Nise Yamaguchi depor na CPI da Covid. Defensora do chamado “tratamento precoce” por meio da cloroquina, a médica é peça-chave para esclarecer como surgiu a ideia de mudar a bula do medicamento para que fosse utilizado no tratamento de Covid. Estudos já comprovaram que a cloroquina é ineficaz contra a doença.
Segundo o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, foi Nise quem apoiou a proposta discutida no Palácio do Planalto. À CPI, Barra Torres disse que só a agência reguladora pode modificar uma bula, desde que solicitado pelo detentor do medicamento registrado. O diretor da Anvisa também disse que reagiu “de forma deselegante” à ideia levantada durante a reunião que relatou (assista abaixo).
Gabinete paralelo
Os senadores também esperam que o depoimento de Nise esclareça as ações de um gabinete paralelo da Saúde, formado pela médica e outras figuras que teriam aconselhado o presidente Jair Bolsonaro nas ações sobre a pandemia.
O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), diz que a comissão já serviu para provar a existência de reuniões do governo com o gabinete, assim como a recusa da compra de vacinas. Agora, os senadores querem investigar a ligação entre essa assessoria e a disseminação de informações falsas sobre a Covid.
Nise Yamaguchi, Osmar Terra, Carlos Wizard e outros: veja no vídeo abaixo quem é quem no gabinete paralelo.
Jogando com o perigo
Em meio a alertas da uma 3ª onda de Covid e à chegada da variante indiana, o país foi pego de surpresa com a notícia de que pode sediar a Copa América em duas semanas. Primeiro a Conmebol anunciou que o Brasil havia se oferecido para receber a competição e até agradeceu Bolsonaro. Horas depois, alguns governadores se recusaram a receber jogos em seus estados.
No fim da tarde, Luiz Eduardo Ramos, o ministro da Casa Civil, disse que a decisão ainda não estava tomada e que deve bater o martelo hoje. Segundo ele, o governo incluiu, como condição para receber o evento, a vacinação de todos os integrantes das delegações e a realização de jogos sem público.
Histórico
Os jogos seriam na Colômbia e na Argentina, mas manifestações diárias contra o governo colombiano e a piora da pandemia na Argentina inviabilizaram a competição.
Em 1918, a Copa América foi cancelada no Brasil devido à gripe espanhola. Hoje, com mais de 462 mil mortes por Covid e 16,5 milhões de casos confirmados da doença, especialistas da saúde criticaram a possibilidade de o Brasil sediar o torneio.
Protestos
Os atos contra Bolsonaro e a favor da vacina, no último domingo, foram marcados por registros de abuso e violência no Recife, onde dois homens foram atingidos nos olhos por balas de borracha da PM e perderam parte da visão. Nenhum deles participava do protesto.
Daniel da Silva foi atingido no olho por bala de borracha atirada pela PM durante protesto contra Bolsonaro no Recife — Foto: Hugo Muniz
Daniel da Silva, de 51 anos, teve o olho removido após ser atingido. Também chocou o caso da vereadora Liana Cirne, do PT, agredida com spray de pimenta quando tentava falar com os policiais (veja no vídeo abaixo).
PMs agridem vereadora do Recife com spray de pimenta em protesto contra Bolsonaro https://g1.globo.com/pe/pernambuco/video/pms-agridem-vereadora-do-recife-com-spray-de-pimenta-em-protesto-contra-bolsonaro-9557953.ghtml
O Assunto
O “fora Bolsonaro” ganhou as ruas. Manifestações pró-vacina e pelo impeachment do presidente que ocorreram sábado em mais de 200 cidades marcam uma inflexão e pressionam ainda mais um governo investigado em CPI, hiperdependente do Congresso e em contínuo flerte com a ideia de golpe. Ouça a análise.
Salles na mira do Supremo
A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou ao Supremo um pedido de abertura de inquérito para investigar a atuação de Ricardo Salles contra a maior apreensão de madeira ilegal da história. Cármen Lúcia será a relatora do caso. A Polícia Federal do Amazonas suspeita que Salles teria tentado atrapalhar operações para defender o interesse de madeireiros ilegais. À GloboNews, a assessoria dele enviou a seguinte resposta: “Será uma boa oportunidade para esclarecer todos os fatos”.
