Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio.
A Anvisa pausa testes da CoronaVac no Brasil após ‘evento adverso grave’. O diretor do Instituto Butantan estranha decisão: ‘É um óbito não relacionado à vacina’. O Congresso do Peru aprova impeachment e destitui presidente Martín Vizcarra, que já deixou a sede do governo. Nos Estados Unidos, a campanha de Donald Trump tenta impedir na Justiça que a Pensilvânia dê a vitória a Joe Biden. Uma semana depois, moradores de Macapá ainda sofrem com falta de luz. ‘O Assunto’ debate a inflação no país. Tem alerta de temporais pelo país. E Rogério Ceni será o novo treinador do Flamengo.
Vacina da Sinovac
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina CoronaVac contra a Covid-19. A interrupção foi determinada por causa de um “evento adverso grave”.
Vale lembrar que o imunizante é desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. O governo de São Paulo firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses e para a produção da vacina no Brasil por meio do Instituto Butantan.
Já o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que recebeu com estranheza a notícia de que a Anvisa suspendeu temporariamente os testes. Segundo Dimas Covas, trata-se de “um óbito não relacionado à vacina” e, portanto, “não existe nenhum momento [ou motivo] para interrupção do estudo clínico” no Brasil.
- Eficácia da vacina e mais 7 tópicos: entenda os conceitos em jogo nos testes e na imunização contra Covid
- Fase três de testes da vacina da Pfizer e da BioNTech sugere mais de 90% de eficácia
Dados Covid-19
Sem os dados de quatro estados (Amapá, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), o Brasil registra 162.638 mortes. Considerando apenas os estados com atualizações, quatro apresentam indicativo de alta de mortes: Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Veja os dados.
- Problema na rede do Ministério da Saúde impede atualização de números da Covid
- Governo de SP não atualiza dados de Covid-19 há 5 dias; secretaria culpa Ministério da Saúde por falha em sistema
📌Eleições 2020
Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeito:
- São Paulo: Covas 32%; Boulos 13%; Russomano, 12%; França, 10%
- Rio de Janeiro: Paes, 33%; Crivella, 15%; Martha, 14%; Benedita, 9%
- Belo Horizonte: Kalil tem 62%, e fica mais próximo da reeleição no 1º turno
- Recife: João Campos, 33%; Marília Arraes, 21%; Mendonça Filho, 17%
Em São Paulo, Covas domina todos os segmentos. Boulos avança entre os jovens, França cresce entre os mais velhos e os que ganham mais, e Russomanno perde terreno entre os que ganham menos. Veja o resultado da pesquisa por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça.
No Rio, Paes segue dominando a maior parte dos recortes; e Crivella tem a preferência dos evangélicos. Marta Rocha avança entre os jovens. Veja o resultado da pesquisa por segmentos.
Transição de governo
A equipe de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com uma ação judicial no tribunal federal da Pensilvânia em que pede que as autoridades eleitorais do estado sejam impedidas de confirmar a vitória de Joe Biden. A ação alega que o sistema de votação por correspondência do estado da Pensilvânia “faltou com todos os padrões de transparência”.
Nesta segunda, o presidente eleito Joe Biden afirmou que, embora só vá tomar posse em 20 de janeiro, sua equipe vai ‘começar fazendo todo o possível para controlar a Covid’. “Serei o presidente de todos os americanos, esta eleição acabou”, disse, ao pedir união para derrotar o coronavírus.
E mais: Biden pode pressionar Brasil a adotar políticas mais firmes para proteger a Amazônia. Entenda a opinião de especialistas.
- Museu de cera veste estátua de Trump com roupa de golfe após o resultado da eleição presidencial
- Cão de Joe Biden será o primeiro resgatado a viver na Casa Branca
Crise política
O Congresso do Peru aprovou a destituição do presidente Martín Vizcarra por “incapacidade moral”, ao final de seu segundo julgamento de impeachment em menos de dois meses. Ele foi denunciado por receber propinas quando era governador em 2014. Nesta terça, o chefe do Congresso, Manuel Merino, assumirá o governo até o fim do mandato atual, que termina em 28 de julho de 2021.
Após o resultado, Vizcarra fez um discurso de despedida ao lado de seus ministros e deixou a sede do governo.
Apagão no Amapá
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Rommel Araújo, afirmou que o estado tem condições de realizar o primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo (15) – mesmo em meio ao apagão que atinge a região há uma semana.
Na noite desta segunda, manifestantes, moradores dos bairros e condomínios da Zona Oeste de Macapá, bloquearam a Rodovia Duca Serra, que liga as duas maiores cidades do estado: a capital e Santana. Eles cobraram o cumprimento do rodízio de energia nas moradias da região.
O Assunto
O tema do episódio desta terça é um novo velho problema – a inflação. Renata Lo Prete conversa com o economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central.
Processos parados
Após ataque hacker ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou a criação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de um comitê cibernético para monitorar e discutir medidas que permitam a segurança dos sistemas eletrônicos dos tribunais. Desde o dia do ataque, o STJ estima que 12 mil processos deixaram ser julgados.
Estupro no Espírito Santo
A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu uma apuração preliminar para investigar se houve participação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, no suposto movimento para impedir que uma menina de 10 anos, vítima de estupro, tivesse acesso à interrupção da gravidez. No documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, diz que, se houver indícios, pedirá inquérito formal.
Lembre o caso: o estupro aconteceu no Espírito Santo e o aborto foi realizado, com aval da Justiça, em um hospital do Recife em agosto. O tio da menina, principal suspeito de ter cometido o crime, foi preso.
São Paulo
A Polícia Civil de São Paulo segue procurando o motorista que atropelou e matou a ciclista Marina Kohler Harkot, de 28 anos, na Zona Oeste da capital. Segundo os investigadores, o homem que consta como dono do veículo foi identificado, mas alegou que o carro foi vendido em 2017.
Lembre o caso: a jovem pedalava na Avenida Paulo VI, no início da madrugada do último domingo (8), quando foi atingida por um Tucson na cor prata. O motorista fugiu sem prestar socorro. A velocidade da via é de 50km/h e possui quatro faixas. A vítima estava na última, próxima ao parapeito. O atropelamento foi presenciado por uma policial militar de folga, que circulava pela região. Ela anotou a placa do veículo e acionou o socorro.
Futebol
Dança dos técnicos: Rogério Ceni é o novo treinador do Flamengo. Ele chega hoje ao Rio para assinar contrato e substituir Domènec Torrent, demitido. E, no Internacional, Eduardo Coudet deixa o time, e o clube encaminha a contratação de Abel Braga.
Previsão do tempo
Atenção para os temporais: eles podem ser fortes no extremo sul do Rio Grande do Sul, em todo o Acre e oeste do Amazonas, partes do Pará e do Maranhão, quase todo Mato Grosso do Sul, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. Veja a previsão no vídeo acima.
Leave a Reply