16 de junho, terça feira – Assuntos em destaque nos jornais do dia

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


Uma operação da Polícia Federal na investigação dos atos antidemocráticos. O cerco ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. A prisão de Sara Giromini, que deve dar um novo depoimento à PF. O Assunto discute as reações à ofensiva bolsonarista contra o STF. Um estudo japonês com pacientes afetados pelo coronavírus identificou locaisde supercontaminação. O Brasil acumula mais de 44 mil mortos, sendo que a primeira morte ocorreu há três meses. Mais um lote da ajuda de R$ 600. E as lives de hoje.

Operação na investigação dos atos antidemocráticos

A Polícia Federal foi às ruas nesta terça para cumprir mandados de busca e apreensão. As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação é um desdobramento do inquérito que apura a organização e financiamento de atos antidemocráticos.

Um dos alvos é o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro. Ele disse no Twitter que a Polícia Federal estava em seu apartamento e que isso ocorre porque ele está “incomodando algumas esferas do velho poder”. Outro alvo é Allan Santos, dono do canal Terça Livre na internet, também apoiador de Bolsonaro. Ele afirmou que os policiais apreenderam seu celular e equipamentos de gravação.

Cerco a Weintraub

STF forma maioria e rejeita pedido de habeas corpus ao ministro Weintraub

STF forma maioria e rejeita pedido de habeas corpus ao ministro Weintraub

O Supremo tribunal Federal (STF) formou maioria contra retirada do ministro da Educação, Abraham Weintraub, do inquérito das fake news. Weintraub é investigado por ter chamado ministros do STF de “vagabundos”. O julgamento acontece no plenário virtual do Supremo e ainda não está concluído.

Cerco a Sara Giromini

Polícia Federal prende a extremista Sara Giromini

Polícia Federal prende a extremista Sara Giromini – ASSISTA AO VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8628416/

Em depoimento à Polícia Federal (PF), a extremista Sara Fernanda Giromini, buscou se descolar da autoria de atos antidemocráticos e negou que a atuação do grupo 300 do Brasil seja financiada pelo governo. Segundo ela, presa ontem, o grupo apoia o presidente Jair Bolsonaro, mas não recebe suporte de partido político nem de governos. Hoje, ela deve depor novamente À PF.

Sérgio Camargo

 Sérgio Nascimento de Camargo, presidente da Fundação Palmares — Foto: Reprodução / TV Globo

Sérgio Nascimento de Camargo, presidente da Fundação Palmares — Foto: Reprodução / TV Globo

A ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou pedido do partido Rede Sustentabilidade para afastar do cargo o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo.

O pedido do partido foi apresentado no último dia 4, em razão das declarações de Sérgio Camargo em uma reunião na fundação. No encontro, ele chamou o movimento negro de “escória maldita”. Camargo também disse que Zumbi era “filho da puta que escravizava pretos”, criticou o Dia da Consciência Negra, falou em demitir “esquerdista” e usou o termo “macumbeira” para se referir a uma mãe de santo.

A ministra não chegou a analisar o mérito do pedido. Ela rejeitou a ação apresentada pela Rede por questões processuais.

O Assunto

As reações à ofensiva de Bolsonaro contra o STF. As ofensas e ameaças vieram de todos os lados: o próprio presidente, alguns de seus ministros e parte de seus apoiadores já avançaram contra o Supremo. No sábado, contudo, o limite do ataque verbal foi ultrapassado: um grupo disparou fogos de artifício contra o prédio da Corte. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o comentarista da GloboNews Merval Pereira para entender e explicar o que motiva a ofensiva bolsonarista. Merval explica por que, depois de dias de trégua, a tensão voltou a escalar. Ele comenta as consequências para o julgamento da chapa eleitoral no TSE, a posição das Forças Armadas diante do conflito e as reações à tensão. Ouça:

Supercontaminação

Pessoas bebem em um ‘izakaya’, bar em estilo informal, no distrito Shinbashi, em Tóquio, no Japão, em 10 de junho — Foto: Charly Triballeau / AFP Photo

Pessoas bebem em um ‘izakaya’, bar em estilo informal, no distrito Shinbashi, em Tóquio, no Japão, em 10 de junho — Foto: Charly Triballeau / AFP Photo

Um estudo japonês com pacientes afetados pelo coronavírus identificou locais como bares, karaokês e academias como ambientes de supercontaminação. Segundo o estudo, publicado em 10 de junho no Emerging Infectious Diseases, um periódico científico ligado ao CDC, órgão do governo dos EUA, foram avaliados 3.184 casos de Covid-19 confirmados em laboratório, incluindo 309 importados de fora do Japão.