Enem 2021
A versão impressa e digital do Enem será realizada nos dias 21 e 28 de novembro. A declaração é do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que divulgou a data em sua conta no Twitter. A inscrição, segundo ele, ocorrerá entre 30 de junho e 14 de julho.
Um possível adiamento para 2022 poderia trazer um prejuízo de R$ 500 milhões às universidades federais echegou a ser confirmado pela presidente do Conselho Nacional de Educação. No mesmo dia, documentos internos obtidos pelo G1 mostraram que a avaliação estava marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022 com o uso de termos como “ratifica” e “datas definidas”. Milton Ribeiro afirmou depois que eram apenas “conversas de bastidores”.
O governo terá que correr para cumprir os prazos de elaboração das provas para a realização nesses dois dias de novembro. Pessoas familiarizadas com o processo de organização do Enem disseram ao G1 em meados de maio que o prazo é “apertado” ou até “impossível” de ser cumprido.
Detido no Egito
Médico do RS é detido no Egito-https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/video/medico-do-rs-e-detido-no-egito-9560528.ghtml
“Vocês gostam mesmo é do bem duro, né? Comprido também fica legal, né?” O registro dos comentários de duplo sentido feitos pelo médico Victor Sorrentino a uma vendedora no Egito podem complicar a situação do brasileiro, detido no Cairo.
O vídeo, que viralizou na internet até chegar às autoridades locais, foi espalhado por mais de 2 mil ativistas pelos direitos das mulheres, incluindo atrizes e influenciadoras (assista acima).
Em nota, o Itamaraty disse que “já foi informado sobre o caso e as autoridades brasileiras no Egito estão prestando assistência consular cabível ao cidadão”.
Despedidas e homenagens
O Brasil iniciou a semana com três despedidas marcantes.
Morreu, no Rio de Janeiro, o sambistaDominguinhos de Estácio, intérprete da canção “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. O cantor tinha 79 anos e foi vítima de uma hemorragia cerebral. Lembre sambas inesquecíveis.
O locutor Januário de Oliveira morreu aos 81 anos em Natal, após uma parada cardíaca decorrente de um quadro de pneumonia. São dele bordões históricos como “cruel, muito cruel” e “tá aí o que você queria, bola rolando”.
E João Miguel, o primeiro filho de Whindersson Nunes e Maria Lina,morreu com apenas dois dias. O bebê nasceu prematuro após completar 22 semanas e estava em uma maternidade de São Paulo. Whindersson divulgou uma música que havia feito para o filho.
IR: prazo esgotado
Terminou o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Quem era obrigado a declarar e perdeu o prazo da entrega agora está em dívida com o Leão e pode receber uma multa de, no mínimo, R$ 165,74. Mas, calma! Se você perdeu o prazo, o G1 explica o que fazer para regularizar a situação o quanto antes.
Além de pagar a multa, quem não declara o Imposto de Renda no prazo corre o risco de ter o CPF bloqueado, o que pode impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público.
De volta à sofrência
O mês de junho promete uma retomada do sertanejo nos rankings das canções mais ouvidas. É o que diz o empresário Wander Oliveira, responsável por gerenciar carreiras de artistas como Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Henrique & Juliano e outros ídolos do ritmo, que tem perdido espaço para a pisadinha. Em entrevista ao G1, Wander minimiza a crise do sertanejo e diz que a falta de lançamentos e de shows na pandemia atrapalhou. “Com o não lançamento, as pessoas começam a enjoar mesmo”, afirma. Leia mais.
Fotos na nuvem
O Google Fotos encerra hoje o armazenamento ilimitado para fotos e vídeos em alta definição. Saiba o que acontece com sua conta.
DESTAQUE DO ESTADÃO
O destaque de hoje, fica por conta da Coluna do Estadão, desta terça-feira.
Planalto trabalha em PEC para a área social
Foto: Isac Nóbrega/PR
Com Jair Bolsonaro em viés de baixa nas pesquisas, o Palácio do Planalto pediu empenho dos ministérios envolvidos na elaboração de uma nova medida para transferir dinheiro diretamente aos brasileiros, seja em um novo auxílio emergencial ou por meio de um programa assistencial, um Bolsa Família turbinado, por exemplo. A pressão pela ajuda financeira é grande na base de apoio do presidente no Congresso, que antevê grandes dificuldades eleitorais para a candidatura dele à reeleição, especialmente no Nordeste, onde PT ainda continua forte.
