17 de maio, segunda-feira – DESTAQUES DO DIA

Foto Alex Silva - Estadão

Bom dia. Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

nova_data_do_curso_ABRACAM.jpeg

www.abracambrasil.org.br


n  o  t  í  c  i  a s 

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas morre vítima de câncer. O Assunto analisa a proposta de quebrar patentes de vacinas contra a Covid. Número de presos diminui, mas superlotação persiste no Brasil em meio à pandemia. Brasileira fica em segundo lugar no Miss Universo. Os gols da rodada nos campeonatos estaduais.

DESTAQUE DO ESTADÃO

‘A luta é dura e árdua, mas sigo em frente’, escreveu Bruno Covas em sua última carta; leia

Prefeito, que morreu neste domingo, aos 41 anos, agradeceu o apoio dos companheiros de seu partido, o PSDB, e elencou ações de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Em sua última carta, o prefeito Bruno Covas agradeceu às manifestações de apoio dos companheiros de partido e afirmou que, “de cabeça erguida”, estava enfrentando os “desafios que a vida (lhe) impõe”. “A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente”, escreveu. Covas morreu aos 41 anos na manhã deste domingo, 16, vítima de câncer.

O texto foi lido na última sexta-feira, 14, pelo secretário-geral do PSDBCarlos Balotta, em um evento que oficializou a filiação do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao partido. Na mensagem, o prefeito também rememorou as marcas que a pandemia de covid-19, chamada por ele de “tragédia”, vem deixando na vida dos brasileiros. Defendeu que a solução se encontra nas políticas públicas. “A solução para nossos problemas só será enfrentada pela via da política, pela via democrática, pela seriedade com que os governos trabalham e realizam políticas públicas”, diz o texto.

Bruno Covas
Reeleito prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) participa de cerimônica de posse na Câmara Municipal Foto: Alex Silva / Estadão

Covas estava licenciado de seu cargo como prefeito desde o dia 2 de maio, quando foi internado pela última vez. Na sexta-feira, teve uma piora considerável em seu quadro de saúde e seu estado foi considerado irreversível pela equipe médica.

Leia, a seguir, a íntegra da última carta de Bruno Covas.

“Minhas companheiras e meus companheiros,

Espero que estejam bem e protegidos.

Gostaria de, em primeiro lugar, agradecer a todo carinho, a todas as orações e energia positiva que vocês têm me enviado. Lamento não conseguir responder a tantas mensagens, sintam-se todos abraçados. O apoio e o suporte de vocês têm sido decisivos no meu tratamento. Venho seguindo à risca as orientações de minha equipe médica e, de cabeça erguida, enfrentando os desafios que a vida me impõe. A luta é dura e árdua, mas não esmoreço e sigo em frente.

Esses últimos meses têm sido muito desafiadores para todos nós. A pandemia da covid-19 tem cobrado um preço caro dos brasileiros e vamos caminhando para contabilizar 430 mil mortos. Uma tragédia sem precedentes que já deixa e vai deixar muitas marcas na nossa história. As consequências são catastróficas: vidas interrompidas, famílias em sofrimento, negócios em dificuldade, desemprego, pobreza e, lamentavelmente, a fome. Faço esse preâmbulo pois é exatamente sobre o que se trata o dia de hoje: política. A solução para nossos problemas só será enfrentada pela via da política, pela via democrática, pela seriedade com que os governos trabalham e realizam políticas públicas.

Tucanos e tucanas podem se orgulhar de todo o esforço que nossos governos, no Estado de São Paulo e nos municípios, incluindo a nossa capital, têm feito para enfrentar a pandemia. Das vacinas em produção e desenvolvimento pelo Instituto Butantan à expansão vertiginosa da infraestrutura hospitalar, o fortalecimento do SUS em nosso estado é uma realidade.

Em contraposição ao governo federal, que vem desdenhando da vida e da saúde dos brasileiros ao longo da pandemia, o PSDB de São Paulo e seus aliados vêm demonstrando na prática aquilo que é sua vocação: responsabilidade pública. Colocar a população, sobretudo a mais pobre, em primeiro lugar. Cuidar de gente, fazer um trabalho técnico e baseado em evidências e na ciência, tomar atitudes difíceis e enfrentar as adversidades sempre com respeito, dignidade e defendendo a democracia.

Somos um partido forte, sólido, com muitos serviços prestados ao País e ao nosso estado. Somos um partido de quadros competentes e que colocam o compromisso público em primeiro lugar.