Mais de 44 mil mortos

Brasil registra 729 mortes por Covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensa

Brasil registra 729 mortes por Covid-19, segundo consórcio de veículos de imprensa – Assista ao vídeo – https://globoplay.globo.com/v/8628401/

Brasil tem 44.148 mortes por coronavírus, aponta consórcio de veículos de imprensa. Levantamento feito por jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde mostra ainda que há 891.896 casos de Covid-19 no total.

Há 3 meses, a primeira morte

Homem de 62 anos é primeiro caso de morte pela Covid-19 no Brasil
Homem de 62 anos é primeiro caso de morte pela Covid-19 no Brasil – ASSISTA AO VÍDEO – https://globoplay.globo.com/v/8407398/

primeira morte por Covid-19 no Brasil completa três meses nesta terça-feira. A primeira vítima foi um homem de 62 anos que estava internado no Hospital Sancta Maggiore, da Rede Prevent Sênior, no Paraíso, Zona Sul da capital paulista. Ele morava na cidade de São Paulo e tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata que não é uma doença, mas uma condição comum em homens mais velhos e que pode causar infecções urinárias. Em São Paulo, o estado ultrapassou a marca de 180 mil casos confirmados do novo coronavírus com 10.767 óbitos por Covid-19.

Ajuda de R$ 600

 — Foto: Marcos Santos / USP Imagens

— Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta terça-feira a primeira parcela do Auxílio Emergencial para parte do terceiro lote de aprovados do benefício, inscritos por meio do site e do aplicativo do programa. Os primeiros a receber serão os 2,4 milhões de novos aprovados nascidos nos meses de janeiro a junho. Na quarta-feira (17), receberão os 2,5 milhões de novos aprovados nascidos entre julho e dezembro. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

1ª sessão do processo de impeachment contra Witzel

Está marcada para esta terça-feira a primeira sessão do processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC). Ele vai ter dez sessões para se defender. Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) definiu a Comissão Especial que vai analisar a denúncia. Os partidos indicaram os representantes, mas não tem ninguém da base do governo entre os 25 deputados escolhidos – veja a lista completa de parlamentares.

Coreia do Norte explode complexo

Fumaça do Complexo Industrial Kaesong, em imagem feita do lado sul em Paju, na Coreia do Sul — Foto: Reuters

Fumaça do Complexo Industrial Kaesong, em imagem feita do lado sul em Paju, na Coreia do Sul — Foto: Reuters

Coreia do Norte explodiu e destruiu o escritório de relações com a Coreia do Sul, na cidade fronteiriça de Kaesong, informou o ministério da Unificação. Prédio foi erguido em 2018 como parte de uma série de projetos que visavam reduzir as tensões entre as duas Coreias.

Assédio

Assédio moral nas empresas ainda é uma prática comum — Foto: Reprodução / TV Morena

Assédio moral nas empresas ainda é uma prática comum — Foto: Reprodução / TV Morena

Mais da metade dos profissionais pratica ou tolera assédio no ambiente de trabalho, aponta pesquisa. Levantamento mostra que maior parte dos entrevistados praticam ou têm tolerância com assédio moral e sexual e corporativismo dentro das empresas. Entenda a pesquisa

Claudinho Guimarães

Claudinho Guimarães — Foto: Reprodução / Facebook Claudinho Guimarães

Claudinho Guimarães — Foto: Reprodução / Facebook Claudinho Guimarães

Claudinho Guimarães, compositor gravado por Alcione e Zeca Pagodinho, morre aos 50 anos. ‘Quando a gira girou’, samba feito com Serginho Meriti, é seu maior sucesso.

Para ver em casa

Wilson Sideral e Rogério Flausino tocarão canções de Cazuza pela segunda vez no Rock District. — Foto: Divulgação

Wilson Sideral e Rogério Flausino tocarão canções de Cazuza pela segunda vez no Rock District. — Foto: Divulgação

Rogério Flausino e Sideral fazem live especial com repertório de Cazuza nesta terça-feira. Pepeu Gomes e Teresa Cristina também fazem transmissões. Veja os horários.

Games na quarentena

Assista ao trailer de 'The last of us part 2'
Assista ao trailer de ‘The last of us part 2’ – ASSISTA AO VÍDEO – https://g1.globo.com/pop-arte/video/assista-ao-trailer-de-the-last-of-us-part-2-8628380.ghtml

Estúdios finalizam principais games do ano em casa, e vendas de jogos crescem na quarentena. Lançamentos como ‘The Last of Us Part 2’, ‘Ghost of Tsushima’ e ‘Minecraft Dungeons’ passaram por fase final de desenvolvimento de forma remota. Consumo subiu 35% em março.

Curtas e Rápidas:

Jovem passou em sete universidades no exterior — Foto: Arquivo pessoal

Previsão do tempo

Confira os destaques da previsão do tempo
Confira os destaques da previsão do tempo – ASSISTA AO VÍDEO https://globoplay.globo.com/v/8628284/

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*