Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Anvisa mantém teste suspenso da CoronaVac e avaliará dados de comitê externo. O presidente Jair Bolsonaro minimiza Covid e diz que Brasil ‘tem que deixar de ser país de maricas’. A ‘guerra da vacina’ e a queda de informações dos sistemas do Ministério da Saúde para a pandemia são o tema do episódio de ‘O Assunto’. Os EUA voltam a bater recordes: de casos e de internações. Com apagão, população do Amapá também sofre com disparada de preços. Plataforma detecta contas brasileiras que espalham mentiras sobre a eleição nos Estados Unidos. No Brasil, eleições da paz? Grupos de família têm menos brigas do que 2018, mas proibição de tema e fuga do WhatsApp estão em alta.
Vacina contra a Covid
No Brasil, os estudos da CoronaVac são realizados em conjunto pela Sinovac e o Instituto Butantan — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
A Anvisa informou que recebeu dados sobre os testes da CoronaVac enviados pelo comitê internacional independente de segurança da pesquisa. “O documento encontra-se neste momento sob análise do grupo interno da Anvisa”, disse a agência em nota. Não há previsão de nova decisão sobre o andamento dos testes.
Nesta terça, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou que a Anvisa preste esclarecimentos, em até 48 horas, sobre os critérios usados nos estudos e testes sobre a vacina.
Lembre o caso: no Brasil, os estudos da vacina – uma das candidatas a imunizante contra a Covid-19 – foram suspensos temporariamente na segunda-feira (9) devido a um “evento adverso grave”. A CoronaVac é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. O governo de São Paulo acordou a compra de 46 milhões de doses e a produção do imunizante pelo Instituto Butantan, que também coordena os testes no Brasil.
Pandemia no Brasil
Brasil registra 204 mortes por Covid nas últimas 24 horas, mas sem dados de SP, RJ e MG
A cidade de São Paulo já registrou 899 mortes por coronavírus até a noite de segunda (9), cinco dias depois do apagão de dados registrado no sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, que registra problemas desde quinta-feira (5). Pelo menos 14 estados tiveram problemas nos últimos dias para acessar o sistema, inclusive São Paulo.
Nesta terça, o país contabiliza 162.842 óbitos registrados e 5.701.283 diagnósticos de Covid-19, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Mas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais relataram problema de acesso ao sistema do Ministério da Saúde e não divulgaram dados.
Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a pandemia e afirmou que o Brasil tem que “deixar de ser um país de maricas” e enfrentar a Covid-19 de “peito aberto”.
“Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas. Olha que prato cheio para a imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar. Que geração é essa nossa?”
O Assunto
O apagão de informações oficiais confiáveis sobre a pandemia no Brasil é o tema da conversa do episódio desta quarta — como a politização do debate ameaça lançar descredito sobre a vacina e qual é o impacto da contagem embaralhada de casos e de mortes para o planejamento de ações de combate ao vírus.
EUA e os recordes na pandemia
Os Estados Unidos superaram seu recorde de novos casos diários de Covid-19, com mais 201.961 pessoas doentes, e também aumentou o número de hospitalizações de contaminados, com 61.694 internações. O país é o mais afetado pela pandemia, com mais de 10 milhões de casos e cerca de 240 mil mortos.
As hospitalizações estão sobrecarregando os hospitais e instalações médicas.
O recorde anterior de internações foi registrado em 15 de abril: 59.670 hospitalizações. Os principais estados atingidos neste momento da pandemia são Texas, Illinois, Dakota do Sul, Ohio e Utah.
Apagão no Amapá
Crise no Amapá — Foto: Reprodução/TV Globo
A multinacional Isolux, que fornece energia ao Amapá, tem que cumprir até quinta-feira (12) a decisão da Justiça Federal de viabilizar a “completa solução” do apagão que o estado enfrenta há uma semana. A decisão é de sábado (7), mas os citados só foram notificados na segunda-feira (9), por isso o prazo de 3 dias para cumprir a medida só passa a valer a partir da intimação. Se não restabelecer 100% da energia no prazo, a empresa terá que pagar R$ 15 milhões de multa.
Transição na Casa Branca
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, discursa nesta terça-feira (10) em Wilmington — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Quase 80% dos norte-americanos, incluindo mais da metade dos republicanos, reconhecem o presidente eleito Joe Biden como o vencedor das eleições de 3 de novembro nos Estados Unidos, após a maior parte dos veículos de imprensa reconhecer o democrata como vencedor.
Nesta terça, Biden afirmou que a equipe já começou a transição para que ele tome posse em 20 de janeiro. ‘Nada vai interromper isso’, disse.
Já o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, não reconheceu a vitória do democrata e declarou que o 2º mandato do presidente Trump virá depois de uma ‘transição tranquila’.
- ‘Quando acaba saliva, tem que ter pólvora’, diz Bolsonaro sobre Biden
- Biden pode pressionar Brasil a adotar políticas mais firmes para proteger a Amazônia, dizem especialistas
Combate à desinformação
Christopher Bouzy, fundador da plataforma Bot Sentinel, que monitora atividade de robôs no Twitter, alertou que há mais de mil contas brasileiras tentando espalhar desinformação sobre a eleição americana na rede social. Entre os exemplos que apresentou estão contas que repetidamente publicam a hashtag #BidenWasNotElected (“Biden não foi eleito”), mensagem que tenta corroborar as alegações sem provas de Donald Trump sobre um suposto “roubo” na disputa presidencial para beneficiar o democrata Joe Biden. O criador de sistema considera ‘bizarro’ que as contas não tentem disfarçar sua origem, deixando claro que são brasileiras.
📌Eleições 2020
Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestaram surpresa e estranhamento com as “lives” do presidente Jair Bolsonaro de dentro da residência oficial do Palácio da Alvorada nas quais pede votos para candidatos aliados nesta reta final das eleições municipais. Entenda no blog do Gerson Camarotti.
A família e as eleições
Eleições da paz? Após uma eleição marcada por muitos atritos em grupos de amigos e familiares em 2018, uma nova ida às urnas se aproxima. Mas, aparentemente, as eleições municipais chegaram a contexto mais amistoso – ao menos nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, o número de citações a “briga no grupo da família” está bem menor que em 2018. Veja os gráficos.
- JOGO ELEITORAL: descubra qual candidato tem mais a ver com você
- Confira as últimas pesquisas de intenção de voto para prefeito
- Lista: quem são os candidatos a prefeito nas 26 capitais
- Quem eu escolho? Ferramenta reúne todos os candidatos a vereador nas 26 capitais
- Da boca do candidato: o que andam dizendo os candidatos a prefeito de 54 cidades
Morte de ciclista em SP
EXCLUSIVO: suspeito aparece em elevador pouco após atropelar ciclista, diz polícia
A câmera de segurança de um elevador mostra o motorista José Maria da Costa Júnior, suspeito de dirigir o carro que atropelou e matou a ciclista Marina Kohler Harkot, de 28 anos, sorrindo e conversando com uma moça momentos depois do acidente na Zona Oeste da cidade. Segundo a polícia, as cenas foram registradas à 0h17 de domingo (8), pouco tempo após o atropelamento.
José Maria da Costa Júnior se apresentou à polícia nesta terça-feira (10) e foi indiciado por homicídio culposo e pela fuga do local do acidente, mas foi liberado por não ter tido a prisão decretada pela Justiça.
Prêmio Multishow
Paulo Gustavo, Iza e Tatá Werneck vão apresentar o Prêmio Multishow 2020 nesta quarta (11) — Foto: Divulgação
Hoje, às 22h30, tem o Prêmio Multishow 2020 com apresentação de Paulo Gustavo, Tatá Werneck e Iza. Por conta da pandemia, o formato do prêmio não vai ser igual aos anos anteriores. Apenas os apresentadores estarão juntos no Rio e as performances vão acontecer em lugares diferentes do Brasil. Confira a lista de indicados.
Dica cultural 🍿
‘Verão de 85’, ‘As mil e uma’, ‘I carry you with me’ e ‘Vento seco’ estão na programação do Festival Mix Brasil de 2020 — Foto: Divulgação
Começa o Festival Mix Brasil, mostra cultural que celebra a diversidade sexual. Com acesso gratuito, a programação tem 101 filmes de 24 países e shows com Linn da Quebrada e Jaloo. Entre os longas, estão obras selecionadas em festivais internacionais e novos filmes de grandes diretores. A maior parte da programação está disponível on-line, mas alguns filmes e shows terão sessões presenciais; veja.
Tecnologia
A China colocou em órbita o primeiro satélite com tecnologia 6G do mundo. O equipamento foi transportado com a ajuda de um foguete descartável feito inteiramente pelo país asiático. Segundo a emissora estatal de notícias CGTN, essa nova tecnologia de transmissão de dados é 100 vezes mais rápida que a atual 5G, e deve operar no rastreio e prevenção de desastres ambientais.
- Brasil apoia proposta dos EUA que limita participação da China no 5G, diz Itamaraty
- Na guerra comercial da tecnologia 5G com chineses, EUA prometem investir US$ 1 bi no Brasil
- Entenda o que é o 5G
Previsão do tempo
Veja os destaques da previsão do tempo
Futebol
Campeonato Brasileiro
18h45: Bahia x Fortaleza
Copa do Brasil
16h30: Palmeiras x Ceará
19h: Cuiabá x Grêmio
21h30: Flamengo x São Paulo
21h30: Internacional x América-MG
Leave a Reply