Xi… Enquanto busca uma alternativa para a transferência de renda, Bolsonaro afaga os militares: os fardados estão entre os principais entraves para a reforma administrativa, aquela que Arthur Lira (PP-AL) prometeu entregar, mas que o presidente não quer fazer.
Deu… A filiação do senador Flávio Bolsonaro ao Patriota botou água no chope até do MBL. Arthur do Val havia ingressado no partido com a promessa de ser candidato ao governo de São Paulo em 2022…
…ruim. Agora, se o clã Bolsonaro migrar para o Patriota, como tudo indica, deverá assumir o comando do partido, o que seria um enorme entrave para a candidatura de Arthur do Val.
Qual é? O vereador de São Paulo Rubens Nunes (Patriota), também do MBL, disse que Adilson Barroso, presidente do partido, sempre afirmou que não filiaria Jair Bolsonaro.
Qual é 2? “Não vou me submeter a Bolsonaro. Fica evidente o interesse espúrio da filiação. Não me lembro de ter visto um golpe partidário como esse na história recente”, disse Nunes.
Tiro, porrada e bomba? A convenção nacional do Patriota, em que Adilson Barroso anunciou a filiação de Flávio, foi convocada três dias antes. A confusão rendeu boletim de ocorrência.
SINAIS PARTICULARES.
Romeu Zema, governador de Minas Gerais (Novo)
Kleber Sales
Exemplo. Mesmo na pandemia, o governador Romeu Zema (Novo-MG) tem mantido o hábito de viajar a trabalho apenas em voos comerciais, seguindo todos os protocolos de segurança.
Tratoraço 1. Em grupo de WhatsApp de senadores, o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE) chamou o orçamento secreto, revelado pelo Estadão, de “escândalo mundial, que vai estourar daqui um tempo”. Disse ainda não entender o silêncio de seu partido nesse caso e cobrou uma manifestação pública.
Tratoraço 2. “Pessoas morrendo por falta de remédio e estão comprando tratores, máquinas, retroescavadeira… Só se for para cavar cova para enterrar as pessoas”, disse, em áudio. A Coluna não conseguiu contato com Eunício.
CLICK. Mariana Lacerda, presidente estadual da Rede-SP (ao centro), tem conversado com partidos progressistas, como PDT e PSOL, para discutir a atual conjuntura política. Na foto, com Airtom Amaral, secretário estadual do PDT (de branco).
Não… Recém-empossado no comando da Fundação da Liberdade Econômica, ligada ao PSC, o cientista político Márcio Coimbra diz que conservadorismo é uma forma de gestão, não de comportamento.
…confunda. “As pessoas tendem a confundir conservadorismo político com reacionarismo. São conceitos diferentes, para não dizer opostos”, afirmou Coimbra. Neste mês, a Fundação inaugura a Escola de Lideranças para formar quadros.
Se vira… Na semana passada, o governo de Pernambuco solicitou ao ministério da Saúde vacina, teste de antígeno e 148 cilindros de oxigênio. Marcelo Queiroga foi para o Estado sem entregas e com a promessa de poder fornecer os cilindros só em 10 de junho.
… nos 30. Mas isso não impediu o ministro de até posar com cilindros de oxigênio em visita para hospital. O governador Paulo Câmara (PSB), teve de correr para comprar 149 concentradores de oxigênio para as cidades do Agreste.
Violência, não. Presidido por Luiza Trajano, o grupo Mulheres do Brasil ingressou como amicus curiae no processo de Mari Ferrar no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O caso ficou conhecido pela tese inédito do promotor do caso de “estupro culposo”, apesar de ele não ter usado o termo.
PRONTO, FALEI!
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Foto: Dida Sampaio/Estadão
Ibaneis Rocha, governador do DF (MDB): “Não vejo nenhum problema. Pelo que estou entendendo, estão tentando politizar até a Copa América”, sobre o Brasil sediar os jogos a pedido da Conmebol.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br/
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com e whatsapp 61 9 8191-9906
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply