Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
N O T Í C I A S
DESTAQUES CNN
O Governo de São Paulo antecipou em 30 dias o cronograma de vacinação contra a Covid-19 no estado. Segundo o governador João Doria (PSDB), a expectativa agora é aplicar ao menos uma dose em toda a população adulta do estado até 15 de setembro. Pelas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), afirmou ser possível obter o mesmo objetivo no início de setembro, caso se mantenha o ritmo de entrega de imunizantes. |
Vacinas mais cedo O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que até 15 de setembro todos os adultos sem comorbidades residentes do Estado estarão vacinados com ao menos uma dose contra Covid-19. Levantamento da CNN Brasil mostra que, após o início da vacinação em São Paulo, o número de mortes caiu em cinco diferentes faixas etárias. Seguindo a mesma premissa, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que “se continuar chegando vacina do jeito que está chegando agora”, toda a população adulta da capital contará com a primeira dose ainda no início de setembro. Copa América Com casos confirmados de Covid-19 em três delegações, a Copa América começou no domingo (13) com dois jogos. O Brasil estreou com vitória de 3 a 0 contra a Venezuela, seleção com mais testes positivos para a doença até agora, 13 casos. Há registros também nas delegações da Bolívia e da Colômbia, que estreou com vitória de 1 a 0 contra o Equador em Cuiabá. Nesta segunda-feira (14), Argentina e Chile estreiam no Rio de Janeiro, enquanto Paraguai e Bolívia estreiam em Goiânia. Motociata No sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro participou de um passeio de motocicletas com apoiadores em São Paulo. No evento, Bolsonaro voltou a prometer a isenção de pedágio para motociclistas no país. O presidente, os ministros Tarcísio de Freitas, Ricardo Salles e Marcos Pontes e seis deputados foram multados em R$ 552,71 pelo governo de São Paulo por serem flagrados sem máscara durante o ato. Um dos parlamentares é Cezinha de Madureira (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica que foi escolhido para estar na garupa de Bolsonaro em aceno para 2022, segundo a analista de política da CNN Basília Rodrigues. G7 O encontro dos líderes de sete dos países mais poderosos do mundo foi marcado por debates sobre a pandemia e sobre como o bloco vai lidar com a China. O saldo é uma promessa de doação de 1 bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19, uma cobrança por mais investigações a respeito do surgimento do novo coronavírus e uma manifestação de “preocupação” com as denúncias sobre violações aos direitos humanos na China. Em seu discurso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que “os Estados Unidos estavam de volta” e falou em “união das democracias”. Novo primeiro-ministro de Israel Após 12 anos, o poder muda de mãos em Israel. Em votação histórica, por 60 votos a 59, o parlamento do país aprovou a coligação que põe fim ao governo de Benjamim Netanyahu, o mais longo da história do país. O sucessor como primeiro-ministro é Naftali Bennett, que liderou uma aliança entre políticos à esquerda e à direita e, pela primeira vez, o partido da minoria árabe. O novo governo deve se concentrar em temas econômicos e sociais – e evitar tratar de grandes questões diplomáticas. Naftali Bennett é um milionário da tecnologia, nacionalista e defensor da anexação da Cisjordânia por Israel. |
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
DESTAQUES PODER 360
Com 2.278 mortes por milhão de habitantes, Brasil atinge a 8ª posição no ranking mundial
País ultrapassou a Eslováquia neste domingo (13.jun.). Foram 1.129 mortes por covid em 24h.
O Ministério da Saúde contabilizou 1.129 mortes por covid-19 em 24 horas neste domingo (13.jun.2021). São 487.401 vítimas no país desde o início da pandemia. Também confirmou mais 37.948 casos da doença, elevando o total para 17.412.766.
Havia pessoas fardadas na reunião da bula da cloroquina, diz Mandetta
Em entrevista ao Poder360, ex-ministro falou sobre a CPI, mudanças no DEM e Eleições de 2022
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deu mais detalhes em entrevista ao Poder360 sobre o “aconselhamento paralelo” do Palácio do Planalto para que mudasse a bula da cloroquina, indicando o medicamento como tratamento para covid-19.
“Eu estava em uma reunião, me lembro bem até a data, dia 6 de abril, porque era o dia que eu seria exonerado, mas resolveram não me exonerar. Quando terminei, me pediram para subir no quarto andar. Eles já estavam lá e trabalhando nisso. Que médico chega com um decreto presidencial? Médico não tem formação para escrever minuta de decreto presidencial. E nesse papel que estava lá, entre outras coisas, estava que a Anvisa deveria concordar de colocar na bula porque não tem prescrição. Eu perguntei ao senhor Barra Torres [presidente da Anvisa] se ele estava de acordo e ele foi veementemente contra. O ministro Jorge Oliveira estava ao meu lado, recolheu todos os papéis e disse que estava fora de contexto”, disse.
Mandetta disse que essa foi a primeira vez em que viu o presidente da Anvisa tomando uma posição firme em relação às decisões do governo federal. O médico disse também que não conhecia a médica oncologista Nise Yamaguchi, e que pessoas fardadas compareceram àquela reunião.
“Não conhecia essa médica… talvez se ela tivesse ido ao meu gabinete para se apresentar. Perguntei o nome dela e qual a formação. Tinha um outro médico do lado que eu nunca o vi antes e nem depois, esse aí nem guardei o nome […] E tinham mais pessoas lá [na reunião]… tinha o ministro Braga Netto, pessoas fardadas também”, afirmou.
DEM
O ex-ministro falou também sobre a saída de nomes do DEM, seu atual partido. De acordo com Mandetta, apesar das fugas da sigla, “está muito satisfeito” com o partido.
“Eu lamento muito a saída tanto do Rodrigo Maia [que pediu desfiliação do partido na Justiça Eleitoral] quanto do Eduardo Paes [que foi para o PSD], mas respeito. Acho que eles devem ter tido os motivos pessoais deles. Muito mais ligados às suas lógicas estaduais, principalmente o Rodrigo, que teve que sair a reboque do Eduardo Paes que hoje é o seu padrinho político. E o Eduardo porque está vendo dentro da eleição estadual o caminho mais ligado a outras candidaturas que não sejam aquelas [da polarização]”
Disse, portanto, que não há uma debandada no partido e que as saídas não abalam a identidade da sigla “O DEM já ultrapassou essa questão de ter identidade em função de nomes”.
Mandetta falou ao Poder360 que um dos principais nomes da sigla, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não pensa em sair do partido.
“Ele sabe muito bem o trabalho que foi feito por todos os partidos para que ele pudesse presidir uma Casa tão importante como o Senado da República. Isso tem um equilíbrio lá dentro, esse equilíbrio demanda muita responsabilidade e gestão para que ele não se coloque numa posição de desequilibrar as estruturas. Não vejo ele desconfortável dentro do partido, pelo contrário, vejo sempre participando de todas as discussões internas com uma voz ponderada e olhar muito sereno. Mas é uma leitura que às vezes pode acontecer em decorrência de uma possível pré-candidatura a presidente ou ao governo de Minas Gerais, que é de foro íntimo dele”, disse.
Bolsonaro publica foto assistindo ao jogo do Brasil no SBT; políticos reagem
Oposição afirma que realização do torneio é desrespeito às vítimas da covid-19
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou na noite deste domingo (13.jun.2021) uma foto nas redes sociais assistindo ao jogo do Brasil contra a Venezuela no SBT. A partida terminou 3 a 0 para o Brasil. Faz parte da Copa América, que deixou de ser realizada na Colômbia e Argentina por causa da pandemia.
Bolsonaro foi o responsável em trazer o competição para o Brasil. Foi muito criticado, principalmente por jornalistas esportivos da Rede Globo, que não tem o direito de transmissão.
O presidente disse que houve “lobby” contrário da Globo porque o SBT, concorrente, transmite os jogos. O caso foi parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que decidiu pela manutenção da Copa América no Brasil.
Em provocação, Bolsonaro publicou uma foto nas redes sociais com a camisa do Brusque, time de Santa Catarina, patrocinado pela Havan. Aponta para o símbolo do SBT. “Bom domingo a todos.”, escreveu.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez propaganda para a emissora. Disse que baixou o aplicativo do SBT para assistir ao jogo de graça.
Políticos da oposição criticaram a realização do campeonato. Guilherme Boulos, do PSOL, disse que é a Copa América “mais vergonhosa da história”. “Independente dos resultados do futebol, o Brasil é o grande derrotado”, afirmou.
A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) disse que, enquanto Bolsonaro comemora, “o povo morre de fome e por falta de vacina”.
O deputado federal Ivan Valente (PSol-SP) afirmou que a realização do campeonato é uma “ofensa” aos quase 500 mil mortos pela covid-19.
O senador Fernando Collor (Pros-AL) comemora a jogada do Neymar.
No lado governista, o ministro Fábio Faria (Comunicações) posta foto assistindo ao jogo.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) replica a foto do Bolsonaro: “O pai tá ON!”.
Oposição vai acionar MP e TCU contra Bolsonaro por desvio de recursos da covid
Governo federal teria desviado R$ 52 milhões de campanhas sobre o combate ao coronavírus para divulgar ações do Executivo
O deputado Alessandro Molon divulgou neste domingo (13.jun.2021) que partidos da oposição vão acionar o MP (Ministério Público) e o TCU (Tribunal de Contas da União) contra o governo de Jair Bolsonaro por desvio de recursos destinado à publicidade sobre a covid.