É nesse contexto que quero ressaltar a importância dessa cerimônia de hoje. O momento do Brasil demanda de todos nós espírito público, unidade, agregação, somar e não dividir, não deixar nenhum interesse pessoal sobrepujar o interesse coletivo. Receber em nossos quadros o vice-governador Rodrigo Garcia sinaliza exatamente isso. Ele tem sido incansável na defesa do interesse público. Tenho por ele muito apreço e consideração. Foi decisivo na nossa vitória na eleição passada aqui na Capital e tem sido aliado histórico dos tucanos. Foi aliado do meu avô, foi aliado de Geraldo Alckmin, foi aliado de Serra, é meu parceiro e aliado, é aliado do Governador João Doria, sempre esteve do nosso lado. Nada mais natural do que se juntar a nós nessa caminhada. Foi decisivo na eleição passada, aqui na capital.

Vejo nesse ato um resgate da história do nosso partido, inclusive para além das razões que já mencionei, vejo um resgate do nosso manifesto de fundação.

No sonho de nossos fundadores, o Partido da Social-Democracia Brasileira seria o partido capaz de juntar as forças democráticas ponderadas da República na luta pelo bem comum. Rodrigo é um liberal progressista, um parlamentarista, está afinado com nossos valores e ideias. Sua trajetória e sua experiência político administrativa vem contribuir em muito para que nosso partido possa se fortalecer ainda mais e continue a promover as mudanças que a população precisa no Estado de São Paulo.

Seja bem-vindo Rodrigo Garcia, seja bem-vindo ao ninho tucano, seja bem-vindo a Social-Democracia Brasileira.

Muito Obrigado!

Bruno Covas”

Adeus a Bruno Covas

A capital paulista está de luto por sete dias, como decretado por Ricardo Nunes, que assumiu definitivamente como prefeito de São Paulo após a morte Bruno Covas. Vítima de câncer aos 41 anos, o corpo de Covas foi velado na Prefeitura da capital paulista e enterrado em Santos. Covas escreveu carta dois dias antes de morrer; leia no blog de Natuza Nery.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

Relembre a vida e a trajetória de Bruno Covas

VÍDEO -Relembre a vida e a trajetória de Bruno Covas

Patentes de vacinas

De quase um bilhão e meio de doses já aplicadas de vacinas contra a Covid-19, apenas 0,3% foram parar nos braços de pessoas que vivem em países pobres. No esforço para atacar essa brutal desigualdade, a proposta de suspender as patentes ganha corpo, com inédito apoio dos EUA. Segundo a economista Monica de Bolle, professora da Universidade Johns Hopkins, a ideia ajuda, mas não resolve o problema da desigualdade. Ouça O Assunto:

Monitor da violência

população carcerária no Brasil diminuiu, mas o país ainda registra superlotação nos presídios em meio à pandemia, como mostra o Monitor da Violência. Com 322 encarcerados a cada 100 mil habitantes, o Brasil se mantém na 26ª posição em ranking dos países que mais prendem no mundo.

Ao G1, ex-detentos relataram a vida na prisão e contaram como recomeçaram após a saída. Assista:

Ex-detentos relatam vida na prisão e parentes falam do drama do cárcere em tempos de Covid

Ex-detentos relatam vida na prisão e parentes falam do drama do cárcere em tempos de Covid

MC Kevin

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu depois de cair do 5º andar de um hotel no Rio de Janeiro. A polícia vai investigar se ele tentou pular da sacada.

Voz que representou a superação para milhões de fãs do funk de São Paulo, MC Kevin tem sucessos recentes que transitaram entre a ostentação, as conquistas amorosas e as mensagens de apoio à nova geração “consciente” no estilo.

Funkeiro MC Kevin morre após cair do 11º andar de hotel no Rio

Funkeiro MC Kevin morre após cair do 11º andar de hotel no Rio

Miss Universo

A brasileira Julia Gama ficou em 2º lugar na 69ª edição do Miss Universo. A vencedora do concurso foi a mexicana Andrea Meza. O Brasil não vence o Miss Universo desde 1968 (antes, ganhou também em 1963). E não conquistava o segundo lugar desde 2007, quando a mineira Natalia Guimarães também quase levou o título.

Julia Gama, a Miss Brasil 2020 — Foto: Reprodução Twitter/missuniverse

Julia Gama, a Miss Brasil 2020 — Foto: Reprodução Twitter/missuniverse

Futebol

No Campeonato Paulista, o Palmeiras venceu o Dérbi e vai à final do Paulistão. O atual campeão agora pega São Paulo ou Mirassol. No Campeonato Mineiro, Atlético-MG e América-MG ficaram no 0 a 0. Em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Gre-Nal de virada e largou em vantagem na final do Gauchão.

Gols do Fantástico: Palmeiras elimina o Corinthians e vai à final do Paulistão

Gols do Fantástico: Palmeiras elimina o Corinthians e vai à final do Paulistão

Oportunidades

Pelo menos 82 concursos públicos no país estão com inscrições abertas para preencher quase 8,5 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva.

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br

ANÚNCIO_DOCAM_2_jpeg.JPG
www.docam.com.br
docan_novo.JPG

SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0

anúncio_foco_naz_politica.JPG

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE/Veículos
ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site  www.foconapolitica.com.br



Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*