15 de julho, quarta-feira – Os DESTAQUES DO DIA

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.


As principais mudanças na lei e decreto que tratam da redução da jornada e suspensão de contratos de trabalho. O vice-presidente Hamilton Mourão discute a Amazônia enquanto o Inpe segue assombrando o governo. Com média de 1.056 mortes diárias por Covid, a última semana foi a mais letal no país. Pesquisadores brasileiros e startups desenvolveram tecido com nanopartículas de prata capaz de inativar o vírus. O alvos da violência contra população LGBT. E um confinamento por engano.

Trabalho

Veja as principais mudanças na lei e decreto que tratam da redução da jornada e suspensão de contratos de trabalho, que poderão ser aplicados por 4 meses. A MP 936 trouxe, entre outros temas, algumas alterações como regras para gestantes e deficientes.

Mourão e a Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão reúne ministros do governo federal na manhã desta quarta-feira, em Brasília, para a segunda reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal. A reunião ocorre em meio à pressão de investidores para que o Brasil ajuste a política ambiental.

Mourão na GloboNews — Foto: Reprodução
Mourão na GloboNews — Foto: Reprodução

E ontem à noite, Mourão concedeu entrevista à GloboNews. Entre outros temas, falou sobre desmatamento, política e Forças Armadas, pandemia e antecipou que o presidente Jair Bolsonaro substituirá o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em um “momento próximo”. Veja os principais assuntos e vídeos da entrevista.

O Assunto

Assim como no ano passado, medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) assombram o governo. Mas por que o organismo incomoda tanto? Ouça episódio com a jornalista Letícia Carvalho, da TV Globo em Brasília, e o cientista da computação Gilberto Câmara, que trabalhou por 35 anos no Inpe e foi diretor-geral entre 2005 e 2012.

Marco do saneamento básico

Bolsonaro sanciona, em cerimônia por videoconferência, o novo marco legal do saneamento básico, que promete ampliar a presença do setor privado na área.

Avanço do coronavírus

Com média de 1.056 mortes diárias por Covid, última semana foi a mais letal no país. O Brasil já tem 74.336 mortes e 1.933.655 casos confirmados, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa divulgado às 8h desta quarta-feira.

Nanopartículas de prata

Roupas com tecido contra coronavírus já são realidade brasileira
Roupas com tecido contra coronavírus já são realidade brasileira
ASSISTA AO VÍDEO
https://globoplay.globo.com/v/8699073/

Pesquisadores brasileiros e startups desenvolveram tecido com nanopartículas de prata capaz de inativar o vírus. Entenda como funciona no vídeo acima.

Paulo Skaf com Covid-19

O presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, testou positivo para Covid-19. Ele está internado no Hospital Sírio Libanês, por apresentar pneumonia leve.

Alvos da violência contra população LGBT

Levantamento mostra que, de 2015 a 2017, ocorreram 22 notificações de violências contra a população LGBT por dia em todo o país, segundo dados do SUS. — Foto: Wagner Magalhães / G1
Levantamento mostra que, de 2015 a 2017, ocorreram 22 notificações de violências contra a população LGBT por dia em todo o país, segundo dados do SUS. — Foto: Wagner Magalhães / G1

Uma pesquisa inédita analisou as notificações de violência contra a população LGBT brasileira entre 2015 e 2017 e verificou que metade das agressões teve pessoas negras como alvo.

Nos três anos analisados, foram registradas 24.564 notificações de violências contra a população LGBT, o que resulta em uma média de mais de 22 notificações de violências interpessoais e autoprovocadas por dia, ou seja, quase uma notificação a cada hora.

Abono salarial

O abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago amanhã para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos de julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep). As datas valem para trabalhadores que não forem correntistas da Caixa ou do BB. Veja o calendário.

Pico da pandemia em MG?

Alvo de estudos e projeções desde março, o esperado pico de contágio do novo coronavírus em Minas Gerais estava prevista para esta quarta-feira. Possivelmente nem chegará. G1 ouviu especialistas sobre o comportamento da pandemia no estado e o que se deve esperar a partir de agora.

Reforma do Emílio Ribas

Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) encontrou diversas irregularidades na reforma do Instituto Emílio Ribas, obra que está em andamento desde 2014. Entenda as suspeitas.

Confinamento por engano

Deu errado a tentativa do governo israelense de rastrear, pelo telefone, pessoas que tiveram contato com infectados pelo novo coronavírus. Cerca de 30 mil foram obrigados a fazer quarentena. Mas a maioria foi confinada por engano. Leia no blog da Sandra Cohen.

Com informações do G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*