A declaração foi feita em seu perfil no Twitter. Molon afirmou que se trata de um “gravíssimo crime de responsabilidade”. “Também será acrescentado ao nosso pedido de impeachment contra Bolsonaro”, disse.
A informação sobre o desvio foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no sábado (12.jun). De acordo com a reportagem, o governo Bolsonaro desviou R$ 52 milhões previstos para campanhas com peças informativas sobre o combate ao coronavírus para fazer propaganda institucional de ações do Executivo.
O dinheiro veio por meio da MP (medida provisória) 942, de 2020, que abriu crédito extraordinário de R$ 639 milhões para a Presidência da República e os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos.
O texto da MP determina que a verba destinada à Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) deveria ser destinada para a “realização de campanhas publicitárias com o objetivo de informar à população e minimizar os impactos decorrentes da proliferação da doença“.
Segundo o jornal, foram produzidas peças publicitárias enaltecendo “a liberação de recursos para pagamento de salários em micro e pequenas empresase repasses a estados e municípios”. Também foram veiculadas ações sobre o Bolsa Família, auxílio emergencial, suspensão de pagamento de conta de luz, saques do FGTS (Funda de Garantia por Tempo de Serviço).
COLUNA DO ESTADÃO -DESTAQUE
João Doria vê vacina como seu ‘Plano Real’
João Doria acredita que a vacinação dos paulistas e dos brasileiros estará para ele como o Plano Real esteve para FHC na campanha de 1994: tornou o então presidenciável do PSDB conhecido em todo o País. O governador de São Paulo não desistiu do sonho de ocupar o Planalto e planeja usar as prévias tucanas como oportunidade de viajar pelo Brasil, sempre aos finais de semana, levando a mensagem da vacina. O terceiro pilar de sua nova estratégia é cuidar da própria casa, aumentando investimentos em São Paulo e visitando com mais frequência o interior.
Nacional. Trocando em miúdos, o entorno de Doria acredita que o empenho dele pela Coronavac será uma plataforma nacional que Geraldo Alckmin, em 2006 e em 2018, e José Serra, em 2010, não tiveram.
Nacional 2. Ou seja, “paulistanizar” a campanha presidencial com imagens de metrô e de obras viárias em São Paulo não basta, diz o time de João Doria.
Tá on? Antes há o desafio das prévias. Apesar de o Bandeirantes não considerar Tasso Jereissati um nome “pra valer”, o senador pelo Ceará está animado.
Tá off? Os analistas mais rodados no mundo político, porém, acham que a Doria tem muita rejeição, o que, neste momento, inviabilizaria sua candidatura.
Professor… Otto Alencar (PSD-BA) tem colhido frutos do destaque na CPI da Covid. Aliados já se animam com a projeção que a comissão deu a ele: avaliam que o senador, agora, pode até mesmo se candidatar ao governo da Bahia.
…Otto. “Meu objetivo nunca foi ganhar destaque. Minha intenção sempre foi apurar a negligência do governo na pandemia. Não sei ainda se terá influência na eleição do próximo ano, porque a política muda rapidamente, pra melhor ou pra pior”, disse Otto à Coluna.
Tamo… O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo da Cruz, adotou um bordão ao final de cada encontro semanal que tem com todos os laboratórios produtores de vacina.
…aqui. “Se tiverem doses sobrando em algum lugar, nos avisem que temos interesse”, costuma dizer ele.
SINAIS PARTICULARES
Rodrigo Cruz, secretário do Ministério da Saúde
Rumo… O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), não participou recentemente de um culto evangélico com Bolsonaro em Anápolis (GO). A ausência gerou especulações.
…a 2022. O presidente levou a tiracolo o líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), citado como um dos nomes para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.
Business. Marcos Molina, da Marfrig, contratou um advogado em Brasília com bom trânsito em gabinetes do Judiciário. Quer desatar nós e evitar problemas com o governo na compra de 31,7% da BRF, um negócio de mais de R$ 7 bilhões.
Boa… Uma nova espécie de “sapinho-pingo-de-ouro” acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar. Até recentemente, eram conhecidas apenas cinco espécies do animal.
CLICK. O “sapinho-pingo-de-ouro” vive entre altitudes de 700 a 1000 metros acima do nível do mar. A espécie atinge menos de dois centímetros em idade adulta.
…notícia. O estudo que encontrou os sapinhos em São Paulo foi liderado por Thais Condez, pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais, com a coautoria do biólogo Leo Malagoli, da Fundação Florestal de São Paulo.
PRONTO,FALEI!
Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania
“Manifestação inexpressiva. Doze mil pessoas? Protestos que os jovens têm promovido (contra Bolsonaro” são bem mais significativos”, sobre a motociata.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply