Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
n o t í c i a s
Média móvel de mortes por Covid no Brasil chega a 2 mil pela 1ª vez. Foram 2.736 vítimas em 24 horas, e total ultrapassa 285 mil. Em 16 dias, março já é o mês mais letal da pandemia no Sul. E um alerta: estoques de ‘kit intubação’ podem acabar em 20 dias, dizem municípios. Na economia, o Banco Central eleva taxa de juros para 2,75% na primeira alta após 6 anos. ‘O Assunto’ explica por que os juros subiram e como isso mexe com seu bolso. O ministro do STF Gilmar Mendes encerra recurso, e Fabrício Queiroz poderá deixar prisão domiciliar. Congresso derruba veto de Bolsonaro ao perdão de dívidas tributárias de igrejas. E Felipe Neto é esperado para depor em delegacia do Rio nesta quinta, após chamar o presidente de ‘genocida’, no contexto de gestão federal da crise sanitária.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Patamar assombroso
A média móvel de mortes por Covid no Brasil chegou a 2 mil pela primeira vez. Foram 2.736 vítimas em 24 horas, e o total ultrapassa 285 mil. Os diagnósticos registrados em um dia também bateram a pior marca: mais de 90 mil. Vinte estados e o Distrito Federal estão com alta nos óbitos (veja os dados). O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, prevê forte pressão sobre o sistema de saúde nas próximas seis semanas.
Mesmo antes de o mês acabar, todos os estados do Sul do país já têm recordes de mortes pela doença em março, segundo as secretarias de Saúde. A região enfrenta colapso no atendimento de pacientes. No Norte, Rondônia também passa pelo período mais crítico da pandemia. Na cidade de Costa Marques, servidores precisaram comprar oxigênio por conta própria.
Outra preocupação é com os estoques de “kit entubação”, que tem, entre outros itens, remédios para anestesia, sedação e relaxamento muscular. Informações das secretarias municipais de Saúde mostram que, em vários estados, os estoques públicos estão em níveis críticos e podem acabar nos próximos 20 dias. No Pará, os 12 hospitais da rede estadual só têm estoque para mais 15 dias. No Paraná, os bloqueadores neuromusculares são suficientes para apenas dois dias; sedativos e analgésicos só para mais uma semana. No Distrito Federal, o presidente do Conselho Regional de Medicina alertou para o baixo estoque de antibióticos e sedativos na rede pública.
Vacinação a conta-gotas
Vacinação contra a Covid-19 — Foto: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
Até o momento, 10.713.615 pessoas receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O número representa 5,06% da população brasileira. Já a segunda dose foi aplicada em 3.916.493 pessoas (1,85% da população do país).
Nesta quinta, o Rio vacina mulheres com 75 anos de idade. Pela primeira vez, a imunização na cidade será dividida por sexo. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a medida é para evitar que todos busquem as unidades no mesmo dia. O município, de janeiro para fevereiro deste ano, registrou uma queda de 34% nas mortes pela doença de idosos com 90 anos ou mais. Também houve uma redução de 30% nas internações dessa faixa etária na rede da capital no período.
Congresso
O Congresso derrubou o veto total do presidente Jair Bolsonaro a um projeto que abre caminho para a indenização de profissionais e trabalhadores da saúde afetados pela pandemia. Pelo projeto, terão direito à indenização os profissionais que se tornarem permanentemente incapacitados por conta da atuação contra a Covid-19.
Por acordo com o governo, parlamentares também derrubaram um veto de Bolsonaro ao perdão de dívidas tributárias de igrejas. Com a rejeição, templos religiosos passam a ter isenção do pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Com isso, a renúncia fiscal do governo vai superar R$ 1 bilhão em quatro anos.
Caso das rachadinhas
Usando uma máscara protetora, Fabrício Queiroz é visto dentro de um carro do poder judiciário ao deixar o condomínio onde mora na Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
O ministro Gilmar Mendes encerrou a tramitação no Supremo Tribunal Federal de um recurso da defesa que pedia a libertação de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Queiroz foi preso em desdobramento das investigações do caso das chamadas “rachadinhas” no gabinete do parlamentar.
Segundo Gilmar Mendes, após a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (16), pela qual foi concedida liberdade a Queiroz e à mulher dele, Márcia Aguiar, não há mais o que ser julgado pelo STF. Antes da decisão de Mendes, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro expediu os alvarás de soltura do casal.
Economia
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 2,75% ao ano, surpreendeu os economistas consultados pelo G1. A aposta majoritária do mercado era de que a alta da Selic seria de 0,5 ponto.
Durante quase seis anos, o Copom diminuiu sucessivamente a Selic no Brasil, respondendo a tempos de inflação baixa e a uma antiga demanda de indústrias e empresas, que queriam juros baixos para conseguir crédito mais barato e, assim, serem mais produtivas. Mas esse ciclo de seis anos acabou. Agora, a expectativa de economistas é de que novas altas sejam anunciadas nas próximas reuniões do Copom, ao longo dos próximos meses. Por trás dessa mudança de rumo na política monetária está, principalmente, a preocupação com a inflação, que tem subido acima do esperado. Entenda como isso mexe no seu bolso.
O Assunto
A volta do juro básico em alta: neste episódio, entenda por que o Banco Central não viu alternativa a esse movimento e que impacto ele pode ter em uma economia já deprimida.
Líder negacionista
John Magufuli, presidente da Tanzânia morto nesta quarta (17), em foto tirada no Quênia em 2016 — Foto: Thomas Mukoya/Arquivo/Reuters
O presidente da Tanzânia, John Magufuli, morreu aos 61 anos, informou a vice-presidente Samia Suluhu Hassan. Segundo ela, o mandatário estava internado em Dar Es Salaam, maior cidade do país, com “problemas no coração”.
Lembre o caso: Magufuli estava desde 27 de fevereiro sem fazer aparições públicas, o que aumentou rumores pelo país sobre seu estado de saúde. O governo, até o anúncio da morte nesta noite, não dava informações sobre o paradeiro do presidente — inclusive prendendo quem espalhasse boatos sobre a saúde do chefe do poder da Tanzânia. Quatro pessoas chegaram a ser detidas.
O sumiço levantou inclusive suspeitas de que o presidente tanzaniano poderia estar com Covid-19. Negacionista da pandemia, Magufuli sempre afirmou que a Tanzânia estava livre do coronavírus “graças a orações”.
Incêndio criminoso
A polícia está investigando o ataque criminoso ao prédio de um jornal no interior paulista. A ação foi registrada por câmeras de monitoramento de empresas próximas. Por volta das 4h20, uma pessoa passa de moto, desce do veículo e põe fogo na porta do prédio. O jornalista José Antônio Arantes, que mora no andar de cima do jornal, conta que acordou na madrugada com um forte cheiro de fumaça.
Além do jornal “Folha da Região”, que circula há 42 anos em Olímpia, funcionam no local uma rádio comunitária e a redação de um site de notícias. Desde a semana passada o jornalista afirma que vem recebendo intimidações por defender medidas de isolamento social.
Interior de SP
Empresário do interior de SP é investigado após fazer ameaças ao ex-presidente Lula — Foto: Reprodução
A Polícia Civil divulgou a identidade do empresário que gravou um vídeo ameaçando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de semana. Segundo o delegado Lúcio Petrocelli, o homem que aparece nas imagens é José Sabatini, de 70 anos. Policiais do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da capital paulista, fizeram uma diligência até Artur Nogueira (SP), onde Sabatini mora, para encontrá-lo. Ele aceitou ir a São Paulo para ser ouvido.
EUA x Rússia
Foto de março de 2011 mostra o então vice-presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando o então primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou — Foto: Alexander Natruskin/Arquivo/Reuters
O Ministério de Relações Exteriores da Rússia convocou de volta a Moscou o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, informou uma porta-voz do Kremlin. A convocação ocorre depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, chamar de assassino o presidente da Rússia, Vladimir Putin. As declarações foram dadas durante entrevista do democrata à emissora americana ABC News, veiculada nesta quarta.
O entrevistador George Stephanopoulos perguntou: “Você conhece Vladimir Putin, você pensa que ele é um assassino?”. “Eu penso”, respondeu Biden.
De acordo com agências de notícias, o embaixador Antonov conversará com outros representantes do governo da Rússia sobre os próximos passos da relação do Kremlin com a Casa Branca.
Youtuber intimado
Felipe Neto — Foto: GloboNews/ Reprodução
O youtuber Felipe Neto é esperado para depor nesta quinta-feira (18) na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio. A delegacia intimou Felipe para ouví-lo sobre suposto crime previsto na Lei de Segurança Nacional. De acordo com o delegado Pablo Sartori, Felipe pode ir pessoalmente ou enviar uma petição através de sua defesa.
Entenda o caso: o influenciador digital afirmou que a convocação veio depois que ele, em uma rede social, chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida”, no contexto de gestão federal da pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (15), Felipe publicou uma imagem com a reprodução do documento em que é intimado pelo delegado Pablo Sartori, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI). No ano passado, Sartori já havia indiciado o youtuber por corrupção de menores.
Redes sociais
Deputados votaram pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro e a favor da restauração do dispositivo do chamado pacote anticrime que triplica as penas de crimes contra a honra cometidos ou divulgados pelas redes sociais. O veto agora será analisado pelos senadores.
Entenda o caso: o artigo, que altera o Código Penal, foi vetado quando Bolsonaro sancionou o projeto no fim de 2019 por, supostamente, violar o princípio da proporcionalidade. São crimes contra a honra, por exemplo, a calúnia, a difamação e a injúria. Um veto presidencial só é derrubado se houver maioria entre deputados e senadores. Se isso acontecer, o trecho é restaurado, promulgado e entra em vigor.
Trilha do BBB 🎶
Israel e Rodolffo — Foto: Flaney Gonzallez
“Batom de cereja”, de Israell e Rodolffo, é a música mais tocada no ranking diário do Spotify no Brasil desde sexta-feira (12). Graças aos ouvintes brasileiros, a música está no 79º lugar da parada global do serviço de streaming. A música também lidera o ranking diário nacional do serviço de streaming Deezer. Rodolffo é, de longe, o cantor que mais se deu bem até agora entre os cinco que entraram no “BBB21“. Pocah, Fiuk, Projota e Karol Conká nem chegam perto dele.
Mega-Sena
Aposta única da Mega-Sena custa R$ 4,50 — Foto: Marcelo Brandt/G1
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.353 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta em São Paulo. O prêmio acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 03 – 19 – 34 – 41 – 48 – 53.
- A quina teve 71 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 45.966.
- A quadra teve 5.457 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 854,36.
O próximo concurso (2.354) será no sábado (20) e o prêmio é estimado em R$ 45 milhões.
Previsão do tempo
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply