Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado,indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Bolsonaro veta perdoar dívidas tributárias de igrejas, mas recomenda ao Congresso que derrube sua própria decisão. Justiça impede a reabertura das agências do INSS no estado de São Paulo. Recomeçam os testes com a vacina da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca. O Brasil tem 131 mil mortes por Covid-19. Um novo confinamento em Israel. Uma facção criminosa é alvo de operação. O “QG da propina” no Rio. As escolas particulares podem reabrir no RJ. Saques do FGTS. E a morte de Parrerito, do Trio Parada Dura.
Dívidas tributárias de Igrejas
Jair Bolsonaro decidiu vetar, parcialmente, proposta aprovada no Congresso que perdoava dívidas tributárias de igrejas. Mas o presidente defendeu que o próprio veto seja derrubado no Congresso Nacional. Isso porque, segundo ele, os parlamentares não teriam que se preocupar com as implicações jurídicas e orçamentárias de seus votos.
Reabertura de agências do INSS
Depois de meses fechadas por causa da pandemia de coronavírus, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir para atendimento presencial no país, com exceção do estado de São Paulo Paulo, em razão de uma decisão judicial. Nesta primeira etapa, porém, as agências atenderão apenas segurados agendados.
Corrida pela vacina
Os testes da vacina da Universidade de Oxford e do laboratório AstraZeneca recomeçam hoje, inclusive no Brasil. A retomada foi considerada segura após análise de reação grave em uma paciente. Cinco mil brasileiros, muitos deles profissionais de saúde da linha de frente, participam do estudo. Entenda os procedimentos.
Números da Covid
O Brasil tem 131.663 mortes e 4.330.219 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de óbitos foi de 710 na última semana. Os números indiciam queda no país.
- MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
- PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes por município
- Mundo tem recorde de novos casos da Covid-19 em um dia
Novo confinamento em Israel
Como o primeiro país do mundo a impor um novo confinamento a seus cidadãos, Israel expõe claramente o fracasso do governo do premiê Benjamin Netanyahu na gestão da pandemia de Covid-19. Desta vez o bloqueio durará pelo menos três semanas, a partir de sexta-feira, coincidindo com os feriados religiosos mais importantes para os judeus: o Rosh Hashanah (Ano Novo) e o Yom Kipur (Dia do Perdão). Leia no blog da Sandra Cohen.
Volta às aulas no RJ
A Justiça do Trabalho cassou liminar que proibia a volta às aulas na rede privada de ensino do estado do Rio de Janeiro. Com a decisão, de acordo com a lei estadual, as escolas particulares já podem retomar as atividades a partir de hoje nas turmas de ensino fundamental e médio.
Na capital, no entanto, as escolas ainda não podem reiniciar as aulas por causa de outra decisão judicial, segundo a Prefeitura do Rio. O governo municipal afirmou que já entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e aguarda uma decisão.
Mas que dizem pais, alunos e professores? E um especialista dá dicas para quem precisa mandar filho à escola.
FGTS emergencial
A Caixa Econômica Federal libera o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em novembro. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual.
- Tire dúvidas sobre novos saques do FGTS de até R$ 1.045
- Veja como consultar o saldo e a data de liberação dos saques
Operação contra facção
O Ministério Público de São Paulo realiza operação contra o PCC, facção que atua dentro e fora dos presídios do país. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de prisão para suspeitos que estão nas ruas e cerca de 50 mandados de busca e apreensão. Segundo o MP, o objetivo da operação é a prisão dos criminosos que assumiram o controle da facção, depois que os principais chefes foram transferidos para presídios federais, em fevereiro de 2019.
‘QG da propina’
O “QG da Propina” que funcionava na Prefeitura do Rio recebia R$ 1,5 milhão por mês da empresa Assim Saúde para intermediar o fornecimento de planos de saúde a servidores municipais, afirma o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A informação foi exibida no Fantástico, que revelou mensagens e documentos inéditos da investigação.
Segundo o inquérito, que apura a existência de um suposto esquema de corrupção no governo municipal, o pagamento foi negociado pelo empresário Rafael Alves, irmão do ex-presidente da Riotur Marcelo Alves.
- Veja mensagens e depoimentos inéditos da investigação no Rio
- Podcast 🎧: Crivella e o ‘QG da Propina’
Morre Parrerito
O cantor Parrerito, do Trio Parada Dura, morreu na noite de ontem, em Belo Horizonte. Diagnosticado com Covid-19, o músico estava internado desde o dia 29 de agosto e não resistiu às complicações da doença. Eduardo Borges, conhecido como Parrerito, tinha 67 anos e era diabético.
O cantor Parrerito, do Trio Parada Dura, morreu na noite de ontem, em Belo Horizonte. Diagnosticado com Covid-19, o músico estava internado desde o dia 29 de agosto e não resistiu às complicações da doença. Eduardo Borges, conhecido como Parrerito, tinha 67 anos e era diabético.
Incêndios na Califórnia
O presidente Donald Trump anunciou que pretende viajar nesta segunda-feira ao estado da Califórnia para avaliar o balanço dos incêndios que devastam a costa oeste dos Estados Unidos, que já provocaram ao menos 33 mortes e queimaram mais de 2 milhões de hectares desde o início do ano.
TikTok
O TikTok não será mais comprado pela Microsoft. Após mais de um mês de negociação, a dona do aplicativo de vídeos, a ByteDance, rejeitou a oferta da gigante de tecnologia de adquirir as operações nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Para evitar ter o aplicativo banido dos Estados Unidos, a operação americana do TikTok precisa ser adquirido por uma empresa norte-americana até amanhã. Além da Microsoft, a Oracle está em negociações.
Neymar denuncia racismo
O atacante Neymar foi um dos envolvidos na grande confusão que marcou o fim do clássico, na derrota por 1 a 0 do Paris Saint-Germain para o Olympique de Marselha, pelo Campeonato Francês. O brasileiro reclamou de ofensas racistas – veja no vídeo acima – que teriam sido proferidas pelo zagueiro espanhol Álvaro González.
“Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca”
Brasileirão
Corinthians e Flamengo perderam seus jogos na rodada de ontem do Brasileirão. O Inter empatou, mas manteve a liderança. E Vasco e Botafogo fizeram um clássico cheio de gols. Veja a classificação, os próximos jogos da temporada nacional e os gols (no vídeo acima).
Curtas e Rápidas:
- 🎧O Assunto: A corrida por meteoritos no sertão nordestino
- EUA liberam voos vindos do Brasil em todos os aeroportos, mas turismo continua suspenso
- País tem mais de 80 concursos com inscrições abertas para preencher 8,7 mil vagas
Leave a Reply